domingo, 22 de julho de 2012

Socialistas e petistas esperavam mais na primeira pesquisa Datafolha

Os números da pesquisa do Instituto Datafolha, publicados pelo Jornal O POVO, sobre as intenções de voto dos eleitores na disputa pela Prefeitura de Fortaleza deixaram lideranças estaduais do PSB e PT surpresas com o desempenho dos dois candidatos – Roberto Cláudio e Elmano Freitas, que dispõem – entre os postulantes à sucessão da prefeita Luizianne Lins, de maiores estruturas de campanhas e contam com o apoio das principais lideranças políticas do Ceará.
 

Com lembrança mais presente na mente dos eleitores, Moroni Torgan (DEM) repetiu a performance que apresentara em pesquisas realizadas antes das convenções partidárias, encerradas no dia 30 de junho. Foram essas pesquisas que o tiraram de Portugal, onde se encontrava há mais de três anos e estava em missão da Igreja dos Mormos.

Com 27% de intenções de votos na pesquisa estimulada – modalidade que apresenta um cartão com o nome de todos os candidatos para o eleitor escolher, Moroni tem o desafio de se manter nesse nível de aceitação popular para sonhar com o segundo turno. O discurso adotado de combate à violência e críticas mais ásperas a política de segurança do Governo Estadual o ajudaram e o ajudam na caminhada em busca de um lugar no segundo turno.

Candidato do PC do B, o senador Inácio Arruda, com 14% de intenção de votos, enfrenta limitações de estrutura de campanha e terá pouco tempo de exposição no rádio e na televisão. O segundo lugar na pesquisa do Datafolha-O POVO retrata a trajetória de exposição no Senado e, também, na disputa de em outras duas eleições a prefeito de Fortaleza e, em 2006, uma eleição majoritária (Senado).

Terceiro colocado na corrida à sucessão de Luizianne Lins, o pedetista Heitor Férrer aparece com 11% das intenções de votos. Voz mais ativa de oposição ao Governo Cid Gomes na Assembléia Legislativa, Férrer vai apostar nessa linha de atuação política para brigar por uma vaga no segundo turno. Espera o horário eleitoral no rádio e na televisão e os debates com os outros candidatos para conquistar mais exposição.

Renato Roseno (PSol) e Marcos Cals (PSDB), cada um com 6% dos votos, com linhas ideológicas opostas, brigarão para crescer, mas encontram a adversidade da pouca estrutura partidária e financeira de campanha.
Roseno tende a herdar o chamado voto mais puro da esquerda, enquanto Marcos acredita que a sua história de seis mandatos consecutivos na Assembléia Legislativa e a disputa ao Governo do Estado em 2010, que o colocou com boa votação na Capital, o ajudarão nesses próximos dois meses de campanha.

Os socialistas e petistas esperavam um pouco mais dos seus dois prefeituráveis. O volume de campanha imposto pelas coordenações das coligações que dão sustentação a Roberto Cláudio e Elmano Freitas, na avaliação interna dos comandos dessas duas candidaturas, justificaria um percentual mais alto de intenção de votos.
Roberto apareceu com 5%, mesmo com presença mais massificada nessa primeira fase da campanha. Roberto tem o apoio dos irmãos Cid e Ciro Gomes, do senador Eunício Oliveira e reúne, pelo menos, 13 partidos em sua coligação, o que o coloca com a maior fatia de tempo na propaganda de rádio e televisão.
Elmano ficou com 3% e conta com o envolvimento das lideranças do PT, como a prefeita Luizianne Lins, e a imagem da presidente Dilma Roussef e do ex-presidente Lula para construir o segundo turno.

A pesquisa do Instituto Datafolha\Jornal O POVO foi realizada nos dias 18 e 19, tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, ouviu 831 eleitores e  possui amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e está registrada no TRE com o número CE 00004-2012.

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