sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fuga de presos no Ceará é frustrada após descoberta de túnel em presídio


Túnel já chegava à grade de proteção externa da CPPL em Itaitinga.
Pelo menos 200 detentos poderiam fugir, segundo agente prisional.

Um túnel foi descoberto na tarde desta sexta-feira (20) na Casa de Privação Provisória de Liberdade Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o agente prisional, Henrique da Silva, o túnel já estava próximo à grade de proteção externa, onde não há muro, apenas grades. Silva disse que, pelo menos, 200 detentos poderiam ter acesso ao túnel, o que poderia acarretar uma fuga em massa do presídio.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), a situação está "sob controle" e os oito presos lotados na cela onde foi encontrado o túnel de 6 metros foram transferidos para outras alas do presídio e vão responder a procedimentos por indisciplina. Além disso, a Sejus alega que a descoberta foi uma ação da inteligência da Sejus e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na tarde desta sexta foi feita uma vistoria pelos agentes penitenciários e policiais da 2ª Companhia de Polícia de Guarda, que isolaram o local.

Mas, segundo o agente penitenciário, um detento denunciou nesta sexta o túnel por volta das 16h30, por vingança, após ter sido transferido para outra vivência devido a uma briga com outros detentos.

O túnel foi cavado na vivência D do presídio, onde há 27 celas. Depois da descoberta do túnel, a ala foi isolada e até o momento não foram identificados os autores da ação por conta da quantidade de presos que vivem no local, afirmou Henrique da Silva.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário