quinta-feira, 28 de abril de 2011

Proerd conta com uma Coordenação Institucional


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) passa a contar em 2011 com uma coordenação institucional. O comandante do Batalhão de Polícia Comunitária (BPCOM), coronel da Polícia Militar (PM) Gomes Filho, está exercendo o cargo. A ideia é que o programa chegue aos 42 municípios contemplados com o Ronda do Quarteirão, ainda não beneficiados com o Proerd.
Segundo o coordenador institucional será realizada uma reunião com os 249 instrutores proerdianos, como são conhecidos, onde serão discutidas as mudanças adotadas para o segundo semestre deste ano. Ele ressalta que os policiais não irão apenas ministrar aulas de prevenção e orientação sobre os diversos aspectos das drogas, mais também farão a segurança dos alunos, fiscalizando o entorno das escolas antes e depois do período de aula, para evitar a comercialização na frente das instituições educacionais.
A expectativa é que ao final de cada semestre 100 escolas tenham sido beneficiadas com o Proerd. O programa quer atingir também os pais destes alunos, para que eles tornem-se multiplicadores orientando outros jovens a ficar longe do mundo das drogas. O coordenador institucional afirma o Proerd já orientou contra as drogas cerca de 150 mil alunos, de 95 municípios.
De acordo com o fundador e coordenador estadual do Proerd, coronel PM Francisco Austregésilo Rodrigues Lima, o público-alvo do programa são alunos do 5º e 6º anos, com faixa etária de 9 a 12 anos de idade. Ao final do curso é realizada uma formatura, onde os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de “Aluno Proerd”.
Proerd e sua história
O Proerd foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983 com o nome de Drug Abuse Resistance Education (DARE), em parceria com o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia, para ser implantado nas escolas. Hoje o programa está presente em aproximadamente 50 países. O Ceará foi o quinto Estado a implantar o Proerd, que em 2011 completa 11 anos de existência.

Fonte: SSPDS