segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mulher do CE esconde gravidez e guarda feto embaixo da cama, diz PM




Mulher abortou bebê de quase oito meses durante madrugada.
Polícia investiga o que motivou o aborto.

A Polícia Militar (PM) encontrou um feto de quase oito meses guardado em uma caixa embaixo da cama de um casal na manhã desta segunda-feira (23), na cidade de Brejo Santo, a 502 km de Fortaleza. Segundo informações da PM, a mulher escondia a gravidez do marido e abortou a criança durante a madrugada.

Após abortar, conforme a PM, a mulher passou mal. Ela foi levada para o hospital e examinada. Um médico constatou o aborto e acionou a PM. De acordo com a polícia, a mulher foi questionada pelo médico e pelos policiais sobre o que teria acontecido com a criança, mas não respondeu. A PM então decidiu realizar buscas na casa, encontrando o feto embaixo da cama.

“Não sei como essa mulher conseguiu esconder a gravidez do marido. Talvez uma barriga pequena, não sei”, disse o delegado Tenório Brito, que acompanha o caso na Delegacia Regional de Brejo Santo. A polícia agora investiga se o crime se trata de um aborto (morte intrauterina), ou infanticídio (morte extrauterina).

“Vamos esperar o laudo do IML [Instituto Médico Legal] porque isso influencia na pena”, explicou o delegado. A mulher pode pegar de um a três anos de prisão caso seja aborto, e o crime é afiançável. Mas, caso seja infanticídio, ela pode pegar de dois a seis anos, sem fiança. A suspeita está internada sob escolta policial e ainda não pôde prestar depoimento. “Vamos procurar saber também como ela provocou o aborto”, disse o delegado.

Fonte: G1

19 homicídios e 10 mortes no trânsito no CE


O fim de semana foi marcado pela violência na Capital e Interior. Foram 19 homicídios e dez mortes em acidentes de trânsito - num deles, um bebê de apenas sete meses foi vitimado.

Da noite da última sexta-feira, 20, e o meio dia de ontem, a Polícia registrou 13 homicídios na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Entre as vítimas, estão sete jovens de 18 a 23 anos, mortos a tiros de revólver.

Jámerson dos Santos Luz, 19, foi assassinado na avenida João XXIII, na Jurema, em Caucaia. Francisco Diego Damasceno Gonçalves, 20, foi morto na Pajuçara, Maracanaú, quando transitava pela rua Pereira Costa. Douglas Sampaio, 18, foi assassinado em Caucaia quando chegava em casa na periferia a cidade. Pablo Hermano Pereira, 18, foi assinado na Granja Portugal.

David Duarte, 18, foi morto no Conjunto Esperança, em Fortaleza, por um homem que fugiu em uma veículo. Ângelo Darley de Souza, 23, foi assassinado na favela do Pantanal, no Conjunto Prefeito José Walter. E Vitor Rodrigues, 20, foi morto na Jurema, em Caucaia.

Todos os casos serão investigados pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Alguns têm relação com o tráfico de drogas, conforme levantamentos prévios da Polícia.
 
Interior e trânsito

A violência também se espalhou no Interior. Na tarde e noite do último sábado, 21, seis homicídios foram registrados - cinco dos quais praticados com armas de fogo.

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os casos ocorreram em Aracati, Sobral, Jucás, Quixadá, Iguatu e Solonópole.

Em Aracati, a 148 quilômetros de Fortaleza, um casal de namorados sofreu uma emboscada quando conversava no banco de uma praça, na periferia da cidade. Anicedo Pereira, 28 anos, foi atingido por três tiros de revólver e morreu no local. A adolescente de 17 anos com quem ele estava, foi baleada na barriga e encontra-se hospitaliza. Vingança teria sido a causa do crime. Anicedo respondia por um crime de lesão corporal.

Acidentes de trânsito foram responsáveis por 10 mortes no fim de semana, sendo quatro na RMF e seis no Interior.

O caso mais grave ocorreu na BR-020, em Tauá, quando uma carreta tombou e vitimou três pessoas: Ana Leia Alexandre Souza, 17, e seus dois filhos (uma menina de dois anos e um bebê de apenas sete meses). Os outros casos ocorreram em Baturité, Boa Viagem e Pentecoste.

Na Região Metropolitana da Capital, os casos fatais no trânsito aconteceram em Horizonte, Mondubim, Ancuri e Planalto Pici. 

Fonte: O Povo

Corpo de homem foragido da Justiça é encontrado em Boa Viagem

De acordo com informações da Delegacia de Boa Viagem, a vítima seria foragida da Justiça e o crime pode ter sido motivado por acerto de contas. 

O Comando de Policiamento do Interior (CPI) registrou quatro homicídios nas últimas 24 horas. Em três casos foram identificados o uso de arma branca. 

Um homem de 20 anos foi encontrado morto com quatro perfurações a faca, próximo a um açude, na localidade de Ibuaçu, em Boa Viagem. 

O corpo de Itamar Rodrigues Rocha, 20 foi encontrado por volta das 22h50min, deste domingo, 22, e apresentava perfurações na testa, costelas, cabeça e a mais profunda, no pescoço. 

