domingo, 6 de maio de 2012

Homem é encontrado com 40 perfurações no corpo em Quixadá

Neste Domingo, dia 06, por volta das 07hs, populares do municipio de Quixadá, comunicaram a Policia Militar, a localização de um corpo de um homem jogado em um matagal cerca de 50m do motel TUBARÃO, que fica na CE 265, há 04 km da sede de Quixadá.

compareceram ao local, a equipe do FTA (CB NOGUEIRA, SD ROBSON, SD AMAURI), juntamente com o rabecão do IML de Quixeramobim e o perito Neto Cabral, a vitima trata-se de um homem de aproximadamente 30 anos, calvo, pele clara, junto a vitima não havia nenhum documento, bem como, não foi reconhecido por ninguém no local

A vitima apresentava 25 perfurações no tórax e 15 perfurações no pescoço, segundo o perito, aparentemente por um objeto semelhante a uma chave de fenda.


Fonte: Centro de Operações Policiais (COPOM)

Pescador é assassinado a bala no municipio de Banabuiu


Neste Sabado, dia 05, por volta das 20h20min, à equipe de serviço no Destacamento PM de Banabuiú-Ce foi informada, via telefone de emergência 190, acerca de um homicídio à bala, ocorrido naquela cidade, mais precisamente no “Bar Mãe e Filha”, de propriedade da Senhora Marleide, no Bairro Creche, tendo como vítima José Filho da Silva Sousa, 30 anos, solteiro, pescador, natural de Banabuiú-Ce, o qual foi alvejado com 08 disparos de arma de fogo (03 na costela esquerda, 02 na cabeça, 01 no ombro lado esquerdo e 02 no peito direito), por parte de um indivíduo que chegou ao local a pé, descalço, usando bala clava, e após cometer o crime se evadiu tomando rumo ignorado. 

 Policiais do Destacamento de Banabuiu, CP 1482 (Sgt Edson, Cbs Albenago, Nunes e Sd Rai) foi ao local e de posse de outras informações iniciou diligências visando capturar o acusado, até o momento sem êxito. 

Segundo informações repassadas por populares à vítima havia ameaçado de morte dias antes, Francisco Etmar Nobre, vulto “É", e o criminoso têm características semelhantes ao filho do “É”, Francisco Edeilton Pereira Nobre, que está foragido da cidade. O corpo foi removido pelo IML de Quixeramobim-Ce.    

Fonte: Centro de Operações Policiais (COPOM)       

Servente é assassinado em Quixadá


Mais um homicidio no municipio de Quixadá. Neste Sabado, dia 05, por volta das 18h20min,  Bairro Triângulo, Adriano Pinheiro de Lima, 31 anos, solteiro, servente, natural de Quixadá-Ce, estava em sua residência quando foi surpreendido, por um individuo a pé, efetuou vários disparos de arma de fogo, lesionando a vítima por 06 vezes (03 tiros na cabeça, 01 tiro nas costas lado direito, 01 tiro no braço lado direito e 01 tiro abdômen lado direito), que veio a óbito no local. 
Policiais do Ronda do Quarteirão da  composição da RD 1243 (Sds Dércio e Wilker) para atender a ocorrência, com apoio da RD 1242 (Sds Edglay e Calixto) os quais diligenciaram na área do ocorrido não obtendo êxito na captura do acusado. O corpo foi removido pelo rabecão do IML de Quixeramobim-Ce, sendo periciado pelo Perito Marcos.

Fonte: Centro de Operações Policiais (COPOM)
  

MEC quer tablets nas escolas; menos de 2% dos alunos foram beneficiados em programa anterior


 
Quando o computador começou a chegar nas escolas, no final da década de 80, ficava restrito às atividades administrativas. O equipamento começou a ser inserido no cotidiano dos alunos por meio dos antigos laboratórios de informática, ainda sem acesso à internet. Hoje, em plena era digital, a promessa é que, em pouco tempo, os tablets estejam nas mãos dos alunos disputando espaço com o quadro negro, livros e cadernos. Para isso, o Ministério da Educação (MEC) vai lançar este ano um edital para que as redes de ensino possam adquirir o equipamento a custo mais baixo, como fez com os laptops do programa Um Computador por Aluno (UCA).

