quinta-feira, 19 de julho de 2012

Quatro pessoas são atingidas por balas perdidas em tiroteio no Ceará


Uma criança de um ano de idade e três adolescente, um de 14, outro de 16 e outro de 19 anos foram baleados no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, na tarde desta quinta-feira (19). De acordo com a Polícia Civil, os quatro foram atingidos por balas perdidas durante uma briga de duas gangues, que disputam território de tráfico de droga no bairro. Ainda segundo a Polícia Civil, um homem suspeito de ser membro de uma das gangues foi baleado durante o tiroteio e morreu no local.
O adolescente de 14 anos, segundo o IJF, foi atingido por dois tiros e apresenta estado de saúde estável. O jovem está na sala de pequenas cirurgias do Hospital Instituto Doutor José Frota.A criança foi levada ao Hospital Doutor Evandro Ayres Moura e em seguida transferida ao Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza. De acordo com o hospital, a criança de um ano levou dois tiros na cabeça e está em estado gravíssimo. Segundo o IJF, ela passou pela sala de reanimação, fez uma bateria de exames e foi encaminhada ao centro cirúrgico do hospital.
Segundo a Polícia Civil, duas pessoas foram presas com dois revólveres e uma pistola e foram levados ao 17º Distrito Policial. A polícia diz que investiga os demais participantes do tiroteio e vai ouvir testemunhas para tentar identificá-los.
A polícia afirma que o tiroteio ocorreu quando nove homens tentavam matar um adolescente de 16 anos, suspeito de tráfico de droga. O adolescente foi assassinado com cinco tiros nas costas, de acordo com a polícia.

Acompanhante de paciente morre em acidente com ambulância, no CE

O acompanhante de um paciente em uma ambulância morreu após o veículo atropelar um animal na noite de quarta-feira (18), em Morada Nova, a 163 km de Fortaleza, segundo a Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE). De acordo com a PRE-CE, o acidente ocorreu no quilômetro 149 da CE-371. O homem, que estava na parte de trás da ambulância sem cinto de segurança, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O paciente e o condutor ficaram feridos.

Ao todo a PRE-CE registrou 10 acidentes entre às 6h de quarta-feira (18) e às 6h desta quinta-feira (19). Três pessoas ficaram feridas. Já a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), contabilizou cinco ocorrência, onde duas pessoas ficaram feridas. Apesar do acidente envolvendo a ambulância, o plantão foi considerado tranquilo pela PRF-CE e PRE-CE.

Jovem é preso com arma de fogo em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará


O programa de policiamento Ronda do Quarteirão, da Polícia Militar (PM), prendeu na na manhã desta quinta-feira (19) um jovem de 19 anos com um revólver calibre 38 carregado com cinco balas no Bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte. Segundo a PM, esta é a oitava arma apreendida na localidade neste mês de julho.

De acordo com a PM, o jovem já responde a outros processos também por porte ilegal de armas. Ele foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte.

Quatro acusados de assassinar agente penitenciário em 2007 são condenados

Quatro dos seis acusados de assassinar o agente penitenciário Francisco Kléber Nobre da Silva foram condenados na noite desta quarta-feira (18). O julgamento ocorreu durante todo o dia, na 5ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. A defesa afirma que vai recorrer da decisão.

Dos seis que estiveram no banco dos réus, Francisco Rafael do Nascimento e Jean Maia da Costa terão de cumprir pena de 20 anos e quatro meses de prisão. Já Jean Carlos Moura dos Santos e Carlos Alexandre do Nascimento foram condenados a 19 anos e quatro meses de reclusão.

Os quatro foram culpados pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, vingança, meio cruel e uso de recurso que tornou impossível a defesa da vítima) e por formação de quadrilha. Dos outros dois, um foi absolvido de todas as acusações e outro, condenado apenas por formação de quadrilha.

“Consórcio da morte”

De acordo com o Ministério Público do Ceará (MP/CE), o crime ocorreu no dia 11 de novembro de 2007. O agente retornava para casa, por volta das 17h daquele dia, quando foi surpreendido por dois homens em um veículo e atingido com vários tiros de pistola 9mm, morrendo no local.

Os seis réus eram acusados de participar do “consórcio da morte”, grupo articulado dentro do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza – onde Kléber trabalhava –, para assassinar agentes penitenciários.

Julgamentos posteriores

O detento Alexandre de Sousa Ribeiro, mais conhecido como “Alex Gardenal”, é acusado de ser um dos mandantes do crime e será submetido a júri popular em data a ser designada pela 5ª Vara. Ele está preso na Penitenciária Federal de Porto Velho, no Estado de Rondônia.

Alcida Maria Linda da Mota, acusada de levantar informações sobre endereços e horários de trabalho dos agentes, recorreu da sentença e aguarda recurso em liberdade. Já Francisco Neilson Xavier da Silva, que, conforme a denúncia, teria contratado os pistoleiros, morreu durante o processo.