Duas pessoas que estavam com a vítima momentos antes do crime foram encaminhadas para a delegacia e prestaram depoimento. Eles informaram à Polícia que fugiram no momento em que quatro homens teriam abordado Itamar para praticar o homicídio.

De acordo com informações da Delegacia de Boa Viagem, a vítima seria foragida da Justiça e o crime pode ter sido motivado por acerto de contas. 

Alto Alegre

Um homem foi morto com um golpe de faca quando conversava com um amigo em um bar, localizado no bairro Alto Alegre, no município de Forquilha.
O crime aconteceu por volta das 17 horas do último domingo, 22. Segundo o CPI, a vítima identificada como William Rodrigues Frota, 35, ainda foi socorrida para o hospital da cidade, mas não resistiu ao ferimento e morreu. 

General Sampaio

Um homem de 20 anos foi assassinado a tiros em General Sampaio, por volta das 16 horas, deste domingo 22.
Francisco Daniel Oliveira Freitas, 20, estava no balneário do município, quando um homem não identificado efetuou vários disparos contra a vítima. De acordo com o CPI, o homem morreu no local. Ele morava em Fortaleza, no bairro Bom Jardim. 

Caridade

Um homem foi morto a golpes de faca durante uma bebedeira em Caridade, na tarde do último domingo, 22. José Ivonilson Severino da Silva, 39, estava bebendo em um bar e durante uma discussão foi atingido com cinco golpes de faca. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O acusado foi identificado como José Pereira da Rocha e está sendo procurado pela Polícia

Redação O POVO Online

Defensores ameaçam parar atendimentos

Os defensores públicos do Ceará deflagraram estado de greve. A decisão foi tomada em Assembleia Geral da categoria realizada sexta-feira, 20 de abril. Inicialmente, serão paralisações pontuais de 24h, 48h e 72h a partir do dia 3 de maio. No entanto, caso as reivindicações não sejam atendidas e o governador Cid Gomes não inicie as negociações com a categoria, os defensores avisam que irão decidir no dia 15 de junho, em uma nova assembleia, se deflagram greve geral.

Há dois anos, os defensores tentam marcar audiência com o governador, mas reclamam que nunca obtiveram respostas. A categoria reivindica a efetivação da autonomia plena da Defensoria Pública, o preenchimento de cargos vagos de defensores, a adequação constitucional do subsídio, a reclassificação dos cargos da Defensoria Pública com efeitos retroativos à classificação do Judiciário, a implementação do diferencial de entrância e o pagamento dos atrasados, conforme o artigo 37 da Lei Complementar 06/97.

Dos 415 cargos criados no Ceará, apenas 285 estão preenchidos, o que significa que 31% dos cargos estão vagos. Chama atenção ainda o fato da Defensoria estar presente apenas em 48, dos 184 municípios cearenses.
Adriano Leitinho, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, afirma que, com a falta de investimento da Defensoria, muitos profissionais acabam migrando para outras carreiras. Nos últimos cinco anos, o Ceará perdeu 69 defensores, o que representa defasagem de 49%. “O governo insiste em não se adequar à lei, desrespeitando a Constituição e tratando a Defensoria como secretaria de Estado. Não vamos mais aceitar essa situação”.

Andrea Coelho, defensora pública geral do Estado, explica que foi recebida no dia 20 de abril pelo governador, o qual respondeu que iria avaliar as reivindicações da categoria.

“O governo tem, cada vez mais, a intenção de fortalecer a nossa instituição”, frisa. Na ocasião, Cid Gomes teria aprovado a construção de dois novos núcleos, em Sobral, região Norte do Estado, e no bairro João XXIII, em Fortaleza, e assinado decreto estabelecendo a política de estagiário para a Defensoria. 

Fonte: Diario do Nordeste

Secretaria de Segurança Pública lança hoje Comando Tático Rural


As cidades do interior cearense ganham a partir de hoje (23) mais um equipamento no combate ao crime organizado. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lança oficialmente nesta segunda-feira o Comando Tático Rural (Cotar).



A unidade da Polícia Militar será vinculada ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e estará atuando exclusivamente no interior do Estado utilizando armamento especial e comunicação por telefone celular global (por satélite).

De acordo com a SSPDS, os homens que integram a unidade foram escolhidos de acordo com um perfil específico, sendo policiais experientes e, alguns deles, com passagem pela Guarda Nacional.

Essas equipes receberam, em julho do ano passado, treinamento especial na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Na época, os 64 homens que compõem o Cotar participaram do curso “Comando de Operações Rurais”, voltado para preparação da tropa para a complexidade das operações na Caatinga.

As composições do Cotar terão apoio de equipes da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS e de duas (das três) aeronaves da Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer) que já estão baseadas no interior do Estado.

O Cotar tem por missão principal desenvolver ações preventivas e repressivas de combate a quadrilhas organizadas que atuam no interior do Ceará seja no tráfico de drogas e de armas, no roubo de cargas, ou em assaltos a instituições financeiras.

A unidade atua também de forma incisiva na “Operação Divisa Segura”, em conjunto com as forças policiais dos estados que fazem divisas com o Ceará: Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Fonte: Ceara Agora