sexta-feira, 13 de julho de 2012

Somente três municípios do Ceará possuem suporte para 3G


Somente três municípios cearenses possuem tecnologia móvel 3GFortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte. Dentre os outros 181 municípios restantes, 35 receberão em 2013, 128 em 2016, 16 em 2017 e 2 apenas em 2019.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mesmo sem a tecnologia 3G, os municípios possuem internet móvel. A diferença é que as tecnologias disponíveis são de segunda geração, a GSM e CDMA, consideradas obsoletas e com velocidade bem mais lenta. Dessa forma, as conexões nessas cidades sãode qualidade inferior.
A taxa de mais de 95% das cidades do Ceará sem conexão 3G é alarmante, tendo em vista a chegada da nova tecnologia 4G, em 2013, no Brasil. Com conexões de 20 megabits por segundo, a 4G oferece uma velocidade que é dez vezes maior do que a oferecida por modem e celular 3G.
Municípios
Somente em 2019, daqui a sete anos, os municípios do Interior do Ceará ,Baixio e Granjeiro, terão a conexão de terceira geração. Em 2013, Aracati, Limoeiro do Norte e Sobral são alguns exemplos de cidades que irão ser contempladas com tal tecnologia.
Já em 2016, Guaramiranga, Jijoca de Jericoacoara e Paracuru e, em 2017, Penaforte, General Sampaio e Choró são alguns exemplos de municípios que terão tecnologia móvel 3G.
A tecnologia 3G chegou em Fortaleza em 2010. Caucaia e Juazeiro do Norte foram contempladasrecentemente, em abril de 2012.
Tecnologia 3G
As tecnologias 3G oferecem aos usuários avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior que a 2G por causa de uma melhora na eficiência espectral. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel.
Enquanto o Japão foi o primeiro país a implementar o 3G nacionalmente. As pesquisas no país oriental começaram em meados de 1999 e em 2006, toda a nação já desfrutava do serviço. No Brasil, o serviço começou a ser implementado somente em 2007
A nova conexão
A tecnologia 4G chegou aos Estados Unidos há dois anos. Já no Japão, embora as empresas americanas usem comercialmente o termo 4G, os japoneses não consideram que a tecnologia atual, a LTE, mereça esse nome. É rápida, mas não o suficiente. Por isso, é chamada ainda de 3G pelos japoneses.
Ainda no Japão, os celulares são mais usados como computador de bolso ou TV portátil. Com a conexão japonesa, já é possível fazer uma teleconferência por telefone.

Fonte: Jangadeiro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário