quinta-feira, 16 de julho de 2009

OPINIÃO: A quem Interessa?

Em uma democracia plena, é mister dos órgãos de segurança pública, garantirem a tranqüilidade dos cidadãos, agindo diretamente na proteção de seus direitos individuais e coletivos, garantidos na Constituição Federal.
Esse processo, nenhum órgão de segurança pública consegue efetiva-lo sozinho, pois, nada sobrevive de forma isolada, é certo dizer:” ...Segurança Pública, dever do Estado e responsabilidade de todos...”. Ao contrário do que alguns pensam, o Circulo da Justiça, não se inicia na Polícia, nem se conclui no presídio, mas, começa na própria sociedade e nela se conclui:

CIRCULO DA JUSTIÇA



A quebra desse Circulo, pode causar um dano irreparável à essa sociedade que se diz organizada, a ferida que pode se abrir no direito individual ou coletivo do cidadão, seja física, moral ou psicológica, pode não ter cura.
Não pode, a autoridade, prender, processar, julgar e condenar de forma unilateral. O Circulo tem que ser respeitado.
Não acreditamos no fato de que, “bater na polícia é mais fácil”, quando esse Circulo não funciona, na verdade, quando “se bate na polícia”, se bate em si mesmo. Não devemos enfraquecer ou desacreditar nossas instituições públicas, pois, quando delas precisarmos, seremos atendidos por instituições enfraquecidas e desacreditadas – por nós mesmos.
Como podemos ver, é a sociedade o sustentáculo do Circulo apresentado, todas as ações se iniciam e se concluem nela, portanto, é pra ela que devemos dirigir nossas atenções. Somente uma sociedade onde seu povo vive com dignidade: EDUCAÇÃO,SAÚDE,MORADIA,TRABALHO – isso é dignidade, pode fazer com que esse Circulo funcione perfeitamente. Então, porque tanta deficiência?
A quem interessa o não funcionamento do Circulo?
Porque a pessoa infratora não pode ser apontada pela sociedade, presa pela polícia,denunciada pelo Ministério Público, condenada pelo judiciário, encarcerada, ressocializada e reintegrada à sociedade?
A quem interessa?
É certo dizer que Segurança Pública é dever do Estado.
É certo dizer que Segurança Pública é responsabilidade de todos.
Não é certo pensar que a droga que está na esquina, jamais estará na minha porta.
Não é certo não dar o pontapé inicial no Circulo da Justiça, sem ele, ela dificilmente acontecerá.



Humberto Rômulo de Aragão Paula Tavares – TC QOPM
Comandante do 11º BPM Provisório de Quixadá

Nenhum comentário:

Postar um comentário