segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

299 homens fazem a segurança de 305. 648 mil habitantes no Sertão Central




Eles são heróis e acima de tudo corajosos. Não tem outra definição para falar dos bravos homens que fazem a segurança e tenta manter a paz na região do Sertão Central do Ceará. O trabalho da Policia Militar é digno de elogios por todos os esforços que fazem, mesmo com o sucateamento dos equipamentos eles não param de trabalhar.


A reportagem da Revista Central teve acesso aos dados exatos da situação da Policia Militar em especial da jurisdição da segunda Companhia, sob o comando do Tenente Coronel Rômulo Tavares. Os números impressionam quando se fala em contingentes versos número de habitantes para cada policial. A segunda Companhia está responsável pela segurança de 11 cidades do interior, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mihã, Solonópoles, Irauan Pinheiro, Pedra Branca, Banabuiu, Ibaretama, Ibicuintinga e Choró, ao todo, a população destes municípios somam no total de 305.648 mil habitantes, com abrangência de 13.605 Km² de extensão territorial, esta população fica sob os cuidados de apenas 299 homens da policia militar.


O município de Quixadá com uma população de mais de 80.447 mil habitantes é a cidade que tem a maior frota de policiais militares fazendo a segurança, ao todo 108 homens fazem o revezamento o que corresponde 744 habitantes para cada policial.


O município de Quixeramobim tem uma área territorial de 3.257 KM² e uma população de 68.966 mil habitantes, tem 36 homens armados, o que somam 1.915 habitantes para cada policial. Já o município de Senador Pompeu tem uma população de 25.290 e uma área territorial 1.043 Km², hoje com 17 policiais, cada um fica responsável por 1.487 habitantes. O pequeno município de Milhã com uma área de 525 Km² tem o total de 7 policiais fazendo a segurança de 14.111 mil habitantes, na soma ficam 2.015 pessoas para cada um policial.


Em entrevista sobre o assunto o Coronel Rômulo Tavares reconhece que o contingente é pequeno para os números e quantidades de habitantes, mas ressalta que essa divisão é feita de acordo com o total de habitantes, escolas, faculdades, instituições bancárias dentre outros critérios.


Com uma população de 17.340 mil habitantes, 1.440 Km² de território, o município de Solonópoles tem 7 policiais fazendo a segurança o que corresponde 2.447 pessoas para cada PM. Irapuan Pinheiro tem 9.108 habitantes e uma área de 509 KM² de território também conta com apenas 7 policiais militares ou 1.301 habitantes para cada 1 PM. O que ser observa é que a população destes municípios está sob a proteção mesmo de Deus.


Os números também no município de Pedra Branca, com uma população de 40.762 habitantes e uma área de 1.290 KM² de territorial, conta com apenas 16 policiais militares, ou 2.547 pessoas para cada um policial. Na última quinta-feira(3), uma quadrilha composta de seis elementos fizeram uma grande mobilização na ruas daquela cidade e colocou uma viatura para correr, a viatura ficou recheada de tiros de fuzil.


Banabuiu tem uma população de 17.448 habitantes com uma área de 1.255 Km² tem apenas 6 policiais o que somam 2.908 pessoas para cada um policial. Recentemente a cidade foi alvo de sequestro, onda de furtos e de homicídios que tem acontecido frequentemente. Em Ibaretama com 12.728 habitantes, uma área de 882 Km² de território conta com apenas 15 policiais que fazem o revezamento diário o que somam 848 para cada PM.


O estado parece que a cada dia se distancia da população das cidades de Choró e Ibicuitinga. Com uma população de 11 mil habitantes uma área territorial de 381 Km², o município de Ibicuintinga conta com apenas 6 Policiais, o que dá 1.222 para cada um. Também quem está quase desprotegido da ação do estado é o município de Choró que conta com apenas 7 policiais e uma população de 12.790 mil habitantes e uma área territorial de 864 Km² o que somam 1.827 pessoas para cada um policial.


Estes números que a Revista Central pública com exclusividade mostra a falta de policiais para a área da segurança no estado do Ceará. Esses dados mostram que a população está desprotegida e refém dos inimigos do estado. “Se correr o bicho pega se ficar o bicho come”.

FONTE: REVISTA CENTRAL

Um comentário:

  1. Quero lembrar que em Quixeramobim são 36 policias que se revezam para garantir a segurança em um município com uma população acima de 70 mil habitantes. Quando a policia consegue resolver alguma coisa por aqui é tratada como uma verdadeira heroína. Parabéns para os policiais e nota zero para o sistema de segurança do estado. Governador nota zero...

    ResponderExcluir