sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ronda do Quarteirão assume PROERD



A partir deste ano o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) será desenvolvido no Ceará por equipes do Batalhão de Polícia Comunitária (BPCOM), conhecido popularmente como Ronda do Quarteirão. O lançamento aconteceu na noite do dia 11, em Quixadá, na região Centro do Estado. Os alunos do Colégio Valdemar Alcântara foram os primeiros da cidade a receberem os policiais do Ronda do Quarteirão na sala de aula. Ontem, a solenidade foi na Escola de Ensino Fundamental Raimundo Marques.

Segundo o supervisor do XVIII Núcleo de Policiamento Comunitario, capitão Adriano Costa Cavalcante, 832 estudantes de Quixadá receberão orientações dos monitores do Proerd este ano. Além das escolas públicas municipais e estaduais, as particulares estão aderindo ao modelo pedagógico de orientação preventiva. O programa também deverá ser ampliado no Estado. Não funcionará apenas onde o Ronda do Quarteirão atua. Outras cidades serão contempladas. O objetivo é expandir o modelo em todo o Estado.

Juntamente com a implantação do programa preventivo, além das aulas, o Ronda do Quarteirão vai realizar a seguranças das escolas. Outra novidade, citada pelo capitão Cavalcante, será a visita domiciliar das equipes de policiamento e acompanhamento de crianças e adolescentes no caminho para casa. Será mais uma ação para evitar a abordagem de estranhos e evitar outro rumo após o término das aulas. Onze escolas desta cidade receberão a atenção especializada. Os percursos serão monitorados pelas câmeras instaladas nas viaturas.

Educador Social do PROERd em Quixadá, desde 2009, o cabo PM Cila Rodrigues, explica que o programa é desenvolvido nas turmas dos 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Policiais militares como ele são treinados e preparados para desenvolver o lúdico, por meio de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas. Após o curso, as crianças recebem o certificado Proerd. Antes, prestam o compromisso de manterem-se afastados das drogas.

Quanto à origem do PROERD, surgiu em 1983 nos Estados Unidos. Tem seus princípios baseados no D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles. Nos dias atuais está presente nos 50 Estados americanos, e em 58 países. No Brasil, chegou em 1992, com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Em 2003, chegou a Quixadá. Ficou paralisado de 2004 a 2009. Voltou no ano passado, com o apoio de empresários desta cidade. Nesse período, os instrutores pertenciam aos quadros da Companhia Policial Militar.

Segundo a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), houve diminuição de 49,5% no uso de drogas ilícitas entre estudantes da rede pública do País, na comparação com a última pesquisa, realizada em 2004. Esse cálculo levou em consideração o uso, continuado ou não, no ano, de solventes/inalantes, ansiolíticos, anfetamínicos, cocaína, maconha, crack e anticolinérgicos. Somente no caso da cocaína não foi observada redução do consumo. Os resultados são relativos ao VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio nas capitais brasileiras, concluído em 2010.

Redução do consumo

Especialistas consideram o crack uma epidemia social. O ex-secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Monteiro, chegou a confessar publicamente não saber como solucionar esse problema, enraizado no seio familiar. Mas, apostando nesse modelo de prevenção qualificada e inteligente, no Proerd, atuando no ponto mais sensível do mercado de entorpecentes, na redução da demanda, resultados positivos são alcançados. O programa funciona como ferramenta de policiamento comunitário, envolvendo a escola, alunos, famílias e a polícia numa discussão sobre drogas e malefícios. "O sinal de alerta soa antes do vício", diz o soldado PM João Campos, professor auxiliar do Proerd em Quixadá.

MAIS INFORMAÇÕES

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)/ Telefone: (85) 3101.3551

pmceproerd@yahoo.com.br

Alex Pimentel
Colaborador