sábado, 14 de abril de 2012

[Protesto] População de Juazeiro do Norte, no CE, faz protesto após morte de criança




Moradores do Bairro João Cabral, em Juazeiro do

Moradores do Bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, Sul do Ceará, foram às ruas nesta sexta-feira (14) para protestar contra a violência e pedir paz e segurança. O ato foi realizado após o assassinato de uma criança no bairro, no final do mês março.

Uma carta manifesto foi lida pela representante da coordenadoria municipal de políticas públicas e direitos humanos, onde foram feitas algumas solicitações, como policiamento, além da implantação de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no bairro. “A gente solicita também a criação de um novo conselho tutelar no bairro e a transferência da base comunitária da secretaria de segurança para o bairro”, afirmou a coordenadora, Lourdes Teixeira.

A prefeitura de Juazeiro do Norte disse que um projeto para a implantação do conselho tutelar para o bairro já foi enviado para votação na Câmara Municipal. Nos próximos meses, devem ser implantados um Cras e um Creas. Sobre a transferência da base comunitária da guarda municipal, a prefeitura informa que a proposta será avaliada.

Quanto ao policiamento, o comandante da Polícia Militar em Juazeiro do Norte, coronel Evandro macedo disse que o Bairro João Cabral é considerado uma área prioritária e que o policiamento ostensivo já foi reforçado no local.

Caminhada

Na caminhada, que reuniu representantes de várias entidades, cartazes levavam pedidos às autoridades. Crianças que realizam atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) aprendem por qual caminho devem seguir. “A ideia principal é justamente evitar que essas crianças que estão em idade de formação possam vir a ter contato com qualquer tipo de droga e a alguma prática de violência dentro das escolas”, explica o educador social do Proerd, Cícero Fontes.
O momento relembrou um crime contra uma criança que morava no bairro e foi morta supostamente por um vizinho, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na comunidade. O fato deixou os moradores revoltados. “Ninguém acha isso bom em canto nenhum, porque a gente é pai de família”, disse o aposentado Raimundo Rodrigues.

As pessoas foram até a escola professora Iva Emídia Gondim onde a criança, que foi assassinada no dia 24 de março, fazia o 5º ano. Para a professora da menina, Adalva Alves, as recordações da aluna são fortes e deixam tristeza. “Ainda hoje estamos sentindo, a mãe também, a família e toda a comunidade. Uma criança é um anjo”, lamentou.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário