sexta-feira, 29 de junho de 2012

População evangélica passa de 15,4% para 22,2% em 10 anos e alcança 42,3 milhões de fiéis em 2010



Dados do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta sexta-feira (29), mostram que a população evangélica no Brasil passou de 15,4% da população brasileira para 22,2%, o que dá um crescimento de 6,8 pontos percentuais nos últimos dez anos, e atualmente representa 42,3 milhões de pessoas --sendo esta a segunda religião com o maior número de adeptos no país.


A pesquisa também indica aumento da população espírita, que hoje é de 3,8 milhões, e das pessoas que se declararam sem religião (aproximadamente 15 milhões).
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o aumento no número de evangélicos é proporcional ao crescente declínio da religião católica, que perdeu 9,4% de fiéis em relação ao Censo de 1991.
Ainda assim, o catolicismo é predominante no país: são mais de 123 milhões de pessoas (64,6% da população brasileira; até 2000 eram 73,6%). O Brasil é considerado o maior país do mundo em números de católicos nominais.
A maior concentração de evangélicos foi registrada em Rondônia (33,8%), e a menor no Piauí (9,7%). A pesquisa mostra ainda que 60% são de origem pentecostal, 18,5%, evangélicos de missão e 21,8 %, evangélicos não determinados. Os religiosos consideram que o Brasil possui a maior concentração mundial de evangélicos de origem pentecostal.

RELIGIÃO NO BRASIL

123 milhões de católicos

  •  42,3 milhões de evangélicos

  • 15 milhões sem religião


  • 3,8 milhões de espíritas


  • 407 mil umbandistas


  • 167 mil adeptos do candomblé


    Já em relação aos evangélicos em geral --o que inclui o protestantismo--, o primeiro lugar do ranking é ocupado pelos Estados Unidos, onde mais da metade da população é adepta da religião (mais de 155 milhões de pessoas). 

    Espíritas e pessoas sem religião

    Os espíritas, por sua vez, que passaram de 1,3% da população, em 2000, para 2%, em 2010 --um aumento de cerca de 1,5 milhão de pessoas. O  aumento mais expressivo foi observado na região Sudeste, cuja proporção passou de 2% para 3,1% nos últimos dez anos.
    Segundo os dados do IBGE, o Rio de Janeiro é o Estado com o maior índice de pessoas que se declararam espíritas, com 4%, seguido de São Paulo (3,3%), Minas Gerais (2,1%) e Espírito Santo (1%).
    O Censo 2010 também registrou aumento entre a população que se declarou sem religião. Em 2000 eram quase 12,5 milhões (7,3%), ultrapassando os 15 milhões em 2010 (8,0%). Os adeptos da umbanda (407 mil) e do candomblé (167 mil) mantiveram-se em 0,3% em 2010.

    Declínio do catolicismo


    Embora o perfil religioso da população brasileira mantenha, em 2010, a histórica maioria católica, esta religião vem perdendo adeptos desde o primeiro Censo, realizado em 1872.
    Em aproximadamente um século, a proporção de católicos na população brasileira variou 7,9 pontos percentuais, reduzindo de 99,7%, em 1872, para 91,8% em 1970. Desde então, os dados censitários do IBGE mostram que a religião passa por uma fase de declínio: nos últimos dez anos, os católicos passaram de 73,6% para 64,6%.
    Esta redução no percentual de católicos ocorreu em todas as regiões, mantendo-se mais elevada no Nordeste (de 79,9% para 72,2% entre 2000 e 2010) e no Sul (de 77,4% para 70,1%). A maior redução ocorreu no Norte, de 71,3% para 60,6%, ao passo que os evangélicos, nessa região, aumentaram sua representatividade de 19,8% para 28,5%.
    O menor percentual de católicos foi encontrado no Estado do Rio de Janeiro: 45,8% em 2010. O maior percentual pertence ao Piauí, com 85,1%.

    Quadrilha assalta ônibus coletivo na BR-020, em Caucaia


    Uma quadrilha formada por cinco homens armados de revólver assaltou um ônibus da empresa Vitória na noite desta quinta-feira (28), no bairro Tabapuá, em Caucaia.
    O crime aconteceu na altura do KM 5, da BR-020, próximo ao Posto Canindé. De acordo com os passageiros, os acusados estavam na parte de trás quando anunciaram o assalto. “Um deles passou e avisou ‘vamos agora’. Os demais anunciaram o assalto e começaram a recolher os pertences das pessoas”, disse uma passageira que preferiu não se identificar.
    A ação foi rápida. A quadrilha desceu do coletivo em um local escuro. O trecho onde aconteceu o assalto não há iluminação. O Jangadeiro Online tentou contato com a viatura do Ronda do Quarteirão da área, mas os policiais afirmaram que o veículo da PM estava em manutenção e não podia atender a ocorrência.

    Fonte: Jangadeiro Online

    Ex-presidiário é morto a golpes de chibanca em Morada Nova


    Ex-presidiário é morto a golpes de chibanca em Morada Nova

    O corpo do ex-presidiário Francisco Rodrigues da Silva, 31, foi encontrado por populares na noite desta quinta-feira (28), por volta das 20h30, no Setor I, perímetro irrigado do município de Morada Nova.
    Segundo a Polícia, o corpo da vítima continha perfurações na cabeça, supostamente provocada por uma chibanca que estava ao lado do seu corpo.
    A vítima respondia por homicídio (artigo 121 do CPB). Diligências foram efetuadas, porém, não há informações sobre o autor da prática do homicídio.

    Mulher é presa em Juazeiro acusada de chefiar ponto de drogas

    Após denúncias anônimas, policiais do Ronda do Quarteirão efetuaram a prisão de uma mulher de iniciais M. L. S. B., 37, presa em Juazeiro do Norte suspeita de chefiar tráfico de drogas.

    Ao chegar ao local informado por populares, a mulher ainda tentou despistar a ação policial ao repassar um saco plástico contendo 21g de maconha, oriunda do Paraguai, para sua sobrinha, de apenas 12 anos.
    Durante buscas feitas no interior da residência da acusada, foi encontrada uma balança de precisão e várias embalagens para acondicionar drogas. Os policiais conduziram a mulher para 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil, no município. 

    Fonte: Ceara Agora
     

    Obras do Rio São Francisco estão paradas no CE, 315 já foram demitidos


    As obras da transposição das águas do Rio São Francisco em Mauriti, no interior do Ceará, estão paradas de acordo com o Ministério da Integração. O órgão afirma ainda que no lote seis da obra, no Ceará, houve 315 processos de demissões concluídos e mais demissões poderão ocorrer até 2 de julho deste ano.
    Ainda de acordo com o Ministério da Integração, a paralisação das obras ocorreu após uma auditoria no lote seis da obra, de responsabilidade de três empresas, entre elas a ConstrutoraDelta, suspeita de ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, que está preso. A auditoria tem a finalidade de apurar possíveis irregularidades no contrato e é realizada pelo Ministério da Integração Nacional e Controladoria da União.
    Em maio, o G1 havia mostrado que as demissões de operários em Mauriti havia reduzido o movimento no comércio da cidade, que cresceu após o início das obras. "A queda é em torno de 42%, não só eu como todos os comerciantes já sentimos a crise. A presidente precisa mandar verba e fiscalização até a obra ser concluída", disse um comerciante, na ocasião.
    Mesmo com o aditivo, segundo o Ministério da Integração, "o valor inicial do contrato se tornou insuficiente para suprir todos os serviços necessários à execução completa das obras inerentes ao lote seis". Para reduzir o valor final da obra e cumprir o limite de 25% no aditivo financeiro, segundo o Ministério da Integração, pontes que ligavam estradas no entorno do canal que fará a transposição das águas do Rio São Francisco não serão mais construídas. As pontes seriam utilizadas para facilitar o transporte de servidores que trabalham no local. Em vez das pontes, serão utilizadas estradas vicinais.Adequações

    O Ministério da Integração também confirmou ao G1 que foram feitas adequações nas obras no trecho que corta o Ceará para reduzir o custo do empreendimento. Segundo o ministério, foi liberado um aditivo de 25% do valor da obra - avaliada em R$ 6,8 bilhões -, o máximo permitido por lei.

    O Ministério da Integração acrescenta ainda que foram adquiridos itens não previstos no projeto básico da obra. Os itens foram definidos como "necessários" para a conclusão do trecho da obra no Ceará e cumpre limites de adição de valor.
    A obra
    Os moradores de Mauriti também temem que as demissões atrasem as obras de transposição de águas do Rio São Francisco. A obra de transposição do Rio São Francisco tem investimento previsto de R$ 6,8 bilhões. A previsão é de levará água a doze milhões de pessoas que vivem em regiões de seca em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará.

    O projeto foi dividido em 14 lotes e a maior parte ficou com os consórcios das construtoras. Os trechos que ficaram sob a responsabilidade do Exército estão quase prontos. Neles, no ano passado, o avanço foi três vezes maior que o das empreiteiras no Eixo Norte e cinco vezes maior no Eixo Leste.
    Em Cabrobó (PE), os soldados finalizam a barragem de Tucutu. Quando tudo estiver pronto, os militares vão terminar de retirar as plantas de uma área que tem o tamanho equivalente ao de 480 campos de futebol e será transformada em um imenso reservatório com capacidade para acumular quinze bilhões de litros de água.

    Fonte: G1

    Dupla é presa após invadir residência em bairro de Fortaleza, diz polícia


    Dois homens foram presos em flagrante, após invadirem uma residência na noite de quinta-feira (28), na Rua Almirante Rubim, no Bairro Montese, em Fortaleza, segundo informações da Polícia Militar (PM). De acordo com o programa de policiamento Ronda do Quarteirão, a polícia foi acionada por vizinhos. Os suspeitos, de 19 e 24 anos, foram presos dentro da casa.
    Segundo a PM, a dupla entrou na residência no momento em que o proprietário estacionava o carro. Alguns vizinhos perceberam a movimentação dos dois e ligaram para o Ronda do Quarteirão da área. Com os suspeitos foram encontrados uma arma calibre 38 e seis munições. Os suspeitos foram conduzidos ao 5º Distrito Policial.

    Fonte: G1

    .

    Foi um mal-entendido', diz advogado sobre prisão de radialista


    O advogado do radialista Mução, Waldir Xavier, afirma que o suposto envolvimento do humorista com crimes de pedofilia foi um “mal-entendido''. "Uma possibilidade é que alguém tenha acessado conteúdo com pedofilia no computador dele. Daí se gerou um mal-entendido", afirmou o advogado em entrevista coletiva nesta quinta-feira (28) na sede da Polícia Federal (PF), em Fortaleza. A operação "DirtyNet" realizada nesta quinta-feira em 11 estados e no Distrito Federal prendeu o humorista no Bairro Meireles, em Fortaleza, por suspeita de divulgação na web de material pornográfico infantil.
    O radialista Rodrigo Vieira Emerenciano segue preso na Superintendência da Polícia Federal, em Fortaleza, segundo Xavier. Caso a Justiça aceite o pedido de prisão preventiva, solicitado pela Polícia Federal nesta quinta-feira, ele poderá ficar preso até a conclusão das investigações.
    Materiais de informática que estavam com ele, como notebook e tablet, foram apreendidos para perícia. O radialista comanda um programa de rádio de humor retransmitido no Nordeste há 15 anos. Atualmente, ele é retransmitido em rádios de todo o país e é conhecido por aplicar pegadinhas por telefone.''Ele (Mução) já liberou o uso dos computadores e, ao longo das investigações, vai ser provado que ele não tem qualquer relação com o fato. Ele foi preso por um equívoco e vamos demostrar isso'', disse Xavier. O advogado diz que já entrou com pedido de habeas corpus alegando que Mução não traz riscos às investigações.
    “Tudo vai ser esclarecido. Ele não tem nenhuma participação. É profissional reconhecido nacionalmente. A partir das oitivas (depoimentos), a Polícia Federal vai constatar que ele não tem nenhum envolvimento”, afirmou o advogado do radialista, Waldir Xavier.
    Prisões

    Além do humorista, outras prisões ocorreram no Rio Grande do Sul (5), Paraná (3), São Paulo (9), Rio de Janeiro (5), Espírito Santo (1), Ceará (1), Minas Gerais (5), Bahia (1) e Maranhão (2). Entre os presos, está um humorista famoso em Fortaleza, conhecido como Mução. Uma pessoa segue foragida.

    A PF começou a monitorar a quadrilha há seis meses através de redes privadas de compartilhamento de arquivos. Os suspeitos atuavam no anomimato. Os arquivos compartilhados pela quadrilha continham cenas de adolescentes até 12 anos, crianças e bebês em contexto de abuso sexual. As fotos não eram vendidas, mas trocadas entre os usuários.
    Segundo a Polícia Federal, 97 estrangeiros e 63 brasileiros participariam da rede de pedofilia, trocando material contendo cenas de sexo explícito com crianças e adolescentes. Em todo o Brasil, 49 pessoas foram identificadas.
    Perícia

    Segundo a PF, o humorista teve a prisão temporária decretada pela Justiça Federal em Pernambuco. "Acredito que, pela materialidade das provas, [a prisão] pode ser transformada em preventiva", afirma a delegada da PF, Kilma Caminha.

    A transferência ou não do suspeito para a sede do Recife depende da perícia que está sendo feita nos eletrônicos apreendidos com ele. "Se for constatado que há material pornográfico infantil ou adolescente, vai ser efetuado o flagrante e ele fica preso em Fortaleza", acrescenta a delegada.
    A PF fez duas buscas no Recife, no antigo endereço residencial do suspeito, no bairro da Imbiribeira, e no comercial, no bairro de São José, além de buscas em dois locais em Fortaleza e um no Rio Grande do Norte. "A busca é uma complementação dessa arrecadação de provas, para que possamos ver se ele pode ser indiciado por outros crimes. Por hora, já temos comprovado que ele trocava essas imagens. Outros crimes estão sendo investigados", explica a delegada da PF.
    De acordo com Nilson Antunes, diretor regional de Combate ao Crime Organizado da PF, os dados obtidos ao longo das investigações já comprovam o envolvimento do suspeito. "Já temos provas robustas da participação dessa pessoa no cometimento desses crimes. São provas técnicas que não temos como materializar, análise de transmissão de dados, de material de informática", afirma.
    O suspeito teria se mudado para Fortaleza há pouco tempo, cerca de três meses. "Quando as investigações começaram, em dezembro, ele morava aqui no Recife. Identificamos residências dele em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte", afirma Antunes, que ressalta ainda a impossibilidade de dar mais detalhes sobre a operação. "Esse é um caso que corre em segredo de Justiça, todo cuidado é pouco", diz o diretor regional.

    Fonte: G1

    Dr. Ricardo Silveira confirma retirada de candidatura majoritária


    “Não tenho vaidades, retiro minha candidatura respeitando um acordo para união de todos para ajudar Quixadá”
    O jovem médico Dr. Ricardo Silveira, filho do também médico e ex-deputado Everardo Silveira, em entrevista na manhã dessa sexta-feira (29), ao programa do Herley Nunes na FM Liderança, afirmou que não será mais candidato e que a retirada de sua candidatura foi por algo maior, não por desejo pessoal e sim por um consenso de que Quixadá precisa de união e força politica para construir de forma abrangente um programa para tirar a cidade do caos em que se encontra.
    Dr. Ricardo Silveira declarou que nesse processo em que houve um acordo entre integrantes de grupos políticos/partidários foi prejudicado, que mesmo com o coração partido por que tinha de cumprir o que havia prometido, se diz satisfeito pelo apoio recebido de vereadores, lideranças e população em geral, disse que foi prejudicado pela situação de prefeitos médicos que não fizeram sua parte contaminando a classe, citou o prefeito de Ocara Dr. Leonildo que é médico e faz excelente trabalho na cidade de Ocara.
    Silveira declarou para o repórter que nas andanças pelas comunidades sentiu “gosto pela coisa”, que não vai parar de visitar a população e seu objetivo agora é realizar o sonho de trazer o Hospital do Coração, trazer grandes médicos para a cidade e ajudar no que for possível a população carente do município, essas declarações dão o tom de que o jovem médico tem projetos políticos futuros.
    “não tenho vaidades, retiro minha candidatura respeitando um acordo para união de todos para ajudar Quixadá”, Dr. Ricardo Silveira pediu diretamente no ar da emissora que os pré-candidatos João Hudson (João da Sapataria) e José Nilson, façam o mesmo em relação a suas vaidades, que façam um acordo para governabilidade em prol de mudanças significativas para Quixadá, certamente receberá o meu apoio e de todos que acreditam numa cidade melhor, afirmou o médico.
    Até amanhã essas decisões serão tomadas pelos grupos políticos da cidade, o prazo para as convenções de se enceram dia 30 de junho. Três prováveis candidatos ainda alimentam sua intenção de candidaturas ao cargo majoritário, Ilário Marques, José Nilson e João da Sapataria.

    Fonte: Revista Central

    Tiroteio deixa três feridos e dois mortos e polícia faz operação em Pedra Branca


    Duas vítimas mulheres foram lesionadas por balas perdidas no confronto armado.
    Uma grande mobilização da Polícia Militar aconteceu na cidade de Pedra Branca após um tiroteio no bairro Bom Princípio. Cinco pessoas foram baleadas, duas morreram, algumas foram encaminhadas para o hospital local, e outras transferidas para o Hospital Regional de Quixeramobim. Dois pistoleiros mataram um jovem, mas um dele morreu também.
    De acordo com os PMs, ao chegarem no atendimento da ocorrência, se depararam com cinco baleados, alguns portando revolveres e com uma certa quantidade de munição. As informações dão conta, de, que, dois indivíduos, um de nome João Rodrigues Campelo, vulgo “João Campão” e o outro de nome Francisco Vieira Lima Junior, vulgo “ Beijoca”, executaram o agricultor Francisco Henrique de Queiroz Simão, agricultor, 23 anos, residente no bairro Santa Úrsula, e na fuga alguém de posse de outra arma, revidou contra eles, atingindo-os, porém, não se sabe ao certo quem atirou e qual arma utilizada.
    Os dois indivíduos “João Campão” e “ Beijoca” estavam em uma Moto Fan 125, sem placa, de cor preta, ano 2011, a mesma foi apreendida e conduzida para a Delegacia de Polícia Civil de Pedra Branca, foi constatada que a moto foi tomada de assalto, no dia 26/06/2012, no Sítio Cabeça Seca.
    Segundo a policia, os elementos “João Campão” e “ Beijoca” são fugitivos de Boa Viagem, sabe-se ainda, que, todos são envolvidos com o tráfico de drogas, assaltos e homicídios na região. “João Campão” sofreu dois disparos que os atingiram a região glútea e na virilha, este foi transferido para o Hospital Regional em Quixeramobim, e com ele foi apreendido um revólver Taurus, calibre 38 especial, com 04 cápsulas deflagradas e mais 24 cápsulas intactas. O indivíduo “Beijoca” sofreu três perfurações que atingindo o tórax direito, a coxa direita e o braço direito, esse foi transferido para o Hospital Regional em Quixeramobim, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, antes mesmo de chegar ao Hospital, com ele foi apreendido um outro revólver , com 04 cápsulas deflagradas.
    Na troca de tiros, além das vítimas fatais, teve mais duas vítimas que foram lesionadas por balas perdidas, trata-se de uma jovem de 19 anos, esta sofreu uma perfuração na perna esquerda; uma agricultora, que sofreu uma perfuração no pé direito, e ambas foram socorridas para o Hospital de Pedra Branca, porém, sem gravidade.
    Fonte: Revista Central

