quarta-feira, 25 de abril de 2012

Em pouco mais de um ano, 204 crianças menores de 14 anos sofreram violência sexual em Fortaleza

Em pouco mais de um ano, 204 crianças menores de 14 anos sofreram violência sexual em Fortaleza, segundo a delegada titular da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), Ivana Timbó.

De acordo com a delegada, os números de denúncias cresceram após a implantação da lei de Estupro de Vulneráveis na constituição, em agosto de 2009.

Antes da lei, apenas os responsáveis pela criança, como os pais ou padrastos e madrastas, podiam fazer denúncias. Atualmente, qualquer pessoa próxima a vítima pode ir à delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.).

Os dados mostram que, em 2010, a Dececa recebeu 204 denúncias. Em 2011 foram 180. De janeiro a março deste ano, a delegada já atendeu 22 casos de abusos sexuais a crianças menores de 14 anos.
As penas para quem for condenado variam de 5 a 15 anos de reclusão em regime fechado. Após a constatação do abuso, as vítimas são encaminhadas a uma das unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), onde a vítima é acompanhada por psicólogos e assistentes sociais.

 O que se caracteriza estupro

De acordo com a delegada Ivana Timbó, o estupro não é caracterizado apenas quando há uma relação sexual, e sim quando o acusado tem conjunção carnal ou pratica outro ato libidinoso com crianças menores de 14 anos. “Um toque na genitália da vítima sem o consentimento dela também caracteriza estupro”, esclarece a delegada.

Como identificar

- Alterações bruscas no comportamento, no apetite ou no sono;
- Desejo repentino da criança em se manter isolada, evitando contato com amiguinhos e familiares;
- A criança se mostrar agitada, muito incomodada e perturbada quando há possibilidade de ficar no mesmo local com uma determinada pessoa;
- Medo desproporcional frente à necessidade de um exame físico;
- Começar a achar que têm o corpo sujo ou contaminado;
- Interesse excessivo ou evitação no contato com seus genitais;
- Rebeldia, agressividade excessiva;
- Podem chegar a um comportamento suicida ou de automutilação.


Leia mais no site: http://ftadecamocim.blogspot.com/2012/04/em-pouco-mais-de-um-ano-204-criancas.html#ixzz1t5buLO00
Copiar e não citar a fonte, além de má educação, é ilegal. 




Fonte: Força Tatica

Nenhum comentário:

Postar um comentário