terça-feira, 8 de dezembro de 2009

INSS convoca mais 287 beneficiários

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou, na última sexta-feira (4/12), em jornais de grande circulação de 20 estados e do Distrito Federal, editais convocando mais 287 beneficiários que não foram localizados no Censo Previdenciário do INSS. Esses aposentados e pensionistas não foram localizados pelos pesquisadores do instituto. Esta é a sexta convocação deste ano. As outras cinco foram em fevereiro, abril, maio, outubro e novembro.

Durante a realização do censo, constatou-se que eles possuíam dados cadastrais inconsistentes junto ao INSS, e, por isso, foi necessária a visita de um funcionário do instituto para conferir as informações e realizar a comprovação de vida. Porém, esses segurados não foram encontrados no endereço indicado.

O edital dá aos beneficiários, prazo de 30 dias para comparecerem à Agência da Previdência Social que mantém seu benefício, levando CPF, um documento de identidade com foto e endereço atualizado. Neste caso, o benefício será regularizado imediatamente.

Se preferir ou tiver dificuldades de locomoção, o beneficiário pode regularizar a situação cadastral por meio de seu procurador ou representante legal, desde que este esteja devidamente cadastrado junto ao INSS. Neste caso, será realizada uma nova pesquisa no novo endereço indicado e o beneficio somente será regularizado se o titular for localizado e os dados confirmados.

Os beneficiários que não atenderem à convocação no prazo de 30 dias terão o pagamento suspenso. Após a suspensão, eles ainda terão o prazo de 90 dias para prestar as informações e regularizar a situação, liberando os valores retidos. Ao final desse prazo e persistindo a ausência, o benefício será cessado.

Fonte: Fundacao Banco Central (Centrus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário