terça-feira, 25 de agosto de 2009

Número de homicídios entre negros no Brasil é duas vezes maior que entre brancos

A constatação é de um levantamento feito pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes a 2006 e 2007.

Nesses dois anos, 59.896 negros foram assassinados. Entre os brancos, o número foi de 29.892. A diferença entre o número de homicídios de negros e brancos é maior entre as crianças e jovens de 10 a 24 anos. Entre os maiores de 40 anos, o número de homicídios é quase o mesmo nos dois grupos.

Segundo o coordenador do laboratório, Marcelo Paixão, os números mostram que os negros estão sujeitos a uma exposição maior de risco que os brancos, em várias partes do país. "Isso é determinado por razões que são sociais, ou seja, pelo modo de inserção das pessoas no interior da sociedade, e que fazem com que elas tenham maiores probabilidades de virem a sofrer um atentado violento contra suas vidas ao longo de seu ciclo de vida", explicou.

Um dos fatores sociais que poderia explicar esse risco maior é o local de moradia, já que muitos negros moram em áreas mais violentas, como as favelas do Rio de Janeiro, de São Paulo ou de Pernambuco.

Além disso, de acordo com Paixão, há pesquisas que mostram que a letalidade policial - a morte provocada por policiais - é maior entre os negros do que entre os brancos. Um terceiro fator seria a baixa auto-estima da juventude negra que vive em áreas pobres e que não vê alternativas para a sua vida, e que, por isso, teria mais probabilidades de se envolver em situações de risco.

A maior desigualdade entre homicídios de brancos e negros é encontrada na região Nordeste. Enquanto a relação populacional da região é de 2,4 negros para cada branco, a relação de mortes é de 10 negros para cada branco.

Já a região Sul é a única do país onde essa tendência não é sentida, visto que a relação populacional e a relação de homicídios por cor é igual: 0,2 negro para cada branco.

INÁCIO ARRUDA VOTA A FAVOR DE SARNEY




“O Conselho de Ética do Senado arquivou nesta quarta-feira (19) todas as acusações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). As denúncias foram arquivados por 9 votos a favor e seis contrários à abertura de processo.
Seis foram as denúncias analisadas em bloco pelos membros do colegiado. Quatro foram apresentadas pelo líder tucano Arthur Virgílio (AM) e duas em conjunto por Virgílio e Cristovam Buarque (PDT-DF). As representações foram cinco: três protocoladas pelo PSDB e duas pelo PSOL.
O colegiado ainda avaliará uma acusação apresentada pelo PMDB contra o líder tucano Arthur Virgílio.
Seis foram as denúncias analisadas em bloco pelos membros do colegiado. Quatro foram apresentadas pelo líder tucano Arthur Virgílio (AM) e duas em conjunto por Virgílio e Cristovam Buarque (PDT-DF).
As denúncias têm um peso menor em relação às representações, apresentadas por partidos e que podem resultar em cassação. O caminho até a perda de mandato, no caso de uma denúncia, é mais longo.
Durante a sessão, foi lida no plenário do conselho uma carta do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, com a orientação para que todos os integrantes do partido votassem pelo arquivamento das representações, por achar que o conselho “não tem condições para encaminhar uma investigação isenta e equilibrada”.
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) criticou a carta do PT. “Essa nota é deplorável em todos os aspectos. Hoje o PT tem um discurso que se dissocia totalmente da prática. Deixou de ser um partido dialético para ser ‘duolético’. Perdeu sua identidade e muda de posição toda hora”.
A oposição recorreu de todos os arquivamentos de pedidos de investigação contra Sarney e passou a trabalhar em busca dos votos do PT, que seriam decisivos na tentativa de desarquivar as acusações.”
(Folha Online)

ILÁRIO MARQUES - O GRANDE DERROTADO NO PT



Segundo a coluna comunicado do jornal Diário do Nordeste, do dia 25, a eleição do Partido dos Trabalhadores na avaliação de alguns petistas teve dois lados.

No lado A alguns atores participaram ativamente para a vitória do consenso, dentre eles a principal foi a prefeita Luizianne Lins, pois manteve em torno de seu nome as principais lideranças do partido, e ainda o conduzirá nas eleições de 2.010.


Ao seu lado e principal articulador do nome da prefeita está o deputado federal José Nobre Guimarães, que conduziu o partido a uma unidade e a sair mais fortalecido em todo esse processo.


O lado B da hitória sobrou exclusivamente para o ex-futuro presidente Ilário Marques, e de forma dramática, pois, até já planejava manter o poder, e aconteceu justamente o contrário, ficou completamente isolado.


E o pior a corrente articulação, a qual pertence Ilário e o Ministro José Pimentel terminou rachada, pois até José Pimentel decidiu apoiar a prefeita Luizianne Lins.


Ilário ainda tentou "estribuchar" porém, sozinho, suas críticas não ecoaram dentro do partido, resta saber o destino que Ilário irá tomar de agora em diante, e nas eleições de 2.010, onde o cenário mostra-se sombrio até mesmo para a reeleição de sua esposa Rachel Marques.

Fonte: Monólitos