Cerca de um milhão de cearenses nunca frequentou uma escola, segundo os dados do Censo Demográfico 2010 divulgado nesta sexta-feira (27) no portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse número, o Ceará é o terceiro Estado do Nordeste com o menor índice de escolaridade, ficando atrás apenas da Bahia e de Alagoas.

De 2000 para 2010, o percentual de jovens nordestinos que não frequentavam escola na faixa de 7 a 14 anos de idade caiu de de 7,1% para 3,2%. A maior queda na frequência escolar foi registrada na Região Norte, que caiu de 11,2% para 5,6%. Os melhores índices ficaram com a região Sul, nos últimos 10 anos Santa Cataria apresentou apenas 2,2% da população fora da sala de aula.

Escolaridade

Os números mostram também que o Ceará apresenta cerca de quatro milhões de pessoas que começaram a frequentar o ensino fundamental, mas acabaram abandonando a escola. Atualmente, cerca de 350 mil cearenses têm o Ensino Superior Completo, ou seja, ingressaram em uma faculdade e acabaram se formando e apenas 28 mil optaram por uma especialização, mestrado ou doutorado.

Alfabetização na Idade Certa

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação do Ceará (Seduc), desde 2007, os cearenses têm acesso ao Programa Alfabetização na Idade Certa(PAIC), que conta com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico, visando a alfabetização das crianças no educação infantil.

Em 2010, o Governo do Estado lançou o PAIC MAIS que visa estender as ações hoje destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.

Educação de Jovens e Adultos

Ainda de acordo com a Seduc, o Ceará também tem o projeto de educação voltado ao público adulto. A educação de jovens e adultos no Estado é semipresencial e ofertada nos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, sendo que 09 CEJA estão localizados em Fortaleza e 23 CEJA em outras cidades do interior distribuídos nas 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação. Atualmente, o projeto conta  com cerca de  40.000 alunos matriculados  nos dois níveis Fundamental e Médio.

Fonte: Jangadeiro Online