quinta-feira, 9 de julho de 2009

O que aconteceu com os carros compactadores de lixo em Quixadá?


Não sei o que está acontecendo com a secretaria de urbanismo de Quixadá, envolta com suspeitas de irregularidades da ultima gestão, seus serviços já não são mais os mesmos. No inicio da primeira administração petista, carros compactadores e carros com suporte de containers foram comprados ou alugados a prefeitura da cidade,

O serviço de coleta de lixo era motivo de elogios por parte da população, a limpeza urbana da cidade era modelo de referência, todavia com o passar dos anos, a cidade foi crescendo e o serviço foi relaxando, observa-se em vários locais de Quixadá, acumulo de sujeira e entulhos de obras que não passam por fiscalização.

Para piorar, com as obras do saneamento básico no centro, a cidade ficou toda esburacada e a poeira tomou conta das lojas, comerciantes reclamam da inoperância dos gestores.

“Parece que estamos no Custódio”, dizia um comerciante do centro da cidade, a citação do distrito do Custódio não é pejorativa, apenas um “desabafo” de comparação, na zona rural ás estradas em sua maioria são de terra batida.

Comentários dos próprios comerciantes que pedem providência para o caso, afirmam que os carros prestadores de serviços da coleta de lixo existente, estão com três meses de atraso de pagamento, daí a pergunta. O que aconteceu com os carros compactadores de lixo em Quixadá?

Fabio de Oliveira
fabioc.acoes@hotmail.com
fabio.oliveira08@bol.com.br

Quixadá - FUNGETH realiza reuniões para cadastros no Minha Casa, Minha vida


Quixadá - FUNGETH realiza reuniões para cadastros no Minha Casa, Minha vida
Desde da última terça-feira, 7, a Fundação de Geração de Emprego, Renda e Habitação Popular (FUNGETH) realiza reuniões prévias nos bairros de Quixadá para que os interessados em adquirir uma unidade habitacional receba orientações sobre cadastro no programa do governo federal.

A presidente do órgão, Gislane Grangeiro, destacou a importância da participação popular nos encontros, que acontecerão até o próximo dia 9. As pessoas devem buscar informações sobre o programa, ter interesse em participar e se cadastrar para estarem aptos a realizar o sonho da casa própria.”, salientou.

Além das reuniões prévias, a instituição já tem pronta o calendário do cadastro das pessoas no Minha Casa, Minha Vida, que tem previsão para inicio de construções de casas em Quixadá até o final do mês de agosto. As inscrições começam ainda neste mês, a partir do dia 13 e vai até o dia 7 de agosto. Vale salientar que quem já se inscreveu anteriormente não precisa mais realizar novo cadastro. Mas, é necessária a participação na reunião de bairro para obter maiores informações sobre o projeto social.

Calendário de reuniões prévias

7/7

Local: Pólo de Atendimento Campo Novo

Horário: 14h

Moradores dos bairros Campo Novo, Putiú, Monte Alegre, Boto

7/7

Local: Escola Padre Vicente

Horário:17h

Moradores dos bairros Campo Velho, Triângulo

8/7

Local: Escola Modelo São João

Horário: 14h

Moradores dos bairros São João, Renascer

8/7

Local: Colégio Municipal (Quadra)

Horário: 17h

Moradores dos bairros Centro, Rodoviária, Lagoa, Planalto Universitário, Herval

9/7

Local: AABB (Ginásio)

Horário: 14h

Moradores dos bairros Alto São Francisco, Irajá, Baviera

Cadastro de pessoal

13 a 17/7

Local: Escola Modelo Campo Novo

Horário: 8 às 14h

Moradores dos bairros Campo Novo, Putiú, Monte Alegre, Boto

20 a 24/7

Local: Escola Padre Vicente

Horário: 8 às 14h

Moradores dos bairros Campo Velho, Triângulo

27 a 31/7

Local: Escola Modelo São João

Hoário: 8 às 14h

Moradores dos bairros São João, Renascer

27 a 31/7

Local: Centro Social Urbano

Horário: 8 às 14h

Moradores dos bairros Alto São Francisco, Irajá, Baviera

3 a 7/8

Local: Ginásio Municipal Gonzaga Mota

Horário: 8 às 14h

Moradores dos bairros Combate/Carrascal I e II

3 a 7/8

Local: Colégio Municipal

Horário: 8 às 14h

Moradores dos bairros Centro, Rodoviária, Lagoa, Planalto Universitário, Herval

Implantado pelo Comandante do 11º BPM de Quixadá o Serviço de Assistência Biopsicossocial e Articulação Comunitária

Foi instituído pelo comandante do 11º BPM Provisório de Quixadá, TC PM Rômulo Tavares, o Serviço de Assistência Biopsicosocial e Articulação Comunitária – SABAC. Para tomar parte neste projeto foram selecionados a Sub Ten PM Rosa Nair, o CB PM Cila Rodrigues e o Sd PM João Alves Campos. O objetivo do SABAC é atender Policiais Militares da ativa e reserva remunerada, bem como seus dependentes. Segundo o Comandante Tavares, “era necessário a implantação deste serviço a comunidade militar para corresponder socialmente a família policial militar, já que esta prestação de serviço não existia no Batalhão. Diariamente são realizadas visitas domiciliares aos policiais militares que estão de LTS, repouso médico, e licença maternidade.

Atualmente a Secretaria de Saúde, por intermédio da Secretaria Valéria Nepomuceno, tem disponibilizado os serviços da rede de saúde pública municipal no intuito de contribuir com a família policial militar de Quixadá. Com este apoio o SABAC oferece os seguintes serviços: fisioterapias, atendimentos psicológicos, encaminhamentos para cirurgias, exames médicos, consultas e medicamentos.


Palestras de Combate as Drogas e a Violência para pais e alunos nas Instituições de Ensino de Quixadá



A violência é salientada por pessoas de diferentes classes sociais, como um dos principais problemas atuais, especialmente aquela que atinge a vida e a integridade física dos indivíduos. Nos últimos anos muito se tem falado de violência, até porque, infelizmente, esta passou a fazer parte do nosso cotidiano. No município de Quixadá, diretores, coordenadores e professores do sistema educacional estão promovendo palestras com pais e alunos no intuito de promover uma cultura de paz e combate a violência. Na Escola de Ensino Fundamental Nemésio Bezerra, que comemorou 44 anos de atuação e prestação de serviços educacionais e sociais, foi realizado palestra com o Instrutor do PROERD, CB PM Cila Rodrigues para alunos do 5º e 6º ano, sob o tema “Violência Escolar”, conscientizando crianças e adolescentes sobre os cuidados a serem observados acerca da violência no seio estudantil, bem como, praticas e dicas saudáveis de combate à violência e as drogas. Na Escola de Ensino Fundamental Benigno Bezerra, foi proferida palestra sob o Tema “Como evitar que seu filho use drogas”. A Coordenadora Pedagógica Ana Moreno reuniu mais de 150 pais de alunos que participaram da palestra. No final,os pais agradeceram a iniciativa do TC Tavares, Comandante do 11º BPM Provisório de Quixadá, bem como a direção da escola pelo trabalho de conscientização e compromisso junto à família, como forma de melhor contribuir na educação familiar.

Dia de Luta Contra a Exploração Sexual



No Dia Nacional de Luta Contra o abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, autoridades políticas e administrativas, instituições Educacionais e a Policia Militar, participaram de manifestação na Praça José de Barros em Quixadá. O objetivo da caminhada é promover uma cultura de paz, no enfrentamento ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Após pronunciamentos de autoridades, houve caminhadas pelo centro da cidade quixadaense com alunos e professores da rede educacional.

Policia Militar participa de reuniões estratérgicas para lançamento do Projeto "Todos Pela Cidadania"



Estar sendo realizado reuniões de Planejamento Estratégico com a Promotoria Pública, Policia Militar, Conselho Tutelar, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esporte e Secretaria de Ação Social, no intuito do lançamento do Projeto no município de Quixadá, “Todos pela Cidadania”. O objetivo é o enfrentamento dos problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas no seio dos jovens e adolescentes. O TC QOPM Tavares comandante do 11º BPM Provisório de Quixadá, sente-se honrado na participação da Policia Militar no processo da implantação de uma política de paz para a sociedade Quixadaense. Na oportunidade o CB PM Cila Rodrigues apresentou o PROERD - Programa Educacional de Resistências as Drogas e a Violência que fará parte do Projeto "Todos Pela Cidadania".