sábado, 7 de julho de 2012

FBI alerta sobre vírus que vai "desconectar" 300 mil computadores no dia 9 de julho

Milhares de computadores vão ficar sem internet na próxima semana por causa de uma manobra do FBI para acabar com o malware DNS Changer. A polícia federal norte-americana avisou por meio de um comunicado oficial que vai desconectar todos os computadores infectados com o vírus na segunda-feira (9). O FBI estima que 360 mil PCs serão atingidos no mundo todo.

A manobra é a última parte de uma operação contra esse tipo de malware. Quando o DNS Changer começou a infectar os computadores no final de 2011, o FBI criou uma rede de segurança para proteger os usuários atingidos. Essa rede será desativada na próxima segunda-feira ao meio-dia (13 horas no horário de Brasília). Isso fará com que os PCs infectados saiam do ar.

O que é o DNS Changer

De acordo com o FBI, o DNS Changer é um tipo de malware que “controla” o computador dos usuários. Ou seja, as máquinas infectadas pelo vírus podem ser comandadas de forma remota por outras pessoas. Com isso, os hackers podem organizar ataques usando esses PCs ou realizar operações fraudulentas.  

Páginas como o Google e o Facebook estão repassando alertas para usuários que podem estar com os computadores infectados pelo DNS Changer. A orientação é de que os usuários resolvam o problema antes da segunda-feira sob pena de ficarem sem conexão da internet.

É possível verificar se o seu computador está infectado fazendo um teste no site http://www.dns-ok.us/. Ao acessar a página, um banner vai informar se a sua rede está infectada. O relatório do FBI sobre o vírus pode ser visto neste link.

Fonte: Uol