quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sem transportes: Estudantes da UFC e do IFCE estão sendo prejudicados

Aproximadamente 1.000 alunos que estudam no Campus avançado da Universidade Federal do Ceará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) na cidade de Quixadá, têm enfrentado nos dia a dia problemas relacionados ao transporte. 

Muitos alunos estão chegando atrasados e com isso perdem conteúdo acadêmicos, o motivo é que a Prefeitura de Quixadá tem atrasados os pagamentos dos donos dos veículos e assim eles reduzem a frota.

O acadêmico do curso de Sistema de Informação, Egberto Martins e uma turma de aproximadamente 60 alunos esperava ansiosamente um ônibus que já tinha ido deixar uma turma no campus. Segundo ele tem virado corriqueiro a superlotação e a demora.

A UFC recentemente deu inicio ao funcionamento do restaurante universitário, disponibilizando refeições durante o dia (almoço) e a noite (jantar), com intuito de apoiar a permanência do aluno do ambiente universitário, para diminuir o ócio e promover atividades que elevem a produção de pesquisa, ensino e extensão. E é fato que a falta de transporte para o Restaurante Universitário é uma problemática enorme para que a universidade consiga realizar essa permanência.

A direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lembra que a responsabilidade pelo transporte dos alunos para o campus é da Prefeitura Municipal de Quixadá, que apresentou ao MEC esse serviço como contrapartida complementar, assinando, inclusive, termo de responsabilidade, prevendo que a administração municipal forneceria o transporte escolar gratuito até que seja instalado em definitivo linha de ônibus ao campus.

Em nota a direção do IFCE destacou:

É também importante registrar o compromisso da direção do IFCE para com a qualidade, a regularidade e a segurança do transporte escolar. Vale ressaltar aqui as constantes cobranças da direção do IFCE e da UFC junto a Prefeitura de Quixadá. Essas cobranças resultaram, inclusive, em uma audiência pública no campus de Quixadá este ano, que convocou todas as prefeituras do Sertão Central para discutir uma solução conjunta para o transporte escolar, na qual somente a prefeitura de Quixadá enviou representantes.

Nesse processo, é necessário lembrar que o transporte escolar é uma bandeira que suscita para a cidade o debate de um tema maior, que é o estabelecimento de linhas de ônibus, o que só viria ajudar a desenvolver o município.

Enquanto isso, a direção geral do campus de Quixadá, na figura do Professor Aristides de Souza Neto, continuará mantendo uma postura de cobrança em relação à prefeitura de Quixadá quanto ao fornecimento do transporte escolar gratuito e de qualidade aos estudantes.


Fonte: Revista Central

Ronda lança em Ibicuitinga o programa "Ibicuitinga te quero sem drogas".


Aproveitando os 24 anos de emancipação politica do município de Ibicuitinga, Educadores Sociais do PROERD, pertencentes ao XVIII Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá (Ronda do Quarteirão), participaram do lançamento do programa "Ibicuitinga te quero sem drogas". O supervisor do Ronda de Quixadá, capitão PM Antônio George Vidal, resolveu apoiar a iniciativa como estratégia de redução dos índices de consumo de droga.

A iniciativa faz parte de ações implantadas pelo Ronda do Quarteirão de Quixadá, que já lançou o programa nos municípios de Quixadá e Quixeramobim. Agora o programa “Ibicuitinga te quero sem drogas”. No município de Ibicuitinga atualmente 250 crianças participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), onde são orientadas no combate as drogas e a violência.

Os Educadores Sociais do PROERD, CB PM Cila Rodrigues de Oliveira e SD PM João Alves Campos, participaram juntamente com os alunos da Escola de Ensino Fundamental Enéias Ferreira, de blitz educativa e distribuição de panfletos e adesivos para a população de Ibicuitinga.

Os alunos do PROERD adesivaram veículos com a logomarca do programa “Ibicuitinga te quero sem drogas” e entregaram a população panfletos acerca de orientações acerca dos malefícios das drogas.

Esta ação foi realizada juntamente com o apoio e o patrocínio da Prefeitura municipal de Ibicuitinga e Secretaria de Educação, através do Secretario de Educação Dr. Davis Yuri Vasconcelos Esteves que não mediu esforços na realização do programa.

Para o Capitão Vidal, “a prevenção às drogas é responsabilidade de toda a comunidade. Os pais, direção das escolas, gestores públicos, todos têm essa obrigação de conscientizar seus filhos acerca dos malefícios das drogas”.

O Secretario de Educação Dr. Davis Yuri Vasconcelos Esteves, disse que “o município de Ibicuitinga já deu importante passo na prevenção as drogas quando implantou nas instituições educacionais do município o PROERD. Mas achamos que podemos e vamos viabilizar mais ações voltadas para a prevenção às drogas e o programa “Ibicuitinga te quero sem drogas”, é uma iniciativa que veio contribuir nesta identificação de prevenção às drogas para a população”.

Por esses motivos as equipes do Ronda do Quarteirão e PROERD, passaram a distribuir os panfletos alertando contra as drogas e orientar os filhos para não aceitarem chicletes, chocolates, sorvetes, pipocas e refrigerantes de estranhos; esclarecer sobre os malefícios e consequências provocadas pelo consumo de drogas são algumas dicas dirigidas aos pais.





Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
Cilasoliv1@hotmail.com

Força-tarefa combate liminares que beneficiam gestores com contas desaprovadas


Procurador Márcio Torres ressalta importância de condenação para assegurar aplicação da Ficha Limpa.


Uma força-tarefa organizada pela Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará quer combater a expedição de liminares judiciais que suspendem os efeitos das condenações de gestores que tiveram contas desaprovadas.

Uma reunião realizada nesta quarta-feira (9) define os rumos da força-tarefa, reunindo representantes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União e Advocacia Geral da União.

O encontro deve reunir também procuradores do Estado do Ceará que atuam na área da Fazenda Pública, promotores da Fazenda Pública e o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), do Ministério Público do Estado do Ceará, Raimundo Filho.

De acordo com o procurador regional eleitoral, Márcio Torres, a manutenção dos efeitos desse tipo de condenação é essencial para assegurar a aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Gestores que têm contas desaprovadas por irregularidades insanáveis e que constituam ato doloso de improbidade administrativa ficam inelegíveis por oito anos, a partir da decisão.

Torres lembra que, antes das eleições municipais de 2008 e eleições gerais de 2010, muitos gestores condenados por tribunais de contas conseguiram obter liminares que asseguraram a participação deles no pleito.

"Nós precisamos ter um instrumento para cassar as liminares semelhantes que venham a ser concedidas", ressalta o procurador.

A reunião será realizada às 14h na sede do Ministério Público Federal no Ceará, órgão ao qual está vinculada a Procuradoria Regional Eleitoral.

Fonte: Ceara agora

presos após assaltar prédio e fazer reféns no CE




Ladrões foram supreendidos por cerco policial ao tentar fugirem do condomínio (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Três homens foram presos após invadir um condomínio na manhã desta quarta-feira (9) no Bairro Meireles, em Fortaleza. De acordo com o programa de policiamento Ronda do Quarteirão, após ter amarrado o porteiro e zelador do prédio, os suspeitos amardos assaltaram alguns apartamentos e tentaram fugir com os objetos roubados usando carros dos próprios moradores.
Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos foram impedidos de fugir por soldados do Ronda do Quarteirão, que efetuaram o cerco com três carros. A Rua Canuto de Aguiar, onde fica o condomínio assaltado foi bloqueada durante a ação da polícia.

Após o cerco, equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e Comando Tático Motorizado (Cotam) invadiram o estacionamento e renderam os assaltantes, que foram presos em flagrante. Os suspeitos e as armas apreendidas foram levados pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar para o 2º Distrito Policial, no Bairro Aldeota.

Fonte: G1