sábado, 9 de junho de 2012

BNB: indícios de irregularidades em 24 operações

Segundo presidente do banco, possíveis fraudes foram praticadas por clientes envolvidos com funcionários do BNB
O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Jurandir Santiago, confirmou ontem indícios de irregularidades e a possibilidade de desvios de recursos em 24 operações de crédito realizadas pela instituição, entre o fim de 2009 e início de 2011.

Segundo ele, as operações com evidências de fraude teriam sido praticadas por clientes com envolvimento de funcionários de uma unidade do banco, mas já estão sendo investigadas, a partir de auditorias internas determinadas por ele, logo após ter assumido a direção do BNB, em julho de 2011.

Da ordem de R$ 100 milhões, as denúncias de fraudes no banco vieram a público ontem, através de matéria divulgada na Revista Época, segundo a qual a dívida com o banco já soma R$ 125 milhões.

No Ceará, pelo menos três empresas estariam envolvidas no esquema, com emissão de notas fiscais falsas, usando laranjas ou fraudando assinaturas. As empresas foram identificadas após a denúncia feita por Fred Elias de Souza, um dos gerentes de negócios do Banco do Nordeste.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, ontem, o presidente do BNB confirmou que as investigações estão sendo realizadas pela Polícia Federal, Ministério Público e Corregedoria Geral da União (CGU), a partir de relatórios de auditorias feitas a pedido dele, pelo próprio banco.

Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário