quinta-feira, 26 de abril de 2012

[Homicidio] Vigilante é assassinado em Quixadá


Mas um homicidio na cidade de Quixadá. Dois Individuos ainda não identificados pelos Orgãos de Segurança Publica, por volta das 14h20min, nesta Quinta-Feira, 26,  em uma motocicleta marca Honda, modelo Titan, cor vermelha, um trajando blusa branca e calça jeans e o segundo trajava blusa vermelha listrada, efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o José Mauro Alves Pereira, 60 anos, casado, vigilante, natural de Quixadá-Ce. 

O fato aconteceu nas proximidades da residência da vítima, que foi alvejada com 05 disparos, sendo 02 no ombro lado esquerdo, 02 na parte anterior do pescoço e 01 na axila esquerda, vindo a óbito no Hospital desta cidade, após ser socorrido pelos policiais  do Ronda do Quarteirão  RD 1243 (Sds Falcão e Ribamar)
Ainda não se sabe os motivos que levaram a concretização do sinistro. De imediato foram iniciadas diligências visando capturar os acusados, mas até o presente momento sem exito.

Mais Ocorrências Policiais...


por volta das 04h00, do dia 26, na localidade de Serra da Palha, municipio de Choró, populares encontraram, dentro de um curral, um corpo do sexo masculino, sendo identificado posteriormente como sendo o Francisco Geraldo de Paulo, 65 anos, casado, agricultor, natural de Quixadá-Ce,  A ocorrência foi comunicada ao IML de Canindé-Ce, responsável pela área, que enviou o Rabecão de prefixo nº 7067, com os peritos Almir e Ailton, daquela cidade para fazer a remoção do cadáver. 
A composição da RP 1292 (Sgt Adelino/Cb Bosco/Cb Duarte) acompanhou todo o ocorrido, comunicando o fato a 12ª DRPC, nesta cidade, para serem adotadas as medidas legais cabíveis. Vale ressaltar que a vítima não apresentava qualquer tipo de lesão, havendo a suspeita da causa morte haver sido infarto.
 

Sistemas de cotas é considerado constitucional por maioria do STF


A reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais foi considerado constitucional pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Cezar Peluso foi o sexto a votar favoravelmente e, com isso, garantiu a legalidade do sistema de cotas nas universidades públicas.

“Não posso deixar de concordar com o relator que ideia [cota racial] é adequada, necessária, tem peso suficiente para justificar as restrições que traz a certos direitos de outras etnias. Mas é um experimento que o Estado brasileiro está fazendo e que pode ser controlado e aperfeiçoado”, disse Peluso.

Além dele, os ministros Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa se posicionaram pela constitucionalidade do sistema. Mais quatro ministros ainda irão votar – Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Melo e Carlos Ayres Britto. Os votos já dados ainda podem ser mudados enquanto não for concluído o julgamento, entretanto, o resultado é considerado praticamente certo.

O ministro Antonio Dias Toffoli se declarou impedido de votar, porque quando era advogado-geral da União posicionou-se a favor da reserva de vagas. Por isso, dos 11 ministros, somente dez participam do julgamento.

Para o partido Democratas (DEM), autor da ação que questiona as cotas raciais para ingresso na Universidade de Brasília (UnB), esse tipo de política de ação afirmativa viola diversos preceitos fundamentais garantidos na Constituição.

A UnB foi a primeira universidade federal a instituir o sistema de cotas, em junho de 2004. Atos administrativos e normativos determinaram a reserva 20% das vagas a candidatos que se autodeclaram negros (pretos e pardos).

Fonte: Diario do Nordeste

Companhia de água do Ceará vai realizar concurso para 315 vagas





Companhia de Água e Esgoto do CE fará estudo para distribuir vagas.

Cagece quer priorizar área operacional e novos sistemas implantados.


O governo do estado do Ceará vai realizar concurso público para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O governador Cid Gomes (PSB) autorizou na tarde desta quarta-feira (25) a seleção para 315 vagas, mais 630 para cadastro de reserva. O concurso vai disponibilizar vagas para níveis médio e superior em várias áreas. A data da publicação do edital ainda não foi divulgada pela Cagece. De acordo com a companhia, com a autorização garantida, será feito um estudo de demanda para a distribuição de cargos.

Segundo a Cagece, a ideia deste concurso é priorizar a área operacional e a necessidade de pessoal para novos sistemas. O último concurso realizado pela Cagece foi há 11 anos, em 2001, ocasião em que preencheu 80 vagas em nível superior e técnico. Atualmente, a companhia informa que possui 1.151 empregados próprios.

A Cagece tem a concessão dos serviços de água e esgoto de 150 municípios no Ceará. A cobertura de abastecimento de água no estado, nas localidades atendidas pela Cagece, é de 97,71%, atingindo, segundo a companhia, mais de 5 milhões de pessoas, em 259 localidades. A extensão da rede de distribuição de água no estado é de 10.649.495 metros.

A Companhia oferece serviços de esgotamento sanitário a 71 localidades no Ceará, representando uma cobertura de 37,23%, equivalendo a 1,89 milhão de pessoas. Em Fortaleza, a cobertura de esgotamento sanitário é de 53,60%.

A liberação do concurso foi assinada durante reunião no Palácio da Abolição entre o governador, o secretário das Cidades, Camilo Santana e diretores da Cagece. Segundo o presidente da companhia, Gotardo Gurgel, há necessidade de contratar novos funcionários para suprir a carência de quadro deixada por desligamentos e aposentadorias.

Fonte: G1

Homem é preso no Ceará suspeito de manter relação sexual com filhas



Pai é suspeito de abusar das quatro filhas e ameaçá-las de morte.
Homem foi denunciado pelo genro da filha mais velha, de 22 anos.

Um homem de 57 anos foi preso em Brejo Santo, interior do Ceará, suspeito de manter relação sexual com quatro filhas, de acordo com o delegado da Polícia Civil da cidade, Luiz José Tenório. O homem foi preso na noite de quarta-feira (25) pela Polícia Militar por denúncia de agressão às filhas.

Segundo o José Rosendo Filho, tenente da Polícia Militar, o suspeito abusava das filhas e as ameaçava de morte caso elas falassem sobre a relação incestuosa. O homem foi denunciado pelo genro da filha mais velha, de 22 anos, que havia se casado no mês passado.

"A filha mais velha se casou e ele [o suspeito] ficou muito enciumado. Depois ela contou ao marido que não era mais virgem e havia sido abusada pelo próprio pai", conta o tenente Rosendo. As quatro filhas, duas delas com menos de 18 anos, estão recebendo atendimento psicológico.
O atendimento psicológico, de acordo com o Conselho Tutelar da cidade, deve tratar de algum trauma que as filhas possam ter sofrido e extrair possíveis provas do crime de abuso. O suspeito foi ouvido na delegacia municipal de Brejo Santo e, de acordo com a Polícia Civil, ele confessou o crime.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, com base em depoimento de testemunhas, o homem mantinha as filhas reclusas dentro de casa. Elas tinham pouco contato social e não eram matriculadas em escolas. As testemunhas disseram também que o homem abusava das filhas após assistir a filmes pornográficos.

Fonte: G1

Caixa vai beneficiar trabalhadores Ceará com dificuldades de utilizar FGTS


Trabalhadores do Ceará que estão com dificuldades para utilizar o Fundo de Garantia (FGTS) vão ser beneficiados pela Caixa Econômica Federal, uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MTP) garante a assistência.

O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, assinou o convênio de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira (24), na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho.

O problema foi identificado inicialmente no Ceará e no Piauí, onde procuradores do Trabalho e representantes da Caixa se uniram para identificar quem seriam os beneficiados do dinheiro depositado no fundo.

Mais problemas

De acordo com os representantes da Caixa, as empresas repassam os valores do benefício para o banco, mas não identificam quem são os trabalhadores e nem os municípios de origem. Isso impossibilita o depósito do dinheiro na conta dos trabalhadores que soma atualmente o montante de R$ 600 milhões.

A ação conjunta nos dois estados já resultou no repasse de R$ 7 milhões a 23 mil trabalhadores. Devido ao resultado positivo,  o projeto de regularização do repasse do FGTS foi ampliado para todo o país. De acordo com a Caixa, as prefeituras são as recordistas nos problemas encontrados.

Com a assinatura do convênio a Caixa se compromete a disponibilizar informações para os procuradores do Trabalho. Com isso, os representantes do MPT em todo o país vão poder convocar as empresas para audiências públicas com o objetivo de regularizar a situação promovendo a identificação dos valores depositados, nomes de trabalhadores e municípios beneficiados.

Com informações do Ministério Público do Trabalho

{Policia] Trio rende vigilantes e assalta posto de combustível em Fortaleza

Cerca de três homens armados assaltaram, nesta quarta-feira (25), um posto de combustível, que fica na avenida José Leon, no Jardim das Oliveiras. O trio chegou a render o vigilante.

De acordo com o vigia, a ação durou cerca de cinco minutos, mas o tempo foi o suficiente para os bandidos conseguirem levar o dinheiro do estabelecimento e a arma do vigilante.

Logo após a ação, o trio fugiu em um carro, que foi abandonado depois de uma colisão. Ninguém foi preso.

O gerente do posto informou que vai divulgar as imagens do circuito interno de segurança ainda nesta quinta-feira (26), para ajudar na investigação da polícia.

Fonte: Jangadeiro Online

Cid Gomes inaugura Escola de Educação Profissional em Nova Russas


O governador Cid Gomes inaugura nesta quinta-feira (26), a partir das 19h, mais uma Escola de Educação Profissional do Estado em Russas, no Vale do Jaguaribe.

A unidade terá capacidade para matricular até 540 alunos, em tempo integral, das 7  às 17 hs, de segunda à sexta-feira. A nova escola receberá o nome de Manoel Abdias Evangelista, reconhecido por sua atuação no município.

A escola recebeu investimentos de R$ 7,5 milhões, oriundos exclusivamente do Tesouro do Estado. Os recursos foram aplicados para construir, mobiliar e equipar a unidade que ofertará o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.

Em Nova Russas, os estudantes poderão optar entre os cursos de Eletrotécnica, Redes de Computadores, Agroindústria e Agropecuária, definidos a partir da vocação econômica da região.

Serviço:
Inauguração da 85ª Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Abdias

Data: 26/04/2012 - Horário: 19 horas - Endereço: Rua Davi José de Carvalho, s/n – bairro: Universidade

Fonte: Ceara Agora

Jovem é morta por amigas de 12 e 13 anos por briga banal no CE, diz PM





Uma criança de 12 anos e uma adolescente de 13 foram apreendidas.
Vítima foi atingida com facada no tórax ao atender chamado da amiga.

Uma criança de 12 anos e uma adolescente de 13 foram apreendidas suspeitas de matar uma outra adolescente, também de 13 anos, por motivo banal segundo informações da Polícia Militar (PM) de Sobral, região norte do Ceará. De acordo com o comandante da PM na cidade, o coronel Gilvandro Oliveira, a família da vítima afirma que ela estava grávida de aproximadamente dois meses. O corpo foi enviado ao Insituto Médico Legal (IML), para verificação.

O crime, segundo o coronel, ocorreu por volta das 21h no Bairro Terrenos Novos. De acordo com o depoimento prestado na Delegacia Regional de Sobral, a criança de 12 disse ter sido agredida pela vítima há alguns dias e "ainda estava chateada" com o fato. Ao conversar com uma outra adolescente na frente de casa e contar sobre a suposta agressão, foram surpreendidas pela presença da agressora na mesma rua.

Ainda conforme o depoimento, a criança chamou a jovem que morreu para se juntar à conversa. Ela atendeu o chamado porque as duas eram amigas, mesmo com a ocorrência da suposta agressão. Logo que se aproximou das duas, a menina de 12 anos entregou uma faca para a amiga de 13. A adolescente atingiu a jovem  no tórax. Cerca de duas horas depois, a jovem morreu na Santa Casa de Sobral.

As duas suspeitas do crime fugiram, mas foram encontradas por policiais militares pouco tempo depois. Elas foram levadas para a delegacia onde prestaram depoimento. “Total banalização. Mataram a outra por uma briga, porque deu vontade”, afirmou o coronel Oliveira que acompanhou toda a ocorrência.

Fonte: G1