sábado, 12 de maio de 2012

Avó, mãe e filho são presos por tráfico de drogas em Juazeiro do Norte


Um jovem de 18 anos foi preso por ter sido encontrado em posse de três pedras de crack e cinco papelotes de cocaína em Juazeiro do Norte, por voltas das 11h30 da manhã da última sexta-feira (11). A avó e a mãe do acusado também foram detidas por tráfico de drogas, segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI).
Na casa da família, situada no bairro João Cabral, foram encontrados um pássaro silvestre engaiolado, seis celulares e um pen drive, de conteúdo ainda não divulgado. Os policiais também apreenderam R$ 85,15 em moedas e R$ 1.090 mil em cédulas, além de pequenos sacos plásticos que seriam utilizados para embalar os entorpecentes. 

Todos os suspeitos foram levados à Delegacia Regional da Polícia Civil da 20ª região (20ª DRPC), em Juzeiro do Norte, e, após interrogatório, encaminhados para a cadeia pública do município.


Fonte: Diario do Nordeste

Professores e servidores do IFCE paralisam atividades na terça-feira

Eles vão aderir à paralisação nacional dos professores de universidades federais.



Os professores e servidores técnico-administrativos dos campi do Instituto Federal de Educação das cidades de Canindé, Sobral, Limoeiro do Norte, Tauá, Maracanaú e Umirim vão parar as atividades na próxima terça-feira (15). Eles vão aderir à paralisação nacional dos professores de universidades federais marcada para o mesmo dia.
De acordo com David Moreno, secretário de política sindical do Sindicato dos servidores do instituto federal de Educação do Ceará, a categoria reivindica reajuste salarial. Segundo o SIDSIFCE, os professores não recebem aumento salarial há três anos. 


Fonte: Ceara Agora


Mulher morre após ver genro baleado em Pedra Branca


A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira, 11, no Sítio Andreza, no município de Pedra Branca, no Sertão Central. Segundo informações, um agricultor de 47 anos foi atingido por três tiros no braço esquerdo e um no abdômen.

O agricultor baleado é genro da Sr. Deusulina Parnaíba, 64 anos. Informações dão conta de que Deusulina ao ver seu genro baleado foi acometida por um infarto, vindo a falecer. 

O agricultor foi levado ao Hospital Municipal e em seguida transferido à Fortaleza, mas não corre risco de morte. A idosa, se viva, completaria 65 anos na próxima quarta-feira, 16. A Polícia investiga o caso.


Postado por: Jornalismo - SMC / Com informações do Diário Sertão Central

Um detento morre e três ficaram feridos após briga na CPPL I

Um detento morreu e outros três ficaram feridos neste sábado (12) após uma briga entre presos na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. O interno morto foi identificado como Anderson Ramos Ferreira, de 23 anos.

De acordo com informações de agente penitenciários, a briga ocorreu dentro de uma das celas por volta das 7h30. Os detentos teriam usado facas para agredir um ao outro. O motivo seria uma rixa entre eles. No momento da briga, a CPPL I estava lotada, por conta das visitas do Dias das Mães.

Os três presos feridos foram identificados como Paulo André Pereira Esteves, Doglas Francisco da Costa e Alan Vasconcelos Teixeira. Eles foram encaminhados ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza. Segundo a mulher do detento morto, um desses três é o acusado do crime.  

Após apuração da polícia e dos peritos, o movimento na CPPL I foi normalizado. O Jangadeiro Online tentou entrar em contato, por telefone, com a assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus), para confirmar se a visita pernoite será mantida ou não, sem sucesso.


Fonte: Jangadeiro Online

Iguatuense morre atropelado em rodovia entre Quixadá e Banabuiú


O motorista atropelador não se apresentou a polícia.
Um atropelado fatal aconteceu na noite desta sexta-feira, na CE-113 altura do km 164 sentido Quixadá para Banabuiú, houve o atropelamento de um homem que transitava em uma bicicleta, o veiculo atropelador não teve suas características anotadas.

Populares informaram que um veículo em alta velocidade bateu no rapaz e empreendeu fuga, tomando rumo ignorado, a vitima veio a óbito momentos após a colisão. Compareceram ao local o rabecão do IML em Quixeramobim, juntamente com o perito Marcos Ferreira.

A vítima foi identificada sendo Edvandro Alves Salviano, 34 anos, natural de Iguatu, residente no sitio Recreio naquele município da região Centro-Sul.

A situação dessa rodovia encontra-se em bastante caótica, tendo em vista que há muitos buracos em todo o percurso, por isso há a necessidade de circular com maior atenção para que fatos dessa natureza não ocorram mais.

O motorista atropelador não se apresentou a polícia e a agora as investigações vão tentar identificar quem foi o responsável


Fonte: Revista Central

Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil visitará mais 17 municípios

Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil visitará mais 17 municípios

A Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil dá continuidade na próxima segunda-feira (14), em Senador Pompeu, as atividades de sensibilização e mobilização da sociedade civil. O objetivo da ação é obter compromissos dos poderes executivo, legislativo e judiciário para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial a educação.

A comitiva percorrerá todas as regiões do Estado até o dia 28 de junho, quando serão visitadas as cidades que são sedes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE). Além de Senador Pompeu, receberão a Caravana, as cidades de Iguatu, Tauá, Crateús, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Itapipoca, Maracanaú, Canindé, Baturité, Quixadá, Horizonte, Russas, Jaguaribe e Icó.

As atividades da Caravana no Ceará são coordenadas pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Ceará, que tem a frente o Ministério Público do Trabalho, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Assembleia Legislativa, dentre outros órgãos e entidades de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Calendário da Caravana

14 de maio: Senador Pompeu (Crede 14)
15 de maio: Iguatu (Crede 16)
16 de maio: Tauá (Crede 15)
17 de maio: Crateús (Crede 13)
28 de maio: Sobral (Crede 6)
29 de maio: Tianguá (Crede 5)
30 de maio: Camocim (Crede 4)
31 de maio: Acaraú (Crede 3)
1º de junho: Itapipoca (Crede 2)
11 de junho: Maracanaú (Crede 1)
13 de junho: Canindé (Crede 7)
14 de junho: Baturité (Crede 8)
15 de junho: Quixadá (Crede 12)
25 de junho: Horizonte (Crede 9)
26 de junho: Russas (Crede 10)
27 de junho: Jaguaribe (Crede 11)
28 de junho: Icó (Crede 17)
 

Fonte: Ceara agora

[Internacional] Criada droga que previne Aids


De acordo com estudos, a nova droga pode reduzir o risco de infecção pelo HIV de 44% a 73%
Washington. Uma equipe de especialistas de saúde dos Estados Unidos defende o uso de uma droga denominada Truvada, primeiro medicamento desenvolvido para prevenir que indivíduos saudáveis contraiam o vírus HIV.

No entanto, a medida divide opiniões no meio médico e só será aplicada no país após a definição do órgão oficial que é responsável pelo tema.

O Comitê Consultivo sobre Drogas Antivirais, agência reguladora norte-americana de medicamentos e alimentos (cuja sigla em inglês é FDA) recomendou o uso da droga no tratamento dos pacientes. O FDA tem até o dia 15 de junho para decidir sobre o assunto.

Para os especialistas, a aprovação da droga representa um marco histórico na luta contra a aids. A recomendação é que o Truvada seja associado a outras drogas retrovirais.

De acordo com estudos feitos em 2010, a nova droga pode reduzir o risco de infecção pelo HIV de 44% a 73%.

Experimentalmente, desde 2004, o Truvada tem sido usado como um tratamento para pessoas infectadas com o HIV nos Estados Unidos. Em votação, durante um painel com representantes de especialistas e da comunidade, a aprovação do novo medicados obteve 19 votos favoráveis e 3 contrários.

Ficou acertado que a droga será receitada para o grupo considerado de maior risco, homens não infectados que tem relações sexuais com múltiplos parceiros também homens.

Também foi aprovado, por maioria dos votos, a prescrição do Truvada para pessoas não infectadas que tem parceiros portadores do HIV e para outros grupos considerados em risco de contrair o vírus através de atividade sexual. Porém, houve oposição de alguns especialistas e integrantes de grupos que defendem os direitos da comunidade HIV. Segundo os contrários à droga, o receio é que os usuários podem ganhar uma falsa sensação de segurança e assim diminuir a prevenção e os tratamentos paralelos.

Também há medo que o alto custo do Truvada impeça o financiamento para os demais tratamento de combate à doença.

A votação no comitê ocorreu depois de uma reunião de 11 horas em Silver Spring, Maryland, e uma longa sessão de comentários.

Associado

O uso do medicamento Truvada já foi aprovado pela FDA para pessoas que já tem o vírus HIV e é tomado junto com outros medicamentos. A FDA não é obrigada a seguir o aconselhamento do comitê, mas geralmente segue. 

Fonte: Diario do Nordeste

Português é morto com tiro de espingarda em Paraipaba

Um homem, natural de Portugal, foi assassinado a tiros na Vila Penha, distante 10 km de Paraipaba. O crime foi registrado por volta das 20h30 desta sexta-feira (11).

José Arquimedes Ribeiro, de 42 anos, se dirigiu à residência de Armando Luiz Dias Barata e iniciou uma discussão. Logo depois, efetuou um disparo contra Armando com uma espingarda socadeira. O tiro atingiu o pescoço da vítima. O motivo do disparo ainda é desconhecido.

O português foi encaminhado para o Hospital do Município, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o acusado prestava serviço para a vítima em seu sítio.


Fonte: jangadeiro Online

Rodovias cearenses registram 29 acidentes com três pessoas mortas


As polícias rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) registraram um total de 29 acidentes que deixaram 14 pessoas feridas e três mortas nas últimas 24 horas nas estradas do Ceará. 

Nas rodovias estaduais do Ceará aconteceram 16 acidentes, com seis pessoas feridas e duas vítimas fatais. Uma das mortes aconteceu durante uma colisão entre um carro e uma motocicleta na sexta-feira na CE-040, km 39, no município de Aquiraz. 

O motociclita, César Silva de Oliveira, de 53 anos morreu após uma colisão com um automóvel. De acordo com a PRE, o homem estava com capacete, mas não tinha habilitação. 

Em Quixadá, na CE-060, km 164, o ciclista, Eduardo Salvino Filho, 34 anos morreu após ser 'colhido' por um carro que fugiu do local sem prestar socorro. 

Na manhã deste sábado (12), um homem perdeu o controle do veículo que conduzia e capotou duas vezes na Avenida Senador Carlos Jereissati na próximo ao Aeroporo de Fortaleza. 

Segundo a PRE, o homem informou que perdeu o controle do carro quando desviou de um veículo que fez uma ultrapassagem perigosa para evitar uma colisão. O motorista do veículo sofreu apenas escoriações leves. 

Atropelamento

Um homem de 45 anos foi atropelado na noite desta sexta-feira (11) na BR-222, km 8,2, em Caucaia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Francisco Sidney Brás Lima morreu no local.
O acidente aconteceu por volta das 20 horas. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou nas últimas 24 horas, 13 acidentes que deixaram oito pessoas feridas e uma vítima fatal.


Fonte: Diario do Nordeste

Polícia do CE procura golpistas que compram com dinar dizendo ser euro

A polícia está à procura de dois homens suspeitos de aplicar golpes na Grande Fortaleza com uso de moedas de pouco valor em relação ao real. Eles foram flagrados por imagens do circuito interno de segurança em uma loja de Maracanaú nesta quinta-feira (10).

Na loja de Maracanaú, eles fizeram uma compra no valor de R$ 800 e pagaram com notas de dinar iraquiano que, somadas, valem menos de R$ 1, de acordo com a Polícia Civil. Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos alegam que as notas são euros ou moedas da europeias bastante valorizadas.

"Eles compram produtos caros, e fizeram uma festa toda. Eles usam cédulas iraquianas e o valor é ínfimo", diz Wagner Cavalcante, delegado de Maracanaú. Cavalcante pede que pessoas que tenham visto os suspeitos usando cédulas iraquianas denunciem à Polícia Civil, por meio do telefone 190.
Ainda conforme Wagner Cavalcante, um dos membros do grupo foi preso no início desta semana e outros dois "estão soltos aplicando golpes" com notas de dinar, a moeda iraquiana. De acordo com o câmbio desta semana, R$ 1 equivale a 1.165 dinares.


Fonte: G1

Professores de universidades federais do Ceará devem paralisar atividades


Professores das universidade federais do Estado do Ceará (UFC e Unilab) devem paralisar as atividades na segunda-feira (14). A decisão é resultado de uma assembleia realizada pela categoria no último dia 25 de abril.

Para a ocasião, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais dos Estado do Ceará (ADUFC) convocou todos os docentes a participarem de uma assembleia geral, a partir das 10 horas, no auditório do Centro de Ciências da UFC (Campus do Pici). No mesmo dia, haverá um ato público, previsto para começar às 15 horas, no Pátio da Reitoria da UFC.
 
Reivindicação

De acordo com a liderança do movimento, o objetivo da paralisação é protestar contra a morosidade do Governo Federal no atendimento ao Acordo Salarial assinado em agosto de 2011, e das negociações do Grupo de Trabalho (GT) de Reestruturação da Carreira Docente.

Com transmissão pela Internet, a assembleia geral tem caráter deliberativo e deve informar à categoria sobre o andamento das negociações e discutir novas estratégias do movimento. A expectativa dos organizadores é que possa ser aprovado um indicativo de greve para o início de junho – dependendo do desfecho das negociações do GT de Reestruturação da Carreira Docente, pretendida pela categoria para até 31 de maio.
Já o ato público, a ser realizado em conjunto com outras categorias federais – servidores da UFC, auditores fiscais, servidores do INSS, contará com tribuna livre, esquetes teatrais e mais informes quanto à reunião do GT de Reestruturação da Carreira Docente, realizado em Brasília.

Fonte: Jangadeiro Online

Ceará registra mais de 30 mil nascimentos de bebês em 2012


De janeiro a abril deste ano, o Ceará já ganhou 30.299 novos cearensezinhos, segundo dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). A cada nascimento, o Estado também ganha novas mães e com elas mais carinho, amor e compreensão.

Em janeiro foram 10.683 partos registrados em todo Ceará, já em fevereiro foram realizados 8.870. O mês de março recebeu 8.398 novos cearenses. Os dados de abril ainda não foram fechados, mas já apontam 2.348 sorrisos de novas mães.

Com a preparação da chegada do filho, a mãe precisa acompanhar a gestação desde o seu descobrimento e realizar regulamente os pré-natais. Caso a gestante seja diagnosticada com algum problema de saúde, ela precisa de um acompanhamento médico e conhecer quais unidades de saúde em Fortaleza estão preparadas para recebê-la no momento do nascimento da criança.

Maternidades

Em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece quatro unidades com profissionais preparados para realizar partos. São elas: Gonzaguinha de Messejana, Prefeito José Walter, Barra do Ceará e o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Já a Sesa prepara os profissionais do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do César Cals, que é referência no Estado em acompanhamento das gestantes e realização de partos.

De acordo com a assessoria do Hospital César Cals, a unidade realiza 470 partos por mês. O local também oferece nutricionistas, psicólogos e cursos para ajudar as mães de primeira viagem.

As futuras mamães que apresentam doenças crônicas durante a gravidez, como pressão alta e diabetes, e não têm condições de ficar em casa são acolhidas pela “Casa da Gestante”. Uma enfermaria que tenta reproduzir um ambiente familiar, onde a mãe e o bebê possam se sentir em casa.

No local, muitas trocas de experiências, cuidados e expectativas para a chegada do bebê e de uma nova mãe. Mas alguns percalços podem atrapalhar uma gestação saudável e tranquila. Sustos que podem ser solucionados com a Medicina Fetal, especialidade que também é oferecida gratuitamente no César Cals.

Medicina Fetal

Segundo obstetra Everardo Guanabara, a medicina fetal se preocupa com a saúde do feto, o que é de suma importancia para a mãe. Desde 2000, o laboratório para exames e tratamentos funciona no César Cals.

Por semana, cerca de 25 mães são atendidas. “Através dos ultrassonografias podemos descobrir se o bebê tem algum problema como má formações, ou síndromes. A  mãe é encaminhada ao laboratório e o tratamento é iniciado imediatamente, possibilitando uma gestação tranquila.” explica o médico.


Fonte: Jangadeiro Online