sábado, 12 de maio de 2012

Ceará registra mais de 30 mil nascimentos de bebês em 2012


De janeiro a abril deste ano, o Ceará já ganhou 30.299 novos cearensezinhos, segundo dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). A cada nascimento, o Estado também ganha novas mães e com elas mais carinho, amor e compreensão.

Em janeiro foram 10.683 partos registrados em todo Ceará, já em fevereiro foram realizados 8.870. O mês de março recebeu 8.398 novos cearenses. Os dados de abril ainda não foram fechados, mas já apontam 2.348 sorrisos de novas mães.

Com a preparação da chegada do filho, a mãe precisa acompanhar a gestação desde o seu descobrimento e realizar regulamente os pré-natais. Caso a gestante seja diagnosticada com algum problema de saúde, ela precisa de um acompanhamento médico e conhecer quais unidades de saúde em Fortaleza estão preparadas para recebê-la no momento do nascimento da criança.

Maternidades

Em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece quatro unidades com profissionais preparados para realizar partos. São elas: Gonzaguinha de Messejana, Prefeito José Walter, Barra do Ceará e o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Já a Sesa prepara os profissionais do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do César Cals, que é referência no Estado em acompanhamento das gestantes e realização de partos.

De acordo com a assessoria do Hospital César Cals, a unidade realiza 470 partos por mês. O local também oferece nutricionistas, psicólogos e cursos para ajudar as mães de primeira viagem.

As futuras mamães que apresentam doenças crônicas durante a gravidez, como pressão alta e diabetes, e não têm condições de ficar em casa são acolhidas pela “Casa da Gestante”. Uma enfermaria que tenta reproduzir um ambiente familiar, onde a mãe e o bebê possam se sentir em casa.

No local, muitas trocas de experiências, cuidados e expectativas para a chegada do bebê e de uma nova mãe. Mas alguns percalços podem atrapalhar uma gestação saudável e tranquila. Sustos que podem ser solucionados com a Medicina Fetal, especialidade que também é oferecida gratuitamente no César Cals.

Medicina Fetal

Segundo obstetra Everardo Guanabara, a medicina fetal se preocupa com a saúde do feto, o que é de suma importancia para a mãe. Desde 2000, o laboratório para exames e tratamentos funciona no César Cals.

Por semana, cerca de 25 mães são atendidas. “Através dos ultrassonografias podemos descobrir se o bebê tem algum problema como má formações, ou síndromes. A  mãe é encaminhada ao laboratório e o tratamento é iniciado imediatamente, possibilitando uma gestação tranquila.” explica o médico.


Fonte: Jangadeiro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário