segunda-feira, 5 de julho de 2010

10% da população usam drogas, diz Polícia




Mais de 10% da população desta cidade, a maior do Sertão Central, consome drogas lícitas e ilícitas com frequência. O percentual representa cerca de oito mil habitantes. A divulgação feita neste fim de semana pelo delegado Marcos Sandro de Lira, pelas emissoras de rádio, deixou muita gente preocupada, principalmente os pais de crianças e adolescentes. De acordo com o titular da Delegacia Regional de Polícia Civil, a banalização do uso era extrema, ao ponto de cheirarem cocaína diante de todos.

Essa realidade reflete o diagnóstico levantado no fim do ano retrasado. Em dezembro de 2008, o Dário do Nordeste publicou reportagem sobre o avanço do consumo de drogas nesta cidade. "Quixadá tem verdadeira cracolândia". A manchete do Caderno Regional alertava sobre a expansão do tráfico no Interior do Ceará, em especial no mutirão do Campo Velho, onde moram 800 famílias.

O maior traficante daquela área residencial popular já foi preso. Também não se vê mais crianças e adolescentes consumindo crack pelas ruas daquele bairro. Mesmo assim, nos últimos levantamentos da Polícia Civil, foram detectados mais de 80 pontos de vendas de maconha, cocaína e crack na área urbana de Quixadá.

A ação dos traficantes também se estende pela zona rural. O movimento mais intenso é encontrado nos distritos de Custódio, Juá e Juatama. Em resposta ao tráfico, o delegado e sua equipe já prenderam 25 traficantes nos últimos 90 dias. Mais de 2kg de drogas foram tirados de circulação. Todavia, Marcos Sandro alerta as famílias para cuidarem de seus filhos.

Combater o tráfico, sem o apoio da sociedade não é uma tarefa fácil, desabafa. Por esse motivo, além do combate repressivo, realizado pelas polícias Civil e Militar, os trabalhos de prevenção com o público infantil são ampliados.

Este ano, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) atende a 1,3 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio. No primeiro semestre, sete escolas da rede municipal, estadual e particular foram contempladas com o programa. No ano passado, o Proerd atendeu a 647 alunos de Quixadá. De acordo com Cabo PM Cila Rodrigues, instrutor do programa, as ações de prevenção foram ampliadas com o objetivo de inibir o consumo.

O instrutor não acredita na promoção de campanhas isoladas. Afinal, quem foi dominado por algum tipo de droga consome todos os dias. Apesar do esforço, ele critica a falta de apoio, inclusive institucional e de políticas públicas no âmbito municipal. "A única coisa que fazem é abrir as portas das escolas para a gente. Do meu conhecimento Quixadá nem possui um Conselho sobre drogas. Para uma cidade festeira com certeza essa é uma demonstração de descaso do poder público local".

Em visita à Quixeramobim, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, demonstrou preocupação: "o pai responsável é aquele que se preocupa com seu filho. Saber onde ele está; com quem anda e o que está fazendo é fundamental", disse.

Fonte: Diario do Nordeste
Alex Pimentel