quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Candidato a vereador do município de Banabuiú é baleado com três tiros


A Polícia Civil de Banabuiú vai apurar se o crime tem ligação com as campanhas políticas.

Um candidato a vereador do Município de Banabuiú, no Sertão Central cearense, foi vítima  de tentativa de homicídio na noite dessa terça-feira,28. O crime ocorreu na comunidade de sitio Campinas, zona rural de Banabuiú.
Segundo as informações, o político Raimundo Lopes, 42 anos, estava em companhia de sua esposa, quando foram abordados por dois elementos armados de revólveres que efetuaram três disparos, todas acertaram o político. Lopes conduzia sua motocicleta e estava seguindo para a localidade de Novo Encanto.
O político foi socorrido imediatamente ao Hospital de Banabuiú, sendo transferido para o Hospital Dr. Eudásio Barroso em Quixadá, como o seu estado é delicado foi encaminhado a Maternidade Jesus Maria José para a retirada do projeteis alojados.
Raimundo Lopes é filiado ao PSB e é natural de Quixadá. Ele apoia a coligação “um novo tempo, Banabuiú de todos!”

Fonte: Revista Central

Veículo de distribuidora é assaltado e incendiado no município de Ibaretama


Caminhão foi incendiado na localidade de Canafístula e não há informações da quantia levada.
A polícia registrou mais um roubo a veículos de distribuidora na região do Sertão Central cearense, esse tipo de crime tem sido frequente nos últimos meses. Raramente os ladrões são presos.
Policiais do Destacamento da PM de Ibaretama foram acionados por populares para o Distrito de Pirangi, que informavam acerca de um roubo ao motorista do caminhão da empresa Coca-Cola, ocorrido no centro daquela localidade. Segundo a PM, o crime foi praticado por dois indivíduos armados com revólveres, em uma motocicleta Bros, sem placa, cor vermelha, os quais após o delito se evadiram rumo à localidade de Nova Vida.
Policiais saíram em diligências, para o local informado da fuga dos larápios, onde fizeram diligências, mas não logrando êxito. Os dados do motorista, caminhão e quantia roubada não foi informada, em razão da vítima ter saído do local.
A Força Tática de Apoio-FTA foi deslocada para a localidade de Canafístula, pois havia relatos de populares acerca da existência de um veículo incendiado naquela localidade. O caminhão foi incendiado pelos assaltante.

Fonte: Revista Central

Grupo é preso no Ceará por vender imóveis do Minha Casa Minha Vida


Três homens foram presos em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta terça-feira (28) suspeitos de vender ilegalmente casas do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
Segundo a Polícia Militar, um grupo de três homens armados expulsaram moradores que ocupam de forma irregular casas em construção pelo programa do governo. A conclusão das obras nas casas estava prevista para julho, e não foram concluídas. O governo deu um novo prazo para término até novembro deste ano.
Os homens presos nesta terça-feira, de acordo com a polícia, ameaçavam os ocupantes das residências e se diziam os proprietários das casas. Os suspeitos de estelionato cobravam um valor aos residentes, oferecendo ilegalmente a posse da casa.Segundo a polícia, as casas inacabadas estão ocupadas há uma semana. Os policiais devem iniciar a desocupação de forma pacífica ainda terça-feira, segundo o programa de policiamento Ronda do Quarteirão.
Os suspeitos estão presos na Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde devem responder por crimes de ameaça e posse ilegal de armas, já que foram apreendidos com duas armas de fogo. A Polícia Federal deve investigar os crimes relativos a estelionato com a falsa venda de casas do programa Minha Casa Minha Vida.

Servidores da Justiça Eleitoral param as atividades a partir da próxima segunda-feira


Os servidores da Justiça Eleitoral no Ceará paralisam as atividades a partir da próxima segunda-feira (3), segundo o secretário de finanças do Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará (Sinje), Gentil de Holanda Angelim. A decisão foi tomada emassembleia realizada durante manifestação feita na tarde desta terça-feira (28).
“A decisão pela greve aconteceu em assembleia que contou com aproximadamente um terço dos servidores. A intenção é que a maior parte dos trabalhos sejam afetados”, diz. Angelim explicou que a proposta apresentada pelo Governo Federal  de reajuste salarial de 5% a cada ano no período de 2013 até 2015 não compensa as perdas inflacionárias que acontecem anualmente.
Manifestação

Além da paralisação dos servidores da Justiça Eleitoral, a greve de servidores do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal no Ceará, órgãos que integram o MPU, já chegou à sua segunda semana. A categoria assegurou o funcionamento das instituições, com pelo menos 30% do efetivo trabalhando, mas apenas processos considerados urgentes estão sendo recebidos.

