sexta-feira, 4 de maio de 2012

MEC e governo federal pretendem expandir número de médicos no Brasil

Segundo Mercadante, a abertura de novos cursos de medicina já está sendo estudada pelo Conselho Nacional de Educação.
O governo federal em parceria com o Ministério da Educação pretende expandir o número de médicos no Brasil. O objetivo é fazer com que o país possa oferecer 2,5 médicos para cada mil habitantes, de acordo com o que estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, as universidades federais, estaduais públicas e as boas universidades particulares, deverão abrir novos cursos para expandir o número de médicos do país.

Mercadante revelou, durante a cerimônia de posse do novo ministro do Trabalho, nesta quinta-feira (3), que a abertura de novos cursos de medicina já está em andamento no Conselho Nacional de Educação (CNE).

Hoje o Brasil possuí 1,8 médicos para cada mil habitantes. Além das novas vagas, o ministro da Educação falou também da necessidade de garantir a qualidade no ensino.

“Para chegarmos a 2,5 médicos por mil habitantes em 2020, nós temos que aumentar a oferta de vagas nos cursos de medicina. Mas nós temos que aumentar a oferta de vagas, garantindo qualidade. Não é só ter mais médicos, mas sim bons médicos. Não dá para formar o cidadão, o profissional que cuida da vida e da saúde das pessoas, sem exigir qualidade”, comentou.


Fonte: Ceara Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário