sexta-feira, 18 de maio de 2012

PROERD é homenageado em Sessão Solene na Assembléia Legislativa




O Programa Nacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) foi homenageado em solenidade realizada na tarde de ontem (15), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em comemoração ao seu 12º aniversário de criação.

O fundador e coordenador especial do programa, Cel PM RR Francisco Austregésilo Rodrigues Lima, lembrou a história da fundação do programa aqui no Ceará, e disse: “O sucesso do PROERD se deve, exclusivamente, a boa vontade dos instrutores. Sem seu prestígio e competência, talvez nem estivéssemos comemorando esse décimo segundo aniversário”.

Durante o evento, foram homenageados com placas comemorativas a ex-deputada Lívia Arruda, autora do projeto que definiu o dia 4 de maio como Dia Estadual do Proerd; o Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, Comandante do Ronda do Quarteirão e Coordenador Institucional do Proerd; o Cel PM Walberto Gadelha; e o Maj PM Eldácio Aragão.

O Coordenador Institucional do Proerd, Ten-Cel PM Alencar, ressaltou a importância do Programa para a sociedade cearense e para a PMCE: “Nós, do Ronda do Quarteirão, temos como ponto de honra mais essa missão: a de coordenar o Proerd no Estado do Ceará, e entendemos essa enorme responsabilidade como reconhecimento da importância da nossa querida Corporação, a Polícia Militar do Ceará. O PROERD para nós é uma missão, que estamos cumprindo com muita dedicação e continuaremos a cumprir para que cada vez mais consigamos apontar um caminho livre das drogas para nossas crianças.”

O PROERD tem como Secretário Executivo o Major PM Marcello de Lima Furtado, que também esteve presente à Sessão Solene. Atualmente, o Proerd atende a cerca de 200 mil crianças distribuídas em 110 municípios cearenses. O Dia Estadual do Proerd, comemorado em 4 de maio, também foi lembrado durante a sessão.

Assessoria de Comunicação do Ronda / BPCom

Manifestantes queimam pneus e bloqueiam duas estradas estaduais no Maciço de Baturité


Cerca de 230 manifestantes bloquearam a CE-060, nas proximidades do quilômetro (km) 75, e a CE-356, no km 34, nesta sexta-feira (18), segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O protesto contra as ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) interditou as passagens para as cidades de Aracoiaba, Baturité, Quixadá, Capistrano, Fortaleza e Itapiúna.
"Já queimaram madeira e pneus na pista. Além disso colocaram os carros para bloqueio. Fizeram uma barricada mesmo", conta o subtenente Antônio Marcos, da PRE.
Desde as 8h da manhã, motoristas e passageiros fazem a interdição das estradas e exigem a presença da imprensa."Aqui não passa nem o governador. Nós vamos bloquear tudo, até que a imprensa venha aqui. Eu faço uso dos serviços e vejo como os motoristas vêm sofrendo com as multas.", diz Josenias Evangelista de Abreu, um passageiro.
Eles reclamam das penalidades as quais os agentes do Detran têm submetido os topiqueiros e motoristas de D-20 que fazem transporte de pessoas na região. Os manifestantes acusaram o departamento de perseguição e disseram que já estiveram na mira de armas de fogo para que parassem de "rodar".
"Queremos saber como fazer para legalizar. O pessoal dos matos dependem desse transpote para conseguir trabalhar honestamente", explica Josenias.
Transporte clandestino
De acordo com o departamento de trânsito, os motoristas fazem transporte intermunicipal de pessoas clandestinamente. "Houve uma licitação, para empresas e cooperativas, que cedia a concessão para fazer linhas regulares de passageiros. Os clandestinos querem ter os mesmos direitos que a empresa e a cooperativa que ganharam o processo licitatório", explica Auxiliadora Abraão, gerente de fiscalização de transporte do Detran.
Quanto ao uso de armas de fogo, o Detran se defendeu das acusações e informou que os agentes não têm e nunca tiveram porte legal de armas, logo não poderiam afrontar motoristas dessa maneira. Quando há necessidade de uma fiscalização reforçada, segundo Auxiliadora, o órgão recorre à PRE para auxílio.
Situação dos veículos
A gerente afirmou que os veículos que fazem rotas clandestinas estão em mau estado e são, em geral, antigos, com 15 ou mais anos de uso. Por outro lado, as cooperativas legalizadas gastaram para renovar a frota e oferecer segurança e conforto para os passageiros - exigências que constavam na licitação.
Ela disse também que os membros das cooperativas que ganharam a concessão se sentem prejudicados pelos ilegais, motivo pelo qual o Detram tem sido cada vez mais atuante na região.
Fonte: Diario do Nordeste

Deputado recolhe 30 assinaturas para instauração de CPI para investigar Federação Cearense de Futebol




O deputado estadual e vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Idemar Citó (DEM), formalizou na manhã desta sexta-feira (18), a solicitação de instauração de CPI para investigar possíveis irregularidades na Federação.
Segundo o deputado, além de causas trabalhistas, um dos principais motivos que levaram ao pedido de inquérito foi a comprovação de irregularidade na prestação de contas da renda do jogo Fortaleza x Flamengo, durante a Copa do Brasil, ocorrido em março do ano passado.
A Federação e o Fortaleza Esporte Clube haviam sido multados em R$ 20 mil, em julgamento ocorrido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em outubro de 2011.
O pedido de CPI obteve 30 assinaturas na Assembleia Legislativa, sendo que apenas 12 eram necessárias.
Intriga?
Durante o pronunciamento, Citó disse não ter "nada contra o presidente da FCF (Mauro Carmélio) nem outros funcionários. Ele afirmou que está "apenas cumprindo a obrigação de fiscalizar".

 
Procurado pela reportagem, o presidente Mauro Carmélio disse que o pedido CPI foi movido por "questões pessoais". Ele disse ainda que não se sente preocupado com a possível instauração do inquérito, pois teria "diversas provas para atestar a própria honestidade na administração.

Fonte: Diario do Nordeste

Assaltantes explodem caixas eletrônicos em Apuiarés


Assaltantes explodiram caixas eletrônicos em duas agências bancárias do município de Apuiarés, por volta de 00h30 desta sexta-feira (18).
Os oito suspeitos se dividiram em grupos, durante a operação. Cerca de três deles se dirigiram ao destacamento de polícia do município e efetuaram disparos de escopeta calibre 12 e pistolas contra as viaturas e a sede do destacamento.
Os quatro policiais que estavam de plantão no local se mantiveram na retaguarda. "Eles chegaram de repente e efetuaram cerca de 40 disparos contra nosso efetivo", afirma o SD Regitânio, enfatizando a audácia dos suspeitos. Nenhum dos policiais ficou ferido.
O restante dos homens foi em direção ao Banco do Brasil e explodiu o caixa eletrônico da agência. Logo após, eles se dirigiram ao Bradesco e fizeram mais uma explosão. A perícia ainda não informou a quantidade de dinheiro roubada.
Os dois bancos estavam fechados no momento do assalto e não há, portanto, informação de reféns ou feridos.
Os suspeitos fugiram num veículo Polo, de cor preta, que foi abandonado a 3km de Apuairés, em via carroçável a caminho de Pentecostes. O carro estava incinerado, quando a polícia chegou ao local. Testemunhas afirmam que uma moto também pode ter sido usada na fuga.
Neste momento, a polícia local está realizando buscas na região com reforços da Capital e de destacamentos vizinhos, como General Sampaio, Pentecostes e Canindé.
Fonte: Diario do Nordeste


[Combate as Drogas] Programa da PM é destacado na Assembléia Legislativa




De acordo com Inês Arruda, o Proerd segue a filosofia de um programa norte-americano de resistência às drogas. No Brasil, aponta, a versão do programa foi fundada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1992 e só chegou ao Ceará, em 2000. "Neste mês foram formados os primeiros 27 instrutores, pela equipe mista de mentores Proerd de Santa Catarina e São Paulo", ressaltou.

Segundo a deputada, o programa é um desdobramento do policiamento ostensivo escolar, preventivo e essencialmente comunitário, executado por PMs nas unidades de ensino, nas famílias e nas comunidades, por meio de estratégias preventivas e adequadas às especificidades socioculturais do público alvo. Ela assegura que o Proerd leva em consideração a realidade das escolas, dos alunos, das famílias e das comunidades.

Comportamentos

"As atividades do programa têm caráter educativo que visam desenvolver nos indivíduos o reconhecimento autoconsciente de que o uso indevido de drogas e a adoção de comportamentos violentos interferem direta e indiretamente na qualidade de vida individual, familiar e coletiva", destaca.
Após 12 anos de instalação no Ceará, o programa, conforme a deputada, está em expansão na Capital e no Interior do Estado. 

Segundo Inês Arruda, o Proerd conta, atualmente, com 92 instrutores, já tendo sido aplicado em 110 municípios cearenses, abrangendo cerca de 2160 escolas dentre públicas e particulares. Conforme a parlamentar, foram formados aproximadamente 200.000 alunos da faixa etária de 9 a 12 anos. Ela deixa claro que o Proerd tem fortalecido a relação da Polícia Militar cearense com a comunidade, criando uma nova imagem do papel dos policiais, agora apresentado às crianças como um "distinto amigo engajado em protegê-la das drogas e da violência".

A parlamentar aponta que é do conhecimento de todos que as drogas já se alastraram não apenas nas grandes cidades, mas também no Interior, por isso, defende ser indispensável a prevenção "a esse flagelo social", através da conscientização sobre os males causados pelas drogas. "É oportuno ressaltar que, desde a implantação do Proerd, até hoje, não se tem registro do envolvimento de nenhum dos alunos do programa com drogas, o que demonstra a eficiência da metodologia do programa", analisou a deputada.


A deputada Inês Arruda (PMDB), destacou ontem, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, o Programa Nacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que completou, neste mês, 12 anos de criação. O Proerd, conforme explicou a parlamentar, é um programa administrado pela Polícia Militar do Ceará, desenvolvido na comunidade escolar com a participação da família, visando prevenir os jovens contra o uso das drogas e da violência no Estado do Ceará.

Esta semana, alguns policiais envolvidos com o projeto estiveram na Assembleia, a convite da própria deputado, mostrando o trabalho que vem sendo desenvolvido em todo o Estado e os resultados já obtidos.

Fonte: Diario do Nordeste


Menina de 13 anos é estuprada por oito adolescentes em São Paulo

Uma menina de 13 anos foi estuprada por oito garotos, também menores de idade, em São Paulo. Eles gravaram toda a violência e depois chantagearam a vítima, ameaçando colocar as imagens na internet se a garota contasse o que tinha acontecido.

A garota, que está na sétima série, não vai para escola há duas semanas. 
—Eu não tenho mais fome, não como mais nada, não durmo direito. Eu tenho pesadelo quando durmo. Foi horrível.

Ela contou que voltava para casa com uma amiga, quando o grupo se aproximou. Eram meninos conhecidos, da mesma escola.

—Um deles puxou meu braço e falou: ‘Vamos ali’.
A menina diz que ficou “zonza, como se estivesse bêbada” depois de beber água.

A vítima contou que foi levada à força para a casa de um dos garotos, que fica na zona norte da capital paulista. Lá, os oito adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, abusaram sexualmente dela.


Com o celular, os garotos filmaram a violência, que durou 1 hora e meia, segundo a menina. Nos 12 minutos de gravação, é possível ouvir risos dos meninos e o pedido da garota para ir embora.

A mãe dela conta que ficou sabendo do caso apenas oito dias depois, porque os adolescentes ameaçaram a menina.

—Falaram que eles iam colocar na internet e mostrar para todo mundo da escola. Isso é o que eles querem, que fique quieto, aí, eles vão ter mais liberdade para fazer isso.

Após a denúncia da mãe, os oito garotos foram identificados. Como não houve flagrante, prestaram informações à polícia e foram liberados.

Nas fotos de identificação, pareciam zombar do fato de estar em uma delegacia.
De acordo com o delegado João Antônio Rosa, os oito confirmaram que mantiveram relação sexual com a vítima, porém, consentidas.

—De qualquer maneira, é uma menina de 13 anos de idade e está perfeitamente caracterizado estupro de vulnerável.

Fonte: R7.com

Policiais do Ronda participam do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



Uma multidão de pessoas participou do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município de Quixadá.

O evento iniciou na Praça José de Barros, com a participação de especialistas e profissionais da área da educação, ação social, saúde, estudantes e Policiais do Ronda do Quarteirão.

Os participantes desfilaram no centro cidade com faixas que cobravam e orientavam a participação da população na luta pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Após o Desfile houve uma apresentação de uma Peça Teatral na Praça José Linhares da Pascoa, abordando o tema, por estudantes das instituições educacionais.

O Supervisor do Ronda do Quarteirão, CAP QOPM Antônio George Vidal, e os Educadores Sociais do PROERD, CB PM Cila Rodrigues e SD PM João Campos, participaram do evento.

Em entrevista o CAP PM Vidal, disse “agradecemos o privilégio de podermos contribuir nesta campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em nossa cidade. O Ronda do Quarteirão continuará caminhando ao lado da população e instituições, cuja finalidade é contribuir numa politica de paz para a sociedade”.

O Educador Social do PROERD, Cila Rodrigues de Oliveira disse “nos sentimos  privilegiados pela contribuição e reconhecimento da sociedade quixadaense pelas atividades educacionais desenvolvidas por nós Educadores Sociais do PROERD, na realização de palestras que foram proferidas nos CRAS do município de Quixadá, acerca da exploração sexual e dos malefícios das drogas”

O evento foi organizado pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.


Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
cilasoliv1@hotmail.com

Cabeça de bebê é arrancada em parto em Aracaju (SE)

Maria Alcilne Vieira Amorin deu a luz, na última terça-feira (15), no Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracajú (SE), e acusa o local de negligência médica. Durante o parto, a cabeça de seu filho teria sido arrancada. 

A moça deu entrada na maternidade no dia anterior (segunda-feira, 14) com fortes dores. Ela foi levada pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), após a bolsa d'água se romper. Quando chegou no local, foi encaminhada para a sala de parto.

Segundo Maria Alcine, a equipe médica sugeriu um parto natural. Durante horas, ela tentou ter a criança. A jovem conta que pelo menos cinco médicos trabalharam no parto e chegaram a discutir sobre os procedimentos que deveriam ser tomados. Ela com que, em um determinado momento, ouviu apenas um ‘estalo’ e questionou os médicos sobre o estado de saúde da criança.

Nesse momento, ela perguntou se o filho estava morto e teria recebido a resposta positiva de um dos médicos.  A mulher conta que, às pressas, foi levada para o centro cirúrgico e passou por uma cesariana, para retirar o restante do corpo da criança.
— Eu senti uma coisa saindo de dentro de mim, mas era muito pequeno. Depois me dei conta que era apenas a cabeça e o restante do corpo ficou dentro de mim.
A jovem recebeu alta na quarta-feira (16) e diz que, até o momento, ainda não viu o corpo do filho. O cadáver está no necrotério e deve ser enterrado nesta quinta-feira (17), caso seja liberado. Maria afirma ter tido uma gestação normal e feito corretamente todo o pré-natal.
Ela diz que irá denunciar o caso ao Ministério Público e que espera justiça. Maria é mãe de outras três crianças.

A direção do hospital marcou uma entrevista coletiva para esta quinta-feira para esclarecer os fatos. Uma sindicância já foi aberta para apurar o caso. O hospital adiantou que a cabeça só foi degolada porque a criança já estava morta e apresentava um problema no ombro.


Fonte: R7

Suspeito de assaltar três policiais em menos de 24h é preso


Policiais do Ronda do Quarteirão prenderam, na tarde desta quinta-feira (17), um suspeito de assaltar três policiais, sendo um soldado, um subtenente e um major da Polícia Militar, além de duas pessoas em menos de 24horas. Os assaltos eram cometidos na avenida Costa Oeste, do Projeto Vila do Mar, na Barra do Ceará, em Fortaleza.

De acordo com os policiais, o suspeito faz parte de um trio que começou a agir na tarde desta quarta-feira (16) no local. A primeira vítima foi o major da PM que parou na avenida para tirar foto e acabou sendo roubado. Já o subtenente e o soldado, além dos pertences pessoais, tiveram as motocicletas roubadas.

Após as denúncias,  Paulo Henrique Muniz, de 20 anos, foi preso na favela Coqueirinha, que fica no mesmo bairro. No momento da prisão ele tentou fugir com a moto roubada do subtenente, mas acabou sendo capturado.

Com ele, a polícia encontrou drogas, uma faca e um revólver calibre 38. Após a prisão, Paulo foi  encaminhado ao 33º Distrito Policial, no bairro Goiabeiras. Os dois outros suspeitos ainda estão foragidos.

Fonte: jangadeiro Online

Homem passa ao menos 6 h com faca encravada na cabeça, no CE


Um agricultor passou pelo menos 6 horas horas com uma faca encravada na cabeça após sofrer uma tentativa de homicídio no interior do Ceará. O homem de 28 anos perdeu parte da visão, mas sobreviveu e não tem sequelas neurológicas, segundo informou nesta terça-feira (15) o médico João Ananias Machado Filho, do hospital Santo Antônio, em Barbalha, no Sul do estado. A faca atingiu o olho direito do rapaz, que teve alta na semana passada.

Na quarta-feira (2), o agricultor deu entrada no hospital Santo Antônio por volta das 11h, foi sedado e entubado, até o momento da cirurgia, por volta das 17h. "Ele estava com muita dor e, até para ficar mais calmo, foi sedado", disse.

Segundo João Ananias, médico que fez a cirurgia, o procedimento durou cerca de três horas e meia. "Ele está se recuperando muito bem", afirmou o neurocirurgião. O homem perdeu a visão do olho direito porque a faca atingiu o nervo óptico. A cirurgia terminou por volta de 20h30 e, desde então, o homem está sob observação. "Ele correu muito risco. O grande receio da cirurgia era pegar algum vaso, como a carótida, que podia ser fatal", disse o médico.

Segundo o administrador do Hospital Santo Antônio, Egberto Santos, ele recebeu relatos de que o homem andou um quilômetro até o hospital em Caririaçu, de onde foi transferido para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. "Como no hospital regional não tem neurocirurgião, ele foi transferido novamente para o hospital Santo Antônio", explicou.

Fonte: G1

Delegacia Regional de Quixadá tem novo delegado


Delegado Regional de Quixadá, Marcos Sandro Nazaré de Lira, vinha já algum tempo desempenhando um bom trabalho no Sertão Central do Ceará, porém o mesmo foi transferido para outra cidade.

Após um período de relevantes serviços prestado ao município de Quixadá, o Delegado Dr. Marcos Sandro, por determinação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, foi nomeado nesta quarta-feira, dia 09, como novo Delegado Regional de Polícia Civil do município de Icó, no Centro Sul do Ceará.

Para a Delegacia Regional de Policia Civil de Quixadá, assumi o Dr. George Monteiro, oriundo da Região dos Inhamuns, onde realizou diversas operações para garantir a tranquilidade da população cearense.

Uma Nova Delegacia de Policia Civil, estar sendo aguardado pela população de Quixadá. A construção faz parte de projeto e promessa do Governo do Estado do Ceará para a Região do Sertão Central.