sexta-feira, 31 de maio de 2013

“Zona da morte”: Adolescente é assassinado com um tiro na cidade de Quixadá

Populares solicitam do Comando da Polícia Militar que seja realizado uma operação no local e uma viatura no bairro. 

Um adolescente foi morto no início da tarde dessa sexta-feira, 31, na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense. O crime ocorreu mais uma vez na área chamada de “zona da morte”. O assassino chegou a pé, armado de revólver e iniciou a perseguição, o menor ao perceber que que iria morrer, fugiu do local, mas foi acertado alguns metros depois.

Conforme as informações do 9º Batalhão da Polícia Militar de Quixadá, a vítima foi o adolescente Antonio Amilton Penha Nobre, 17 anos, atingido com um tiro no peito esquerdo, o qual morreu minutos depois no local do crime. Policiais acreditam, que o motivo do delito tenha ligação com o tráfico de entorpecente.

O autor do crime é conhecido no bairro, mas ninguém quis colaborar com a polícia por ter medo de sofrer represália de traficantes que dominam o Mutirão do bairro Campo Velho, área delicada da cidade de Quixadá. Vários homicídios e tentativas já foram registrados nos últimos meses.

Na noite dessa quinta-feira, 30, já havia acontecido uma tentativa de homicídio, cerca de alguns metros do local do crime de hoje, onde o servente Francisco Ilton da Silva Castelo Branco, 23 anos, foi baleado por dois indivíduos que transitavam em uma motoneta.

Populares solicitam do Comando da Polícia Militar que seja realizado uma operação no local e, que fique uma viatura dando cobertura.

Fonte: Revista Central

Saiba como baixar o aplicativo de celular que permite consultar placas de veículos

Um aplicativo com sistema operacional Android,  disponível em equipamentos móveis, irá auxiliar o trabalho das polícias na recuperação de veículos furtados ou roubados. O grande diferencial nesta ação é que a ferramenta tecnológica estará disponível para qualquer cidadão que tiver um aparelho com aplicativo que possibilita a consulta de placas de veículos. O serviço, chamado de Placa Legal, foi lançado nesta segunda-feira (06) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

A consulta também poderá ser realizada pelo site da Sesp. A iniciativa do Governo do Espírito Santo viabiliza a consulta dos dados para que a população possa colaborar com as ações de segurança e acionar as forças policiais sempre que houver necessidade.
“Com o Placa Legal, teremos ainda mais a participação do cidadão nas ações de segurança. O aplicativo irá permitir ao usuário verificar placas de veículos suspeitos e acionar a polícia em casos que haja restrição de furto e roubo ou, até mesmo, quando existirem dados  incompatíveis onde há suspeita de placas clonadas, por exemplo”, explica o secretário de segurança pública, André Garcia.

Como usar

O aplicativo Placa Legal, para Android, na versão beta poderá ser baixado do Google Play, que é o repositório de aplicativos do Google. Para os demais dispositivos, também é possível fazer a consulta de placas no site da Sesp (http://www.sesp.es.gov.br), utilizando o navegador de internet. Basta clicar no banner “Placa Legal” e digitar a placa do veículo a ser consultado.
A consulta ao bando de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) acontece instantaneamente. O acesso permite ao usuário saber se existe restrição de furto ou roubo do veículo.

A possibilidade de clonagem de placa também pode ser observada. Ao digitar a sequência de letras e números, com ou sem registro de furto ou roubo, aparecem também informações como marca/modelo/cor. Caso as características apontadas pelo sistema não confiram com o veículo cuja placa foi consultada, pode ser clonagem e o cidadão também por acionar a polícia pelo Ciodes 190.

Tecnologia

O aplicativo Placa Legal é gratuito e foi cedido à Sesp, pela Geocontrol, que idealizou e desenvolveu o serviço. A empresa Geocontrol é capixaba e especializada no desenvolvimento de hardwares e softwares para melhoria da segurança pública e mobilidade urbana. Também é da mesma empresa o Conecta, computador de bordo que funciona nas viaturas da Polícia Militar do Espírito Santo.


O sistema Conecta garante que os policiais façam de forma imediata a verificação de fichas criminais de pessoas suspeitas e consultas de placas de veículos. O serviço tem otimizado o trabalho da polícia que antes precisava acionar, via rádio, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para obter informações.

Agricultor é vitima de atropelamento fatal após saltar de motocicleta na CE 371

Neste dia 30/05/2013, por volta das 18:30, a Policia Militar via 190 foi informada que ocorrera um acidente na CE 371 que liga Solonopole a Jaguaretama, próximo ao distrito de Pasta.

Populares informaram que um homem havia sido atropelado por um veiculo, de imediato foi acionada a viatura da PM, que foram até  local e constataram que  Francisco Joênio Sousa , amasiado, agricultor, natural de Solonopole, 27 anos, o mesmo vinha na garupa de uma motocicleta não identificada e ao pular do veiculo veio a colidir com alguns animais na pista, sendo atropelado fatalmente por um veiculo também não identificado, e que ficou no local apenas uma tarjeta, com a inscrição “Solonopole/Ce”, do veiculo atropelador.

O Rabecão com a  pericia de Quixeramobim/Ce  foi acionado para recolher o corpo da vitima ao IML.


Fonte: COPOM

Policia Militar prende casal por roubo de motocicleta em Choró

Neste dia 30/05/2013, por volta das 21h00min, JAIR PORFILIO FREIRE DE PAULA, 19 anos, amasiado, natural de Fortaleza, residente na localidade de Serra da Palha, zona rural de Choro, juntamente com sua amasia HELEN TAINARA DO NASCIMENTO PAIVA, 21 anos, vendedora, natural de Canindé,  roubaram uma motocicleta Honda/CG 125 FAN, de cor preta, ano 2009, de placa HWT9824, na cidade de Canindé e quando trafegavam próximo a localidade de Serra da Palha, zona rural de Choro, vieram a cair e somente o condutor veio a se machucar, sofrendo várias escoriações pelo corpo e levou uma forte pancada na cabeça, sendo ele socorrido por populares ao hospital da cidade de Choro e após ser transferido para Quixadá foi encaminhado ao Instituto do Dr. José Frota, em Fortaleza. 

Policiais Militares foram acionados, comparecendo ao local e conduziram a motocicleta para Unidade Policial e Helen Tainara do Nascimento Paiva, para a delegacia de Canindé, onde foram adotadas as medidas legais.


Fonte: COPOM

Servente sofre tentativa de homicídio a bala em Quixadá

Neste dia 30/05/2013, por volta das 22h:30min, na Rua Neo Martins, S/N - Mutirão do Campo Velho, FRANCISCO ILTON DA SILVA CASTELO BRANCO, 23 anos, solteiro, natural de Quixadá, servente,  foi vitima de uma tentativa de homicídio a bala, praticada por dois indivíduos que transitavam em uma motoneta Honda Pop. Foram efetuados vários disparos contra a vitima, sendo que apenas um a feriu, à altura do cotovelo direito,  ele foi socorrida por populares ao Hospital Eudásio Barros, não correndo risco de morte.


Policiais do Ronda e FTA , tomando conhecimento do fato compareceram ao local, e de posse de informações passaram a diligenciar, mas sem êxito, na identificação dos acusados. A vítima foi instruída a comparecer na DRPC, para registrar o ocorrido.

Fonte: COPOM

Assaltantes armados de pistola roubam motocicleta de estudante em Morada Nova

Neste dia 30/05/2013, sexta-feira, na rua Cipriano Maia, por volta das 23:00h, dois elementos armados de pistola, em uma motocicleta Honda 150 titan, de cor vermelha, roubaram um veículo Volkswagen, crossfox, preto, ano/modelo 2006/2007, placa HYT- 4888.

Segundo relatou BRUNO MENDONÇA PARENTE, 21 anos, solteiro, estudante em Morada Nova, os dois bandidos aproximaram-se do veículo, um deles saltou da motocicleta e apontou a arma para sua cabeça; este desceu e entregou o veículo.

A Policia Militar foi acionada, realizaram diligências com o objetivo de prender os bandidos, mas, até o momento, sem sucesso.


Fonte: COPOM

Meliantes armados roubam frentista em Posto de Combustível em Quixadá

Neste dia 31/05, por volta das 03h20min, no posto Campo Novo, localizado na avenida presidente Vargas s/n, bairro Campo Novo, o frentista Renato Fidelis de Sousa, 26 anos, natural de Quixadá – CE, casado, o mesmo foi abordado por quatro homens armados com facas que roubaram um notebook ZTEC e evadiram em seguida tomando rumo ignorado.

Viaturas do Ronda do Quarteirão foram acionada, compareceram ao local da ocorrência e após conversarem com a vítima, passaram a diligenciar na tentativa de identificar e prender os acusados, porem até o momento, não obtiveram êxito.


Fonte: COPOM