“Estamos definindo as características do aparelho, vai depender muito inclusive do custo. Não soltamos ainda o edital porque precisa ter uma definição clara dos pré-requisitos do equipamento. Tem que ter acessibilidade, ser resistente e rodar qualquer conteúdo”, explica Sérgio Gotti, diretor de Formulação de Conteúdos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Atualmente, cerca de 500 escolas do país contam com os laptops educacionais do UCA. O MEC calcula que 574 mil equipamentos foram adquiridos por meio do pregão do UCA, seja pelo próprio governo federal ou por prefeituras e governos estaduais – o número inclui máquinas que já foram solicitadas e estão a caminho das escolas. Considerando o total de matrículas na rede pública nos ensinos fundamental e médio, o número de estudantes que têm um computador em mãos hoje dentro da sala de aula representa menos de 2% das matrículas – se cada máquina estiver sendo utilizada individualmente, como previa o projeto original. Segundo Gotti, a intenção nunca foi universalizar o programa e levar os laptops a todos os alunos. O ministério defende que os tablets não virão para substituir os laptops, mas complementar as tecnologias existentes nas escolas.

“As políticas na verdade se complementam e a gente espera universalizar a tecnologia unindo os tablets, os laptops e os computadores de mesa. As tecnologias se somam e a gente trabalha com as alternativas disponíveis dentro da melhor realidade de cada ambiente”, explica o diretor do MEC.

O UCA começou a ser pensado em 2005, mas demorou a sair do papel, e as máquinas só chegaram aos estudantes em 2009. Os primeiros computadores foram distribuídos pelo MEC para alguns municípios e na segunda fase as próprias prefeituras adquiriram os aparelhos por meio de um edital organizado pelo governo que reduziu os custos. O governo ainda não decidiu se irá comprar parte dos tablets com recursos próprios e distribuir para as redes de ensino consideradas prioritários pelo baixo desempenho nas avaliações, como ocorreu com o UCA. Mas o edital para que as prefeituras e os governos estaduais possam comprar os equipamentos se tiverem interesse já está sendo produzido.

Às vésperas da chegada de uma nova tecnologia nas salas de aula das escolas brasileiras, ainda não há uma avaliação oficial dos resultados alcançados pelo UCA em termos de melhoria da qualidade do aprendizado. A percepção nas redes de ensino é que o equipamento desperta grande interesse nos alunos e dá mais motivação, diz Gotti.

* Com informações da Agência Brasil

Cartilha que ensina a usar drogas é dada às crianças



Uma cartilha instruindo sobre o uso de drogas mais fortes, preparada com base na política de redução de danos, foi parar na mão de crianças e adolescentes em Sorocaba, interior de São Paulo.

Pais que viram a cartilha ficaram espantados e procuraram autoridades municipais exigindo satisfações.

O “manual” ensina em que parte do corpo o dependente deve injetar drogas, explica também o que se deve fazer para não vir a ter overdose. O folheto é uma publicação do Ministério de Saúde e deveria ser divulgado apenas para jovens que utilizam drogas injetáveis. O material alerta para o perigo do contágio de doenças entre usuários que compartilham a mesma seringa e agulha.

“Se caiu nas mãos de pessoas que não eram o público-alvo, a gente está investigando como isso aconteceu e vai conversar com as equipes para ter mais cuidado. Também dizer por que eventualmente caiu na mão de alguma pessoa que não é usuária, que lê aquilo e vai fazer com que ela comece a usar droga, eu acho que é uma visão totalmente ingênua do problema”, declarou a secretária municipal de Juventude de Sorocaba, Edith di Giorgi.

Os vereadores de Sorocaba solicitaram a secretária de Juventude para uma reunião de esclarecimento sobre os motivos de esse material chegar até as crianças. Eles querem um controle maior na distribuição dos folhetos, que já foram retirados de circulação.

O Ministério da Saúde enfatizou que a distribuição destes folhetos deve ser feita somente para quem faz uso de drogas injetáveis, como forma de prevenção ao contágio de Aids e hepatite.

Fonte: Globo.com