Poder Judiciário Federal

Os servidores do Poder Judiciário Federal também devem realizar paralisações na próxima quinta e sexta-feira, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará (Sintrajufe). A categoria fará assembleia na quarta-feira (29) para decidir se haverá paralisações com a duração de três horas durante esse período.

Com reportagem e colaboração de Alan Barros

Ceará é o estado com maior percentual de presos soltos por irregularidades processuais


O Ceará é o estado do Brasil com o maior percentual de presos soltos das penitenciárias por conta de irregularidades nos processos judiciais ou por concessões de benefícios aos quais tinham direito. A constatação é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após a realização de Mutirões Carcerários em todo o país, entre fevereiro de 2010 e dezembro de 2011.
Segundo números do CNJ, dos 6.501 processos criminais analisados no Estado, 19,8% resultaram em liberdades concedidas – ou seja, 1.287 presos soltos, entre condenados e provisórios. Os detentos foram libertados, pois atendiam a requisitos legais para extinção da pena ou para o recebimento de benefícios como livramento condicional e progressão para o regime aberto.
Nos 26 estados brasileiros (exceção de Sergipe, que não participou do mutirão) foram revisados mais de 310 mil processos, dos quais quase 25 mil presidiários acabaram soltos. Em números absolutos de internos libertados, no entanto, o Ceará é o segundo estado do Nordeste, perdendo apenas para Pernambuco, onde 2.465 presos foram libertados após análise de 18.315 processos.

Seu vizinho é barulhento? Saiba como denunciar

No Ceará existem vizinhos de todos os tipos, mas há quem diga que os mais chatos são aqueles que fazem barulho
No Ceará existem vizinhos de todos os tipos, mas há quem diga que os mais chatos são aqueles que fazem barulho. Nesse caso, é preciso ter cuidado com os decibéis. Com respaldo da lei, vence a discussão quem está incomodado pelo som estridente da casa ao lado. Até que horas é permitido fazer barulho? O que fazer com seu vizinho roqueiro ou com aquele que gosta de um pagodão no domingo?
A Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) recebe várias denúncias desse tipo por dia. De acordo com o comandante da CPMA, major Marcos Costa, 25% das ocorrências são reclamações do barulho feito por vizinhos.
A Polícia faz vistoria todos os dias, das 19h até às 2h da manhã, percorrendo locais predeterminados, como churrascarias, bares, casas de show, academias de ginásticas e até igrejas. “Os vizinhos são denunciados, fazemos uma visita, uma ação educativa, para que os níveis diminuam”. Inicialmente, é feita uma notificação, caso a situação permaneça, o “barulhento” pode ser multado em até R$ 5 mil.
O limite permitido pela lei é de 70 decibéis [barulho de um automóvel passando a 20 metros] das 6h da manhã até às 22h, e de 60 decibéis [restaurante com movimento] das 22h às 6h da manhã. “Se o vizinho ‘extrapolar’ e, independente do horário, o volume passar de 85 decibéis [secador de cabelo], é feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e ele é preso em flagrante. Apreendemos o equipamento e multamos”.
Denúncias
A recomendação para quem está vitimado por esse tipo de incomodo é, em primeiro lugar, procurar resolver a situação com uma conversa amigável, deixando claro para o vizinho que o próximo passo será a denúncia.
Caso a conversa não tenha nenhum efeito, ligue para o 190 (CIOPS), que vai encaminhar para o local uma viatura. “É interessante que vá uma viatura da CPMA, porque temos condições de fazer medição técnica”, explica o comandante. Se preferir, entre em contato diretamente com a Companhia responsável, pelo telefone (85) 3101. 3545.

Turismo no Ceará é responsável por gerar mais da metade dos empregos do setor no Nordeste


Ceará foi o estado do Nordeste que gerou mais emprego da área do turismo durante o último mês de julho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. No saldo de empregos formais gerados no setor de serviços, como a atividade turística, o Ceará registrou2.064 novos empregos durante esse período.
Com esses dados, o Ceará fica em primeiro lugar do ranking do Nordeste em números de postos de trabalhos gerados, representando cerca de 51,6% dos empregos gerados na Região. Bahia ficou em segundo lugar com saldo positivo de 661 postos de trabalhos, Rio Grande do Norte em terceiro com saldo 593 e Sergipe em quarto lugar com 492 empregos gerados pelo setor. No acumulado do período de janeiro a julho, o Ceará ficou com 15.270 postos.
Dentre os setores da economia impactados pelo turismo, os que mais contribuíram para esse resultado do Ceará foram alojamento e alimentação, que juntos contrataram 1.226 profissionais do setor reapresentando 59,4% das ocupações no setor de serviços.
Com informações do Governo do Estado.