sexta-feira, 18 de maio de 2012

[Combate as Drogas] Programa da PM é destacado na Assembléia Legislativa




De acordo com Inês Arruda, o Proerd segue a filosofia de um programa norte-americano de resistência às drogas. No Brasil, aponta, a versão do programa foi fundada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1992 e só chegou ao Ceará, em 2000. "Neste mês foram formados os primeiros 27 instrutores, pela equipe mista de mentores Proerd de Santa Catarina e São Paulo", ressaltou.

Segundo a deputada, o programa é um desdobramento do policiamento ostensivo escolar, preventivo e essencialmente comunitário, executado por PMs nas unidades de ensino, nas famílias e nas comunidades, por meio de estratégias preventivas e adequadas às especificidades socioculturais do público alvo. Ela assegura que o Proerd leva em consideração a realidade das escolas, dos alunos, das famílias e das comunidades.

Comportamentos

"As atividades do programa têm caráter educativo que visam desenvolver nos indivíduos o reconhecimento autoconsciente de que o uso indevido de drogas e a adoção de comportamentos violentos interferem direta e indiretamente na qualidade de vida individual, familiar e coletiva", destaca.
Após 12 anos de instalação no Ceará, o programa, conforme a deputada, está em expansão na Capital e no Interior do Estado. 

Segundo Inês Arruda, o Proerd conta, atualmente, com 92 instrutores, já tendo sido aplicado em 110 municípios cearenses, abrangendo cerca de 2160 escolas dentre públicas e particulares. Conforme a parlamentar, foram formados aproximadamente 200.000 alunos da faixa etária de 9 a 12 anos. Ela deixa claro que o Proerd tem fortalecido a relação da Polícia Militar cearense com a comunidade, criando uma nova imagem do papel dos policiais, agora apresentado às crianças como um "distinto amigo engajado em protegê-la das drogas e da violência".

A parlamentar aponta que é do conhecimento de todos que as drogas já se alastraram não apenas nas grandes cidades, mas também no Interior, por isso, defende ser indispensável a prevenção "a esse flagelo social", através da conscientização sobre os males causados pelas drogas. "É oportuno ressaltar que, desde a implantação do Proerd, até hoje, não se tem registro do envolvimento de nenhum dos alunos do programa com drogas, o que demonstra a eficiência da metodologia do programa", analisou a deputada.


A deputada Inês Arruda (PMDB), destacou ontem, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, o Programa Nacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que completou, neste mês, 12 anos de criação. O Proerd, conforme explicou a parlamentar, é um programa administrado pela Polícia Militar do Ceará, desenvolvido na comunidade escolar com a participação da família, visando prevenir os jovens contra o uso das drogas e da violência no Estado do Ceará.

Esta semana, alguns policiais envolvidos com o projeto estiveram na Assembleia, a convite da própria deputado, mostrando o trabalho que vem sendo desenvolvido em todo o Estado e os resultados já obtidos.

Fonte: Diario do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário