sábado, 21 de abril de 2012

Decretado estado de emergência em Quixadá


 



O prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, é o quinto gestor do Sertão Central a decretar estado de emergência em seu município. Antes de Quixadá, os municípios de Quixeramobim, Choró, Ibaretama e Madalena também se manifestaram em decorrência da estiagem.

Apesar da suspensão de recursos do Governo Federal para a operação carro-pipa, o prefeito Rômulo Carneiro afirmou que as famílias continuarão sendo atendidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Quixadá, a falta de chuvas tem ocasionado uma série de prejuízos ao homem do campo, cerca de 60% destes agricultores já registraram perda de suas lavouras, além disso, a falta de água potável na zona rural foi um dos principais fatores motivadores do decreto.

Fonte: Sistema Maior

Homem é preso com fardamento e carteira falsificada da Polícia Militar do Ceará

Um homem de 21 anos foi preso na madrugada deste sábado (21) com pertenteces e uma carteira falsificada da Polícia Militar do Ceará, no bairro Conjunto Veneza Tropical. 

De acordo com a polícia, o acusado foi abordado em um bar portando um revólver calibre ponto 38 com seis munições intactas e duas deflagradas, e mais uma munição de calibre ponto 380. 

O jovem apresentou a carteira falsa para policiais que desconfiaram e o interrogaram. Após entrar em contradição várias vezes, o homem acabou confessando não ser policial.

Segundo a PM, após a confissão foi encontrada em sua residência no bairro Passaré o fardamento completo do Ronda do Quarteirão, do P. O. G., do Exército Brasileiro, além de fardas de segurança particular, cujo o homem detido disse ser líder de uma equipe de segurança clandestina.

O acusado e todo o material apreendido foram conduzidos ao 30º DP, no bairro São Cristovão. A apreensão fez parte da Operação Ronda Tático Integrada III que agiu nos 42 municípios de atuação do Ronda do Quarteirão. 

Fonte: Diario do Nordeste

Detentos serram grades e fogem do 9º DP

Mais uma fuga de presos é registrada em uma delegacia de Fortaleza. Na noite desta sexta-feira (20), quatro detentos serraram as grades de duas celas do 9º Distrito Policial, localizado no bairro Serviluz, em Fortaleza.

Os fugitivos são: Francisco Thiago de Sousa, Kalil Viana de Carvalho Santos, André Ricardo Martins Negreiro e Raís Alves Rio. Eles ainda não foram recapturados.

De acordo com informações não oficiais, um dos fugitivos estava com um rádio de comunicação. Segundo a polícia, cerca de 13 presos foram transferidos para a Superintendência da Polícia Civil.

Tentativa

Na tarde desta sexta foi registrada uma tentativa de fuga em massa. Agentes penitenciários descobriram um túnel na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL III), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.
Os presos estavam escavando há dias e escondiam a areia retirada do túnel em sacos artesanais feitos com os lençóis.

Fonte: Jangadeiro Online

Bebê é abandonado dentro de sacola


Uma criança recém-nascida do sexo masculino foi abandonada dentro de sacola plástica, em uma calçada na Rua Visconde do Rio Branco, próximo a um hospital particular, na noite da última quarta-feira (18). O bebê foi conduzido por policiais para uma unidade de acolhimento no bairro Cristo Redentor, onde encontra-se sem apresentar qualquer problema de saúde.

Por meio de denúncia recebida, via Ciops, informando que uma mulher havia abandonado criança recém-nascida, a viatura do Ronda do Quarteirão, que fazia o patrulhamento no bairro do São João do Tauape, dirigiu-se até o local. Lá, os policiais encontraram a criança do sexo masculino dentro da sacola, ainda com a pulseira de identificação com o nome da genitora e data de nascimento, que registrava 17/04/2012, às 19h10.

A criança foi levada pelos policiais do Ronda do Quarteirão até o hospital particular próximo, atendida por pediatras e passou por exames. Os médicos constataram que o bebê tinha nascido em um hospital e estava com quadro de saúde bom. Na sacola, também foram encontradas roupas, fraldas e meias.

