sexta-feira, 4 de maio de 2012

Senac de Quixeramobim oferta 180 vagas para vários cursos profissionalizantes

Todo o material didático, uniforme, assim como taxa de inscrição e mensalidade serão gratuitos.

Estão abertas 180 vagas para cursos profissionalizantes na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no município de Quixeramobim. A oferta acontece através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), onde serão formadas oito turmas de cursos profissionalizantes nas seguintes áreas: Auxiliar de Eletricista, Cabeleireiro Assistente, Operador de Turismo Receptivo, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Manicure, Pedicure, Camareira em meios de Hospedagem e Condutor de Turismo e Aventura.

Todo o material didático, uniforme, assim como taxa de inscrição e mensalidade serão gratuitos. Os interessados devem ter idade a partir de 17 anos e possuir ensino fundamental completo. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 18 de maio na sede da Secretaria do Pólo da UAB, das 7 às 17h (Av. Dr. Joaquim Fernandes, 382, bloco C / (88) 3444-2960).


Fonte: Ceara Agora

Agentes descobrem túnel de 10 metros em cela da CPPL III



Agentes penitenciários descobriram na noite desta quinta-feira (3) um túnel de cerca de 10 metros de comprimento em uma das celas da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com informações da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), a apuração circunstancial indica que 24 presos estavam envolvidos na escavação do túnel. Os detentos escondiam a areia em sacos feitos com lençol nas camas da cela.


A Sejus afirmou que foi feito um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e todos os envolvidos foram encaminhados para sanção disciplinar pela direção da unidade. Ainda segundo a Secretaria, os presos foram isolados, e o túnel já está concretado.

A Secretaria da Justiça informou ainda está planejando a colocação de uma rede de sensores subterrâneos, que podem soar alarmes por meio de vibrações ou de proximidade, para evitar possíveis fugas.

Fonte: Jangadeiro Online

Campanha de Prevenção às drogas em Ibicuitinga


Os Educadores Sociais do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), CB PM Cila Rodrigues e SD PM João Campos, organizam importante evento de prevenção às drogas, por ocasião do aniversário do município de Ibicuitinga.

Equipes de educadores, policiais e alunos estarão realizando panfletagem no município orientando a população acerca dos malefícios das drogas.

O evento é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Ibicuitinga, Secretaria de Educação e Ronda do Quarteirão.

Aguardem, maiores informações acerca do evento “Ibicuitinga te quero sem drogas”.

Assessoaria de Comunicação do Ronda de Quixadá
cilasoliv1@hotmail.com

MEC e governo federal pretendem expandir número de médicos no Brasil

Segundo Mercadante, a abertura de novos cursos de medicina já está sendo estudada pelo Conselho Nacional de Educação.
O governo federal em parceria com o Ministério da Educação pretende expandir o número de médicos no Brasil. O objetivo é fazer com que o país possa oferecer 2,5 médicos para cada mil habitantes, de acordo com o que estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, as universidades federais, estaduais públicas e as boas universidades particulares, deverão abrir novos cursos para expandir o número de médicos do país.

Mercadante revelou, durante a cerimônia de posse do novo ministro do Trabalho, nesta quinta-feira (3), que a abertura de novos cursos de medicina já está em andamento no Conselho Nacional de Educação (CNE).

Hoje o Brasil possuí 1,8 médicos para cada mil habitantes. Além das novas vagas, o ministro da Educação falou também da necessidade de garantir a qualidade no ensino.

“Para chegarmos a 2,5 médicos por mil habitantes em 2020, nós temos que aumentar a oferta de vagas nos cursos de medicina. Mas nós temos que aumentar a oferta de vagas, garantindo qualidade. Não é só ter mais médicos, mas sim bons médicos. Não dá para formar o cidadão, o profissional que cuida da vida e da saúde das pessoas, sem exigir qualidade”, comentou.


Fonte: Ceara Agora

Ordem de serviço do Hospital Regional do Sertão Central será assinada na próxima terça

Unidade terá 374 leitos e atenderá uma população de 612 mil habitantes.

O governador Cid Gomes assina na próxima terça-feira (8) a ordem de serviço para início das obras do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). A nova unidade hospitalar terá investimento de cerca de R$ 83,8 milhões em obras, que devem ser concluídas em 16 meses.
Segundo o Governo do Estado, o novo hospital atenderá a população de 612 mil habitantes dos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Com 374 leitos, o HRSC será o terceiro hospital regional construído pelo Governo do Estado no interior do Ceará, depois do Hospital Regional do Cariri (HRC), já em funcionamento em Juazeiro do Norte desde abril de 2011; e do Hospital Regional Norte (HRN), em construção em Sobral, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2012.

Fonte: Ceara Agora

Seu amigo ou parente é chato no Facebook? Saiba o que fazer

O estudante cearense Elano Vasconcelos chegou a receber mais de 20 e-mails por dia de um amigo no Facebook que o marca em fotos e jogos on-line. Pelos mecanismos da rede social, Elano recebia um e-mail alertando sobre cada comentário ou cada "curtida" na foto em que é marcado ou no jogo. "Ele faz isso com frequência, em média, uma vez por semana. Ele me marcava em uma foto em que eu não apareço e chegavam uns 20 e-mails para mim", conta.
 
Ele me marca em um foto em que eu não apareço e chegam uns 20 e-mails para mim"
Elano Vasconcelos
O amigo de Elano é, na verdade, um "primo distante", com quem ele tem pouco contato. "Como ele é da família, tenho de aturar. Já pensei em bloqueá-lo, mas nunca fiz isso", diz. Só depois de quatro meses recebendo mensagens indesejadas do amigo foi que Elano descobriu as opções de desmarcar a assinatura, desativar a opção de receber e-mail e se desmarcar das fotos que não o representam (veja ao fim da reportagem como realizar essas ações).

A contadora Tatiana Duarte decidiu fazer uma limpeza em seu perfil após ter adicionado mais de 1.500 pessoas no Facebook. "Fiz cursos no Brasil e trabalho em um navio. Fui adicionando todo o mundo e começou a virar uma zona. Virou um Orkut, com pessoas colocando fotos de auto-ajuda, pediam para aceitar presença nas fotos...", descreve.

Ela decidiu seguir o caminho mais radical: excluir as pessoas com quem tinha menos contato. Logo de cara, eliminou 500 pessoas. "Vou lá e excluo, sou bem cara-de-pau. Mas, quando é um amigo chato, só desabilito a visualização dos posts e, se ele se incomodar, dou uma desconversada", explica. "Tinha gente ali com quem nunca conversei".

Conselhos de Felipe Neto

Felipe Neto, famoso por comentários em seu videoblog na web e que opina sobre as saias justas no Facebook, também passa por essa situação. “Eu tenho amigos chatos. Cancelo a assinatura ou simplesmente digo na cara da pessoa: você é muito chata, não quero ser seu amigo no Facebook, quero ser seu amigo na vida real“. 

"As pessoas devem encarar a vida nas redes sociais como uma extensão da vida social real", diz Alexandre Marquesi, professor de redes sociais no curso de marketing digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “Quando há um chato que só sabe falar de trabalho, nós sutilmente o excluímos de nossa vida social, tanto que, na maioria das vezes, esta pessoa indesejada nem percebe. O mesmo acontece no Facebook”, compara.

O amigo sabe quando é excluído?

Um amigo no Facebook não fica sabendo imediatamente que foi excluído da lista de uma pessoa e nem recebe aviso de bloqueio. A pessoa excluída apenas para de receber atualizações do então amigo no mural e não o terá mais na lista de amizades.

