sexta-feira, 17 de julho de 2009

Em Piquet Carneiro Escola Funciona em Casa alugada

Escola municipal Barra do Serrote. Há salas com 23 alunos, que mal comportaria dez
Piquet Carneiro. Uma extensa fila de computadores forma a ilha digital na Escola de Ensino Fundamental e Médio Alzarias Fernandes: uma ampla escola, vizinha a Escola Reino Infantil, no Centro de Piquet Carneiro. A julgar somente por essa sala dos terminais, pode-se dizer que o acesso ao mundo da internet, dos programas sofisticados de suporte pedagógico já se consolidaram numa das regiões mais pobres do semi-árido cearense. Mantida pelo Estado, mas que reúne alunos do município, tem uma realidade totalmente oposta à Escola de Ensino Fundamental Barra do Serrote, distribuída por duas edificações pequenas, sendo uma casa alugada pelo pai da coordenadora da unidade, Maria Jucilene de Sousa Lima.

O primeiro compartimento reúne quatro salas, com dimensão de 2,5 por 3 metros. Ali estão os alunos com idade de 9 e 8 anos, e que ainda não sabem ler. A professora de reforço é Raimunda Cilene Batista Almeida. Aliás, improvisada como professora porque, na verdade, seu contrato na Prefeitura é na área de serviços gerais.

Mas o que se vê na casa onde está o maior número de alunos são ações não muito comuns. A começar pela merenda escolar, que é preparada pelas mesmas pessoas que cuidam da limpeza. A água é armazenada em potes e a cozinha dá para um pequeno curral de animais domésticos. Os cachorros adentram pela escola, no entra-e-sai da cozinha para o quintal.

No que já foram quartos, estão agora crianças “empilhadas”. Há salas com 23 alunos, que mal comportaria dez. Um terreno vizinho foi doado por um pai de aluno para ser, verdadeiramente, a Escola de Ensino Fundamental Barra do Serrote, mas a construção sequer foi iniciada no local.

Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário