terça-feira, 17 de abril de 2012

[Reajuste] Conta de luz do cearense ficará, em média, 7,61% mais barata


A partir do próximo dia 22 de abril, a conta de luz do cearense ficará, em média, 7,61% mais barata. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (17) o reajuste tarifário da Companhia Energética do Ceará (Coelce), que ficou bem aquém do pleito de 8,93% solicitado pela Companhia. 

Com a incidência do índice de revisão tarifária, negativo em 12,20%, e o reajuste anual da empresa de energia, o valor a ser pago para 2,8 milhões de unidades consumidores em 184 municípios ficou menor. 

O processo de Revisão Tarifária Periódica tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato com a concessionária (geralmente de quatro anos), o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. 

O indicador de revisão, que era de -10,89% passou a -12,20% em razão de a Aneel ter levado em consideração, no cálculo, a suspensão de liminar que impedia a agência de considerar na definição do Custo de Capital Regulatório (WACC) o benefício fiscal obtido pelas distribuidoras que atuam nas áreas da Sudam e Sudene. 

Redução

No caso dos clientes residenciais, a média de diminuição poderá chegar a 8,20%. Já os industriais pagarão cerca de 6,36% a menos a partir do próximo domingo (22). 

Fonte: Diario do Nordeste

[Assaltos] Dez cidades do Ceará tiveram bancos assaltados em 2012, diz sindicato


Dez cidades do Ceará tiveram bancos assaltados em 2012. Em Fortaleza foram três assaltos. (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução) 
Dez cidades do Ceará tiveram bancos assaltados em 2012. Em Fortaleza foram três assaltos. (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Dez cidades do Ceará registraram assaltos a banco neste ano, de acordo com o Sindicato dos Bancários do estado Em Fortaleza, foram três assaltos. Segundo o sindicato, o número de assaltso nos quatro primeiros meses do ano é quatro vezes maior que no mesmo período do ano passado.

O último caso ocorreu na segunda-feira (16), em Monsenhor Tabosa, interior do Ceará. Policiais militares estão em busca de cinco suspeitos de terem realizado a ação. O gerente do banco foi levado como refém e liberado no mesmo dia, sem ferimentos. O banco ainda não divulgou o valor roubado.

Em quatro ações foram usados explosivos. Em Petencoste, a ação mais violenta, segundo o Sindicato dos Bancários, a explosão destruiu toda agência bancária. Em 27 de fevereiro, um policial militar foi morto em Catarina durante assalto a banco.

Mineirolândia, Novo Oriente, Banabuiú, Madalena, Itatira, Irauçuba e Petencoste também tiveram bancos assaltados. Nessas cidades, ninguém foi preso ou ficou ferido.

O comando da Polícia Militar do Cearádiz que vai prender as quadrilhas responsáveis pelos assaltos. A polícia diz também ser contra a retirada de portas de segurança, o que facilita a ação de assaltantes.

Fonte: G1

[Regional] Ministério Público poderá interditar Delegacia Regional de Iguatu

 
No final da tarde desta segunda-feira, 16, a Delegacia Regional de Iguatu recebeu a visita de representantes do Ministério Público que ficaram impressionados com o total abandono que se encontrava a unidade de segurança.
Celas sem as mínimas condições de receber um preso, estacionamento repleto de veículos abandonados,  pátio interno da unidade tomado por motos apreendidas, além do sistema de esgoto estourado nas proximidades do refeitório e alojamento dos militares. O setor administrativo da Delegacia também deixou perplexos os magistrados que observaram a falta total de estrutura para arquivar e atender a população.

Os promotores se pronunciaram para o portal Iguatu.net através do Juiz da 1ª Vara de Iguatu, Aureliano Rebouça Júnior, que destacou a falta de condições de trabalho dos militares e de atendimento ao público, “ recebi uma denúncia de que fugas de menores estavam acontecendo no local e decidi ao lado de vários amigos promotores visitar o local e ficamos surpresos com tudo que vimos, uma situação inaceitável para uma Delegacia Regional da Polícia Civil de uma cidade como Iguatu, e registramos com várias fotos para apresentar em um relatório a real situação da unidade” disse o Promotor.

Para o promotor uma interdição do local poderá ser indicado nos próximos dias, “ não posso adiantar nada neste momento, mas na próxima quinta-feira, 19, iremos nos reunir com os amigos promotores e apresentar uma determinação e dentre as opções está sim a possibilidade de uma interdição do local”.

Fonte: Iguatu Net

[Policia] Menor dispara 4 tiros contra servente em Quixadá


O municipio de Quixadá tem sido palco de ocorrências envolvendo menores. A população estar preocupada com tamanha ousadia cada vez crescente no municipio.

Nesta segunda (16), um menor de 15 anos, estar sendo acusado de tentativa de assassinato. Segundo informações da Policia Militar o menor já se envolveu em varios delitos, é acusado de roubo e furtos  e envolveu-se numa ocorrência onde quebrou o para-brisa da RD 1243 do Ronda do Quarteirão.

O menor, de iniciais F.I.O.V, no bairro Campo Velho, de posse de um revolver calibre 38, efetuou quatro disparos contra Francisco Geovanne Ferreira de Sousa,22 anos, servente, natural de Quixadá, sendo lesionado do lado  direito do abdômen. A vitima foi conduzido para o Hospital Eudasio Barroso, mas devido a gravidade dos ferimentos foi transferido para a Maternidade Jesus, Maria e José em estado grave. Após os disparos o menor evadiu-se a pé, tomando rumo ignorado.

Segundo informações da Policia Militar, o menor tinha uma rixa antiga com a vitima. A policia estar diligenciando no intuito de apreender o menor.



[Policia] Polícia estoura cativeiro de empresária de Fortaleza


A Polícia descobriu o cativeiro de uma empresária que era feita refém há duas semanas na madrugada desta terça-feira, 17. Quatro homens foram presos. Entre os presos está Paulo Barreto de Freitas, conhecido como “Chico Peba”.

Ele é apontado pela Polícia como responsável por participação em outros crimes de sequestro e assaltos a banco. A quadrilha e a vítima foram encontradas em um cativeiro no distrito de Cristais, nas proximidades da BR-116.

A operação foi desencadeada pela Coordenadoria de Operações Policiais e Divisão Anti-Sequestro. A mulher está sendo conduzida para Fortaleza, juntamente com os quatro acusados. 

 Redação O POVO Online

[Policia] Grupo preso com droga paraguaia

Clique para Ampliar


 Após um mês de investigações, policiais civis lotados na Delegacia de Narcóticos (Denarc), e agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), desarticularam uma quadrilha de traficantes de maconha paraguaia.

Em poder do grupo, foram encontrados 260 quilos da droga importada e 500 gramas de cocaína, uma prensa, balança de precisão, material para preparar crack, uma pistola 380 e uma espingarda calibre 12. A arma longa, de fabricação caseira, era munida de um tambor semelhante ao de um revólver. Os policiais também apreenderam três carros e uma motocicleta.

Abastecia

O titular da Denarc, Pedro Viana Júnior, informou que há mais de um mês os inspetores daquela Especializada investigavam as ações de Antônio Lucivando Nunes da Silva, mais conhecido por ´Lu´, responsável por abastecer de drogas o bairro do Pirambu, na Capital cearense e várias comunidades em Caucaia.

No começo da noite de anteontem, ´Lu´ seguiu até a Prainha, em Aquiraz. Lá, ele encontrou Igor Maciel Holanda, Francisco Leonardo Lopes, conhecido pelos apelidos de ´Léo´ e ´Bolha´; e Francisco Jeferson de Paula, considerado um dos maiores distribuidores de drogas da comunidade Por do Sol, na Grande Messejana.

No local, a maconha e a pequena quantidade de cocaína, acondicionadas em caixas de papelão, foram colocadas na Pajero de HYY-5551, conduzida por ´Lu´. Os outros acusados estavam no Honda Civic HYP-1098, na Fiorino HUW-2421 e em uma motocicleta. Todos foram abordados e presos na BR-116.

Para prender os quatro traficantes, as equipes da Denarc e da Coin contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Comando Tático Motorizado (Cotam).

Fonte: Diario do Nordeste

[Regional] Violência cresce e deixa Cariri sob o domínio do medo

O terror tomou conta do Cariri nos últimos dias. Os recentes crimes ocorridos na região, embora isolados e com explicações ainda desconhecidas, possuem uma perigosa linha de ligação: o medo. Os moradores se veem reféns da sensação de insegurança, própria de capitais e agora presente no interior cearense.

O assassinato do empresário José Ariosvaldo Sampaio, 32, irmão do prefeito de Nova Olinda, e a tentativa de homicídio a bala contra o atual prefeito de Milagres, Hellosman Sampaio, sujaram o noticiário de sangue, mas não foram os únicos registrados recentemente. Os crimes de execução ou acerto de contas relembram as pistolagens do antigo sertão nordestino, quando dívidas,vingança ou honra de famílias valiam vidas.


Além dos assassinatos, o tráfico de drogas segue desenfreado em pequenas cidades e o jogo do bicho, embora um imã para outras infrações, não é combatido com intensidade, apenas superficialmente.

Os números dizem ainda mais. Nos três primeiros meses de 2012, 1.706 delitos foram contabilizados pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro, responsável também por Barbalha, Jardim, Granjeiro e Caririaçu. 

Em Janeiro, fevereiro e março deste ano, foram 59 homicídios, 105 lesões corporais no trânsito, 105 lesões por faca branca ou de fogo. No mesmo período de 2011 a situação havia sido pior ainda: total de 2.306 crimes. A redução não foi suficiente para tranquilizar a população, especialmente pela projeção de algumas ocorrências.


Fonte: Ceara Agora

[Apreensão] Comissão de Segurança destrói 3.963 armas apreendidas no Ceará

Foram destruídas 3.963 armas de fogos e armas brancas nesta segunda-feira (Foto: TJ/Divulgação)
No Ceará, foram apreendidas neste ano 5.872 armas, segundo comissão.

Armas são destruídas para evitar que sejam roubadas e usadas em crimes.

Quase quatro mil armas apreendidas no Ceará foram destruídas nesta segunda-feira (16). A ação de destruição de armas foi realizada pela Comissão de Segurança Permanente do Poder Judiciário e Exército Brasileiro e tem objetivo de evitar que armas apreendidas sejam roubadas e voltem aos criminosos.

De acordo com o major Augusto Nirlando, assistente militar do Tribunal de Justiça do Ceará, foram destruídas neste ano, no estado, 5.872 armas, entre revólveres, pistolas, carabinas, espingardas, fuzis, rifles e submetralhadoras, além de armas brancas, como facas. Em 2011, foram recolhidas e destruídas 14.525 armas, sendo 10.507 no interior e 4.018 na Grande Fortaleza.

Ainda de acordo com o major Augusto Nirlando, o recolhimento das armas no interior do estado é realizado semanalmente por equipes de policiais militares e armanezadas no quartel do Exército em Fortaleza.

Fonte: G1

[Assalto] Grupo armado faz refém e assalta banco no interior do Ceará

Grupo fez assalto por volta de 13h30 e fez o gerente refém (Foto: João Paulo Costa/Iguatu.net)
Grupo fez gerente de banco como refém; ele foi liberado sem ferimento.
Suspeitos levaram dinheiro de cofre de banco que iria a um carro forte.


Um grupo assaltou o Banco do Brasil na cidade de Monsehor Tabosa, na Região dos Inhamuns do Ceará, na tarde desta segunda-feira (16), segundo o coronel da Polícia Militar Gomes Filho, do Comando de Policiamento do Interior (CPI). De acordo com o coronel, um grupo fez reféns, roubou armas e coletes de seguranças e uma quantia ainda desconhecida do cofre do banco.
"O cofre do banco estava aberto. Eles estavam separando um dinheiro que seria levado ao carro forte. Eles foram diretamente ao cofre e roubaram uma quantia", diz Gomes Filhos. Ainda segundo o CPI, um dos suspeitos atirou acidentalmente no próprio pé durante a ação. Ninguém mais ficou ferido.
O gerente do banco foi feito refém e levado em um carro pelos suspeitos até a zona rural da cidade. Ele foi liberado pelos homens sem ferimentos.
De acordo com o coronel Gomes Filho, quatro equipes fazem buscas pelo grupo por estradas e com o uso de um helicóptero. Gomes Filho diz também que a Polícia Militar suspeita de que o grupo seja natural de Boa Viagem, no Sertão Central do Ceará. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará, este é o 15º assalto a banco em 2012.

Fonte: G1