Após o atendimento no hospital, os policiais fizeram um boletim de ocorrência e a criança foi encaminhada para a Unidade de Acolhimento Casa Abrigo, da Secretaria do Trabalho e Ação Social (STDS), no bairro do Pirambu. O caso já está sendo investigado pelo Delegacia da Criança e do Adolescente. Como a pulseira encontrada com a criança continha o nome da mãe, a Polícia Civil está tentando encontrá-la. O Conselho Tutelar da Secretaria Executiva Regional I (SER I) também está fazendo averiguações no sentido de encontrar a família da criança. O abandono de criança recém-nascida é considerado crime. A pena vai de seis meses a dois anos de detenção.

Providências

A supervisora da Unidade de Acolhimento, no Pirambu, Maria do Socorro Salgueiro, informou que o bebê chegou à Casa Abrigo às 22h30 do dia 18. Trazida pelos policiais, durante o plantão da unidade, todos os procedimentos para o acolhimento do bebê foram tomados.

"Providenciamos o berçário, examinou-se sua saúde e cuidamos da alimentação. Em seguida, comunicamos a ocorrência ao Conselho Tutelar da SER I. Este, por sua vez, mandou conselheiro registrar a ocorrência na unidade. O próprio conselheiro fez o comunicado do caso ao Juizado da Infância e da Juventude e já iniciou levantamento para a identificação e localização dos familiares do bebê abandonado", explicou Socorro Salgueiro.

Em menos de dois anos, este é o sétimo caso registrado de criança encontrada abandonada e que foi acolhida pela Casa Abrigo. A instituição social recebe crianças na faixa etária que vai de zero aos 12 anos.

Outra unidade, também da STDS, que acolhe crianças, na faixa etária de zero aos sete anos, em Fortaleza, é a Tia Júlia. "Aqui, nós recebemos crianças em situação de abandono, de risco e de negligência, vindas tanto da Capital, quanto do Interior do Estado. As demandas são oriundas do Conselho Tutelar, do Ministério Público Estadual (MPE) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)", acrescentou Socorro Salgueiro.

Acolhidos
98 crianças, na faixa etária de zero a 12 anos, estão, hoje, na "Casa Abrigo". Destas, oito passam por processos de adoção, ainda em andamento 

Fonte: Diario do Nordeste

Moradores de Quixadá, no Ceará, assistem a sessão gratuita de 'Área Q'



Cerca de 1.500 pessoas assistiram à exibição do filme Área Q (Foto: Renata Lima/ Divulgaçã
 
Moradores de Quixadá, município do Sertão Central do Ceará onde foram gravadas cenas do filme "Área Q", assistiram a uma sessão gratuita da produção na noite desta sexta-feira (20). A exibição ocorreu na Praça da Cultura e teve a presença de dois atores do filme: Ricardo Conti e Karla Karenina. Cerca de 1.500 pessoas assistiram a exibição do filme, segundo a Polícia Militar.

O município, que possui apenas uma sala de cinema no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), recebeu a equipe de filmagem durante quatro semanas no ano de 2009. O filme conta a história de um jornalista norte-americano escalado para investigar casos de aparições de objetos não-identificados (Ovnis) em Quixadá, cidade que ficou conhecida internacionalmente após relatos de abduções extraterrestres.

A exibição mobilizou moradores da cidade ao longo do dia, com divulgações nas rádios locais. Durante o fim de semana, as exibições gratuitas seguem no Sertão cearense, com exibições neste sábado (21) em Quixeramobim, onde também foram gravadas cenas da produção.

No domingo (22), é dia de o município de Senador Pompeu, terra natal do produtor executivo do filme Halder Gomes, receber o telão com o filme. O longa que estreou na última sexta-feira (13) e 14 capitais com cenas gravadas também em Los Angeles e foi dirigido por Gerson Sanginitto. No elenco, está o ator norte-americano Isaiah Washington, além dos brasileiros Murilo Rosa e Tânia Khalil.

Fonte: G1