terça-feira, 6 de novembro de 2012

Universitária falsifica RG de famosos para fazer empréstimos no Ceará

Uma universitária de 21 anos foi presa na manhã desta terça-feira (6) suspeita de crimes de estelionato em Fortaleza. Segundo o titular da Delegacia de Defraudações, Jaime de Paula, a garota falsificou documentos da própria mãe e de pessoas famosas para conseguir empréstimos. “Ela disse que só queria fazer uma poupança”, afirmou de Paula.
 
De acordo com o delegado, a jovem confessou o crime. Ela falsificou uma certidão de nascimento e, ao participar de um congresso de Biblioteconomia em Minas Gerais, em outubro, usou o documento digitalizado para retirar uma carteira de identidade falsa.
 
De posse do novo documento em nome de uma socialite brasileira famosa, segundo o delegado, ela entrou no site do Conselho Regional de Contabilidade usando uma senha roubada de uma contadora e fez uma falsa Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) estimada em R$ 300 mil. Outros documentos, como comprovante de endereço, também foram falsificados. “De posse dos documentos, ela foi ao banco e tentou fazer um empréstimo de R$ 400 mil”, disse o delegado.
 
Ainda segundo Jaime de Paula, ela realizou o mesmo processo usando o nome da própria mãe e tentou fazer novo empréstimo. “No nome da mãe dela, encontramos sete cartões de crédito, ela tinha 21 cartões nos mais diversos nomes”, conta o delegado.
 
O delegado diz também que a polícia chegou até a jovem após a denúncia da contadora cuja senha estava sendo usada. Ela citou o nome da mãe da universitária em uma das declarações de Decore. “Lembrei que há um ano e meio tivemos uma denúncia dessa senhora [a mãe da jovem] afirmando que tinham pedido 160 cartões de crédito no nome dela”, disse o delegado.
 
Após ligar os dois casos, a Delegacia de Defraudações começou uma nova investigação sobre o caso e descobriu as tentativas de empréstimos em um banco de Fortaleza. A polícia recolheu o documento falso, mas com a foto da universitária no banco e o comprovante de endereço, chegando à casa onde a jovem foi encontrada nesta terça-feira.
“Ela chegou a falsificar a identidade da própria mãe. Retirou a foto da mãe e pôs a dela”, conta o delegado. A jovem será indiciada em pelo menos cinco crimes: falsidade ideológica, uso de documentos falsos, falsificação de documentos públicos, falsificação de documentos particulares e estelionato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário