quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Policia Militar inicia os preparativos para solenidade de formatura de 1.300 alunos do PROERD em Quixadá


A Coordenação Regional do PROERD em Quixadá iniciou os preparativos para a solenidade de formatura dos 1.300 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - PROERD. O programa estava paralisado desde 2004, sendo reiniciado no ano de 2009, com a formação de 636 alunos. Neste ano o PROERD dobrou a prevenção às drogas no município.
A solenidade de formatura acontecerá no dia 02 de dezembro de 2010, no Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota, a partir das 18hs. É esperado um grande público para o evento. Autoridades políticas, administrativas, e educacionais estão sendo convidadas para prestigiar o avanço da prevenção às drogas no município de Quixadá.

Saiba o que é o PROERD

O programa teve sua origem nos Estados Unidos da América, no ano de 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, conta com 06 currículos que vai da pré-escola até o currículo para a família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. No Brasil, o currículo mais utilizado é o “Elementary”, para crianças na faixa etária de 09 a 12 anos, 5º ano do ensino fundamental. No Brasil o PROERD foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, Educadores, Estudantes, Pais e Comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas visando promover a resistência, ou seja, para reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.