Há uma diferença entre excluir e bloquear. A primeira opção é  chamada de "desfazer amizade". Se a escolher, o amigo não poderá publicar nenhuma postagem na sua linha de tempo. Porém, ele ainda conseguirá visualizar as postagens públicas, explica o colunista do G1 Ronaldo Prass. Quando o amigo é bloqueado, ele não consegue mais contatar aquela pessoa no Facebook.

Para a consultora em etiqueta Ligia Marques, não é preciso se explicar com o amigo. "Bloquear uma pessoa é considerado uma atitude extrema, tomada quando alguém faz algo que realmente esteja em desacordo com sua visão de mundo", explica. "Assim, não há necessidade de dar explicações. Bloqueie e pronto."

Marquesi, da ESPM, discorda. Ele recomenda comunicar a pessoa da exclusão para evitar problemas. “As pessoas precisam saber por que são chatas. Se não for falado, elas nunca saberão ou mudarão”. Para Marcelo Miyashita, especialista em redes sociais da Faculdade Cásper Líbero, dar esse "toque" depende muito do grau da amizade. "Se é um colega de trabalho ou uma pessoa que não é próxima, não é necessário comunicar".
Se preferir ser menos radical, resta a opção de desmarcar a assinatura do amigo chato. “A pessoa continua tendo acesso ao seu perfil, mas você deixa de receber as atualizações”, explica Miyashita. E, para evitar se o chato, é possível criar grupos de amigos. "Eu tenho um grupo com minha família, outro para amigos e um terceiro para trabalho”, conta o professor Miyashita. “O maior erro é publicar algo para muitas pessoas, sendo que a maioria delas não é o destinatário”.


DICAS PARA LIDAR COM CHATOS NO FACEBOOK
 Como deixar de ver posts dos amigos
cancelar assinatuRA (Foto: Reprodução)
Para cancelar a assinatura de um amigo, clique em "classificar" ao lado de alguma postagem publicada pela pessoa. Então, clique na opção "Cancelar assinatura de atualizações de status". O contato que teve a assinatura cancelada não irá receber qualquer mensagem, pois esse é um procedimento totalmente anônimo.
Como excluir alguém (desfazer amizade)
tela facebook desfazer amizade (Foto: Reprodução)
Para desfazer a amizade, acesse o perfil do futuro ex-amigo(a), clique no ícone Amigos> Desfazer amizade > Remover dos amigos. Nesse caso, o usuário não poderá publicar nenhuma postagem na sua linha de tempo. Porém, mesmo após a remoção, ele ainda conseguirá visualizar as postagens públicas no seu perfil, a menos que ele também seja bloqueado (veja abaixo).
Como bloquear alguém
tela facebook denunciar bloquear (Foto: Reprodução)
Acesse o perfil da pessoa e vá ao canto esquerdo onde está a palavra "Mensagem"; ao lado existe o ícone de configuração, que parece uma estrelinha. Clique nele e, depois, na opção Denunciar/Bloquear.
tela denunciar bloquear (Foto: Reprodução)
Será exibida uma tela com as opções de cancelar a assinatura das atualizações, excluir ou bloquear o usuário, quando não será mais possível contatar e ser contatado no Facebook por essa pessoa. Se quiser ir adiante, clique em Continuar
Como criar grupos (listas) de amigos
tela facebook grupos (Foto: Reprodução)
Para criar uma lista, localize no menu vertical no lado esquerdo da página a área que agrupa as opções de Amigos. Coloque o mouse em cima dessa palavra; vai aparecer ao lado um Mais.
Criar listas de amigos (Foto: Reprodução)
Será exibida com a relação das listas já existentes e, para criar uma nova, clique em “Criar lista” e adicione os contatos que farão parte dela. Depois de criada, ela fica disponível para ser usada nas personalizações de permissões, ou seja, se você quiser, os seus colegas de trabalho não irão visualizar as suas postagens pessoais. Toda vez que você for publicar algo, basta decidir para quais listas a mensagem deve ser exibida.
 
 

Fonte: Ronaldo Prass, colunista do G1