sábado, 19 de maio de 2012

Denúncia de violência a crianças no Ceará cresce 68%

O número de denúncias de abuso e exploração de crianças e adolescentes no Ceará no primeiro quadrimestre deste ano cresceu 68% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a organização não governamental Aquarela, que cuida de crianças vítimas desse tipo de crime. Entre janeiro e abril de 2012, foram 1.500 denúncias em todo o estado.

Segundo a ONG, somente em Fortaleza foram 229 casos de violência a crianças registradas neste ano. Desse total, 218 casos foram de abuso. As meninas são as vítimas mais frequentes, segundo a Aquarela. No Dia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente, celebrado nesta sexta-feira (18), a Aquarela realizou uma passeata de combate ao crime no Bairro Vicente Pinzon, uma das áreas mais vulneráveis de Fortaleza, de acordo com a prefeitura de Fortaleza.

A ONG alerta que pais, familiares e amigos façam denúncias por meio do telefone número 100. "Crianças muito quietas, muito tristes na escola, que não conseguem se relacionar com outras crianças ou choram facilmente... são sintomas realmente de uma situação abuso sexual", alerta Elisabeth Amaral, da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza.

Fonte: G1