quinta-feira, 12 de julho de 2012

Motorista de ambulância no Ceará 'se atrapalha' e cai da rampa de acesso


O motorista de uma ambulância da cidade de Missão Velha, no interior do Ceará, perdeu o controle do veículo na entrada de um hospital no município e o carro caiu da lateral da rampa de acesso ao prédio, de cerca de um metro de altura, de acordo com a direção da unidade.
Segundo o hospital, o veículo saía da unidade em marcha à ré para atender um paciente na zona rural de Missão Velha. O motorista afirmou à direção do hospital que "se atrapalhou" com os pedais do veículo e acelerou de forma de descontrolada, fazendo o veículo cair da calçada.O acidente ocorreu na noite de quarta-feira (10) e ninguém se feriu, de acordo com o hospital. No momento da queda, o motorista e uma enfermeira estavam no interior do veículo, e não havia pacientes.
Ainda de acordo com servidores do hospital, o paciente que esperava a ambulância foi atendido por uma outra equipe. O veículo que caiu da calçada está passando por reparos.
Fonte: G1

Polícia descobre laboratório de drogas no Jangurussu, em Fortaleza


A polícia descobriu um laboratório de drogas na tarde desta quinta-feira (12) no Bairro Jangurussu, em Fortaleza. Segundo o Cabo Gilson da Silva, do Ronda do Quarteirão, da Polícia Militar, no local foram encontrados 6 quilos de maconha, uma pistola automática, um revólver calibre 38, R$ 420,00 em espécie, três quilos de crack em barras quebradas, um liquidificador industrial, um par de algemas, três telefones celulares, quatro balanças de precisão e uma padrão, e uma grande quantidade de pasta de cocaína que ainda não foi divulgada pela polícia.
Um casal que tentava fugir de moto foi detido e foi para a Delegacia de Narcóticos.O homem tem 32 anos e a mulher tem 18 anos. De acordo com cabo Gilson, um terceiro suspeito que estava próximo ao local também foi detido, por já ter envolvimento com tráfico de drogas. "Ele foi detido para averiguação, porque já deve à Justiça por tráfico. O delegado vai ver se ele tem relação com o caso ou se apenas estava no lugar errado na hora errada".

Este é, pelo menos, o terceiro laboratório de drogas descoberto pela polícia este ano no Ceará. No fim do ano passado, mais dois laboratórios foram estourados pela polícia na Grande Fortaleza.Os policiais chegaram à casa por volta de 14h30 após uma investigação do serviço de inteligência da Polícia Militar da 2ª Companhia do 5º Batalhão, do Bairro Messejana, em Fortaleza. O programa do Ronda do Quarteirão, da Polícia Militar efetuou as prisões e apreendeu o material.

Fonte: G1

Governo autoriza concurso com 300 vagas para o Corpo de Bombeiros


O governador Cid Gomes aprovou concurso com 300 vagas para o Corpo de Bombeiros do Ceará. A autorização foi dada durante aula inaugural dos aprovados nos concursos para as polícias Militar e Civil e para Perícia Forense do Estado, na manhã desta terça-feira (10), no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza.
Cid autorizou o certame ao responder a pergunta de um dos aprovados sobre a realização de concursos na área da Segurança Pública no Ceará. “Estou autorizando aqui a realização de mais um concurso para os Bombeiros. Até o fim do meu mandato, dá para a gente convocar mais uns 300 bombeiros”, afirmou o governador.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), Cid Gomes autorizou o início da elaboração do edital. Apesar disso, não foi divulgada nenhuma data nem previsão de divulgação oficial das provas.
Fonte: Jangadeiro Online

Caixa eletrônico de agência é arrombado em Redenção


Um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil foi arrombado no município de Redenção, a 63 km de Fortaleza, durante a madrugada desta quarta-feira, 11.
Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), o gerente chegou ao local no início da manhã e constatou o arrombamento.
A Polícia Civil de Redenção não soube informar o valor roubado, mas informou que a Perícia esteve no banco.
Iguatu
R$ 20 mil foram roubados de um depósito de bebidas durante a madrugada desta quarta-feira, 11, no município de Iguatu, a 384 km de Fortaleza.

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), o proprietário constatou o roubo quando chegou ao estabelecimento. A Polícia ainda não identificou os acusados
Redação O POVO Online

Homem é assassinado com 12 tiros no Parque Adahil Barreto


Um homem foi assassinado com cerca de 12 tiros, no Parque Adahil Barreto, bairro São João do Tauape, por volta das 13 horas desta quarta-feira,11.
Segundo informações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, a vítima Dymeson Oliveira da Silva, 25, natural do município de Aquiraz, respondia à Justiça pelos crimes de tráfico de drogas, roubo, furto e receptação.
A Polícia e não tem informações sobre a motivação do crime e não identificou suspeitos.
Redação O POVO Online

Criança de 9 anos morre após receber descarga elétrica em bebedouro de escola


Uma criança de nove anos morreu após descarga elétrica em um bebedouro de uma escola, na localidade de Várzea dos Espinhos, a 18 km de Guaraciaba do Norte. O acidente aconteceu na última sexta-feira, 6.
Segundo informações do major Paulo de Tarso, Sabrina Vitória Paiva de Sousa, 9, ensaiava em uma quadrilha de festa junina na Escola de Ensino Fundamental Silvestre de Mesquita quando foi ao bebedouro e pisou em uma poça de água e sofreu uma descarga elétrica. A criança foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu à caminho do hospital.
Ainda de acordo com o major, a morte da menina foi provocada por um fio do bebedouro que estava desencapado. O equipamento estava com um vazamento que originou a poça de água.
A equipe O POVO Online entrou em contato com a Secretaria de Educação do Município para obter informações sobre como o órgão ia proceder sobre o caso, mas foi informada de que a secretária de educação, Célia Maria Quixadá, está se recuperando de uma cirurgia e volta ao trabalho daqui a um mês.
Redação O POVO Online

Duas mulheres mortas na Capital


Um crime com características de vingança ou ´acerto de conta´ do tráfico de drogas foi registrado, na manhã de ontem, no bairro Aerolândia, considerado um dos mais violentos de Fortaleza. O assassinato ocorreu dentro de uma casa localizada na Rua Sousa Pinto. Fernanda Wanderley, 24, foi atingida com vários tiros e morreu no local.

Policiais do Ronda do Quarteirão da área foram acionados pelos vizinhos depois que cessaram os disparos dentro da casa. Quando a Polícia chegou ao local, constatou que Fernanda Vanderley foi executada sumariamente. Conforme os vizinhos, os autores do crime são dois desconhecidos que fugiram do local utilizando uma motocicleta preta.

Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local do crime realizando os primeiros levantamentos. Eles descobriram que há cerca de dois anos o companheiro de Fernanda também foi morto naquele bairro.

Outra mulher, ainda não identificada pela Polícia, foi assassinada nas últimas 36 horas na Grande Fortaleza. O caso ocorreu por volta de 21h20 de terça-feira na Rua Padre Fialho, no bairro Jardim Jatobá, no ´Território da Paz´ (Grande Bom Jardim). A vítima foi atingida por vários tiros de revólver.

Do dia 1º de janeiro até ontem, pelo menos, 105 mulheres foram assassinadas no Estado do Ceará. A maioria desses crimes teve motivo passional. 

Fonte: Diario do Nordeste

Comerciante fuzilado na cidade de Horizonte


Moradores do bairro Banguê II, na periferia da cidade de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, estão indignados com mais uma cena de violência naquela comunidade. Na noite de terça-feira, uma residência, localizada na Rua Luiz Nery, foi invadida por desconhecidos.


Os homens fuzilaram o comerciante Reginaldo Alves, 36. Segundo a vizinhança, ele havia chegado naquele bairro há apenas três dias. Reginaldo, conforme apurou a Polícia, não possuía nenhum antecedente criminal. Ele morava em Fortaleza e trabalhava como vigia. Mudou-se para Horizonte e montou um comércio, onde acabou morto.



