domingo, 22 de abril de 2012

Policiais do Ronda realizam Visitas Comunitaria nos bairros de Quixadá


Policiais Militares lotados no XVIII Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá que fazem parte do Setor Administrativo, Ronda Escolar, PROERD e Policiais do Ronda que fazem parte do policiamento nas RDs 1242, 1243, 1244, foram às ruas do município para realizarem visitas comunitárias no intuito de melhor interagir, atuar e conhecer as questões e desafios da sociedade com vista uma melhor operacionalidade ostensiva e comunitária do Ronda do Quarteirão.

Os Policiais do Ronda compareceram às instituições, estabelecimentos comerciais e residências interagindo e conhecendo as reivindicações da população. De acordo com a CAP QOPM Antônio George Vidal, supervisor do Ronda de Quixadá, “nosso objetivo foi alcançado no seio da sociedade quixadaense. Percebemos o grau de confiabilidade que a população demonstra aos Policiais do Ronda. Esperamos corresponder à população com ações e projetos comunitários que possam garantir a integridade e a tranquilidade pública da sociedade”.

Entenda o que é o Ronda Comunitário:

O Ronda Comunitária tem como “objetivo prevenir a criminalidade e a violência, as ações comunitárias buscam: fortalecer os elos entra a policia e a sociedade; orientar os serviços policiais nos problemas da comunidade; criar referenciais de segurança para a sociedade; e propiciar relações de confiança entre a policia e a população” disse o Tenente Coronel QOPM John Roosevelt Rogerio de Alencar, Comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM).


O conceito de polícia comunitária:

“É uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.”



O perfil do policial comunitário:
“Os policiais comunitários não devem ser exceção dentro da organização policial, mas integrados e participantes de todos os processos desenvolvidos na Unidade. São parte sim de uma grande estratégia organizacional, sendo uma importante referência para todas as ações desenvolvidas pela polícia militar. O perfil desse profissional é também o de aproximação e paciência, com capacidade de ouvir, orientar e participar das decisões comunitárias, sem perder a qualidade de policial militar forjado para servir e proteger a sociedade.” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário