segunda-feira, 14 de maio de 2012

Produtores do Sertão Central e Centro-Sul receberão kits de ordenha

A equipe do Núcleo de Bovinocultura da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entrega até o próximo dia 18 de maio (sexta-feira) aproximadamente 500 kits de higienização de ordenha de bovinos para associações de produtores rurais em sete municípios das Regiões do Sertão Central e Centro-Sul do Ceará.


Os equipamentos serão entregues nos municípios de Quixeramobim, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Milhã, Acopiara, Quixelô e Jucás. Além dos kits de higienização os produtores também receberão treinamento em qualidade do leite.

“Atualmente nós estamos dando suporte aos produtores, pois hoje, já são muitas as indústrias pagam um valor mais alto, caso os fornecedores obedeçam aos critérios de qualidade. O treinamento vai agregar valor à produção”, afirmou Eduardo Barroso, supervisor do Núcleo de Bovinocultura da SDA.

Recentemente, 40 produtores do município de Quixeramobim já receberam os kits, e apesar do quadro de estiagem, eles estão conseguindo manter a produção de leite, fornecendo para a indústria e o comércio do município e imediações.

O secretário Nelson Martins destacou que os a distribuição de equipamentos para os pequenos pecuaristas está lhes oferecendo a oportunidade de ampliar os seus negócios.

“Um tanque de resfriamento para um pequeno produtor ajuda a equilibrar o preço do leite em uma região. Eles têm condições de fornecer um produto de qualidade para a indústria e também para o PAA leite”, afirmou.


Fonte: Ceara Agora

Mulher mata marido para evitar agressão no Ceará, diz polícia


Uma moradora do Bairro Alto da Vassoura, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, foi detida nesta segunda-feira (14) suspeita de matar o marido, segundo informações da Polícia Civil. De acordo com o delegado Francisco William Cordeiro, inicialmente a mulher negou ter cometido o crime. Mas, depois, admitiu ter matado o marido para impedir que ele a agredisse.
Segundo delegado, ao chegar na casa onde ocorreu o homicídio na manhã desta segunda-feira, a polícia constatou que o corpo havia sido movido. “O local parecia ter sido mexido. Alguém tentou mudar”, disse Cordeiro. Na primeira versão dada a polícia, a mulher da vítima havia falado em duas pessoas que invadiram a casa em uma moto e executado o marido.

“Mas essa versão não condizia com o ambiente. E também os vizinhos não ouviram nada, nem barulho de moto, nem briga”, contou o delegado. A suspeita foi levada até a delegacia para prestar o depoimento onde, segundo Cordeiro, apontou um dependente químico como autor do crime e se contradisse várias vezes.
“Até que ela confessou que tinha matado. Que sofria com agressões sempre que ele bebia, fato confirmado pela família. E quando ele tentou agredi-la de novo ela o esfaqueou”, disse. A mulher mostrou à polícia o local onde escondeu a faca do crime. O caso está sendo investigado pela Delegacia Metropolitana de Maranguape.

Fonte: G1