O corpo de Reginaldo Alves é levado para o rabecão da Pefoce depois de ser periciado FOTO: NAVAL SARMENTO

Fonte: Diario do Nordeste

Quadrilha explode carro-forte


Bandidos, fortemente armados e utilizando quatro carros e duas motocicletas, atacaram, no início da noite de ontem, um carro-forte na estrada que liga Ocara e Ibaretama, cidades localizadas no maciço de Baturité e Sertão Central, respectivamente. Os marginais "trancaram" o veículo de transporte de valores, renderam os seguranças e em seguida o explodiram. A ação criminosa, segundo relatos das vítimas durou poucos minutos. A carga explosiva utilizada destruiu o veículo.


Logo que tomou conhecimento do crime, o tenente-coronel Hervano Macêdo, titular do Comando de Policiamento do Interior (CPI), determinou que as unidades da Polícia Militar das duas regiões ficassem em alerta.

Perseguição

Um dos seguranças disse que os marginais seguiram em direção à capital cearense, entretanto o colega dele informou que parte do grupo fugiu em direção ao interior e que um dos carros era um Honda Civic de cor preta.

Os ocupantes do veículo foram abordados no posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Ocara. O Honda Civic era dirigido por Sheldon Ribeiro Alves, que responde a vários processos por roubo a banco. Ele estava acompanhado de Francisco Aparecido de Souza, que disse ser vigilante. "Ele estava fardado, mas ainda não sabemos se é ou não trabalhador", disse o comandante do CPI. Os suspeitos foram levados à Delegacia Regional de Quixadá.

Tiroteio

Na localidade de Cipó dos Anjos, na zona rural de Quixadá, parte dos bandidos trocou tiros com policiais militares e civis. Até o encerramento desta edição não havia informações sobre novas prisões nem se alguém saiu ferido durante o tiroteio. O titular da Delegacia Regional de Quixadá, George Almeida, participou da perseguição aos assaltantes. A Polícia recebeu informação dando conta que dois bandidos identificados por Davi e William são naturais daquele distrito.

A Polícia não sabe se foi levado algum valor do carro-forte. Os seguranças disseram que abasteceram várias agências bancárias, no entanto nenhum deles não informaram se transportavam dinheiro durante o retorno à capital cearense.

Fonte: Diario do Nordeste

Denúncias de violência a mulheres crescem no interior e capital do Ceará


A Polícia Civil da cidade de Sobral, na Zona Norte do Ceará, registrou nos primeiros seis meses deste ano 800 boletins de ocorrência de violência contra a mulher e investiga 165 casos a partir das denúncias. O número é 11% maior do que no mesmo período do ano passado. Em 2011, em Sobral, foram registrados 1.256 boletins de ocorrência e abertos 230 inquéritos.
Segundo a titular da Delegacia da Mulher em Fortaleza, Rena Gomes, poucas denúncias são investigadas porque as mulheres "sentem medo" e acabam desistindo da denúncia. "A gente sempre recomenda denunciar e temos um instrumento excelente que é a Lei Maria da Penha", diz a delegada.
As denúncias aumentaram em Sobral, a maior cidade da Zona Norte do Estado, após a criação de uma delegacias especializadas em atendimentos de crimes contra a mulheres na cidade. Em todo o Ceará, há sete dessas delegacias.
Em abril deste ano, um crime chocou a cidade de Sobral, quando uma assistente social recebeu 26 golpes de faca. Elisandra Linhares de Aragão, de 32 anos, sobreviveu, mas teve de fazer uma cirurgia para reconstituir a face. Ele está preso.A polícia diz que as mulheres atualmente têm mais coragem de fazer denúncias, mas também se sentem inseguras com a "onda" de violência contra mulheres, principalmente no interior do estado.
A Delegacia da Mulher de Sobral também faz atendimentos psicológicos para mulheres que recebem ameaças ou sofrem violência física. "O Creas, ele atende essas mulheres por um período mínimo de três meses até que situação de violência e risco seja totalmente superada", explica a assistente social Adaires Dantas.
Em Fortaleza, foram registrados 6.033 boletins de ocorrência - uma média de 33 denúncias por dia - e foram abertos 778 inquéritos nos primeiros seis meses deste ano. A delegada Rena Gomes diz que o número de boletins é crescente também em Fortaleza, mas o "rigor" da Lei Maria da Penha contribui para punir criminosos.
A reportagem da TV Verdes Mares conversou com uma mulher de 50 anos que diz sofrer violência do marido há mais de três anos, e que nesta quarta-feira (11), foi à delegacia para denunciá-lo. "Tomei coragem hoje, não posso aguentar mais. É difícil uma mulher ter uma homem ao lado só para espancar, sem ter carinho. Então eu sofro muito e não quero sofrer mais", diz a mulher.
Fonte: G1

Audiência cobrará Governo Federal a recuperar BRs que cortam o Ceará


A maioria dos deputados estaduais está envolvida diretamente na campanha eleitoral, mas, na volta do recesso parlamentar, a Assembléia Legislativa já tem uma pauta que interessa não apenas aos parlamentares, mas a milhares de cearenses e, especialmente, aos motoristas e donos de empresas de transporte de passageiros e de cargas que cruzam diariamente as rodovias federais nos municípios do Ceará.
O descaso com as estradas federais, principalmente, a BR 020, que liga Fortaleza a cidades das Regiões Norte e dos Inhamuns, e se estender até o Estado do Piauí e Maranhão, levou o deputado estadual Idemar Citó (DEM) a pedir a realização de uma audiência pública para cobrar do Ministério dos Transportes mais atenção com as estradas federais.
A audiência, que mobilizará os deputados estaduais, representantes da bancada federal, dirigentes do DNIT e de entidades empresariais, ainda não tem data marcada, mas Idemar Citó quer que o debate seja realizado no início de agosto para diminuir os transtornos e prejuízos sofridos por motoristas e donos de empresas que vêem os prejuízos se acumularem com os buracos das estradas federais.

Fonte: Ceara Agora

55 municípios do Ceará receberão primeira parcela do seguro safra



O Ministério do Desenvolvimento Agrário publicou uma portaria, nesta terça-feira (10), informando quais serão os municípios de todo Brasil que receberão a primeira parcela do garantia safra.
O Ceará é o estado que possui a maior quantia de investimento. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, 55 municípios e 71.581 agricultores que receberão a primeira parcela do seguro no dia 18 de julho.
As municipalidades irão receber 5 parcelas, correspondente ao valor de R$136,00, a partir de julho e segue até o mês de novembro. As localidades que não receberem a primeira parte do investimento neste mês, serão contempladas em agosto e terá continuidade até dezembro.
Fonte: Ceara Agora

Demóstenes Torres é cassado


O julgamento foi implacável: por 56 votos a favor, 19 contra e cinco abstenções, o Plenário do Senado cassou, nesta quarta-feira, o mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido) por envolvimento com o empresário do jogo do bicho e contraventor Carlinhos Cachoeira. Demóstenes caiu após confirmadas as suas ligações com o esquema de Cachoeira, que passava por tráfico de influência e articulações para garantir a presença da Construtora Delta em grandes obras do Governo Federal. Em 188 anos de existência, o Senado teve, nesta quarta-feira, uma data histórica com a cassação do seu segundo integrante - o primeiro foi Luiz Estevão (DF), cassado, em 2000, por envolvimento com o desvio de dinheiro na construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.
A votação foi antecedida de debates, discursos, críticas e frases duras contra o parlamentar de Goiás. O destino de Demóstenes estava traçado e o temor de poucos senadores sobre a absolvição do colega de Parlamento foi superado com as cadeiras ocupadas no plenário. Não tinha escapatória e a cassação era o único caminho para o Senado responder a aspirações populares sobre a necessidade de cortar na própria pele e dar exemplo de compromisso com a moralidade e a ética na política. O resultado da votação não foi diferente desse sentimento.
Os senadores encerram o primeiro semestre de atividades de 2012 deixando um bom exemplo para a atual legislatura: a cassação de um mandato tem um custo elevado, mas o custo seria maior se os senadores deixassem Demóstenes impune. É o primeiro parlamentar a cair por conta das investigações sobre o esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira e da construtora Delta. As investigações continuam, mas talvez a maior expressão política a ruir foi justamente o já ex-senador Demóstenes Torres.

Fonte: Ceara Agora