    PC do B de Ibaretama realiza convenção e lança Érica Morais como prefeita

    A melhor cobertura com imparcialidade é no maior portal da região do Sertão Central cearense.
    O Município de Ibaretama, no Sertão Central cearense, nos últimos anos foi marcado por atos de corrupção e prisões de políticos envolvidos em suposto esquema de corrupção, e tantos outros crimes. Foi contra estes atos que os coligados do PC do B e do PMDB de Ibaretama realizaram na noite dessa quinta-feira,28, a sua convenção e homologou a candidatura de Érica Morais(PC do B) e de Leonardo Mota (PMDB), prefeito e vice respectivamente. Érica é filha do ex-prefeito Morais.
    Em sua fala Morais, que é ex-prefeito e atual presidente municipal do diretório do partido comunista, disse que Ibaretama passa por um dos piores momentos de sua história. Como um dos fundadores, destacou que fica triste em ver Ibaretama sempre nas páginas policiais. Ele mencionou ainda que projetos de energia elétrica foram o marco de sua gestão, “tudo isso foi possível, graça aos deputados que sempre estiveram ao nosso lado”, citou o nome do ex-governador Gonzaga Mota.
    O deputado federal João Ananias (PC do B) esteve presente ao ato e falou que tem uma dívida com o município, mas que nunca foi recebido pelos gestores atuais para enviar recursos, “é preciso mudar a história desse município que vive em escândalos. Para isso estamos apresentando dois jovens aos eleitores”, enfatizou. A deputada Fernanda Pessoa também lamentou a situação de Ibaretama e prometeu dá todo o suporte aos seus aliados no município.
    Em seu discurso o candidato a vice-prefeito pela Coligação “Rumo Novo com a força do Povo”, o dentista Leonardo Mota, cujo ainda é parente do ex-governador Gonzaga Mota, foi em uma linha diferente, para ele, o que falta em Ibaretama é emprego, “mas não tendo a prefeitura como fonte empregadora”. Já a candidata Érica Morais seguiu o mesmo discurso, destacando que é um mais grave problema de sua terra natal, “estamos para inovar e garanto que estou com todo gás para visitar casa por casa e mostrar um novo projeto para Ibaretama”.
    A Coligação “Rumo Novo com a força do Povo”, tem 6 candidatos ao cargo de vereador, o atual Daniel Oliveira, em sua fala denunciou suposta perseguição a servidores para não participar da convenção. Os dois candidatos são Odontólogos.
    Só mulher na cabeça
    O PRB indicou a atual prefeita Núbia Cavalcante para disputar as eleições, seu vice será o médico cardiologista, Francisco Nobre, do Partido dos Trabalhadores. O PSD indicou a vereadora de oposição Elíria Queiroz, seu vice será o vereador Joverlane Neles do PSDB.
    Fonte Revista Central

    Policiais do Ronda participam de Arraia Junino na APAPEQ de Quixadá


    Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (Apapeq) promoveu dia 28/06, um grande Arraia Junino com a participação de alunos, pais, funcionários, educadores. Muita comida típica e apresentação de quadrilha com alunos da APAPEQ.

    Policiais do Ronda do Quarteirão estiveram prestigiando o evento. O Supervisor do Ronda de Quixadá, capitão Antônio George Vidal, ficou admirado com o carinho e dedicação dos educadores da APAPEQ, demonstrado a crianças, adolescentes e jovens, portadores de necessidades especiais.

    A APAPEQ de Quixadá tem se constituído uma referência para jovens e crianças especiais. Atualmente desenvolve atividades envolvendo informática, dança, capoeira, aeróbica, oficinas de arte e aulas de violão, que são ofertadas para crianças carentes da cidade quixadaense.

    Participaram ainda do evento os Educadores Sociais do PROERD, CB PM Cila Rodrigues e SD PM João Campos.


    Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
    cilasoliv1@hotmail.com