terça-feira, 22 de maio de 2012

Educação: Fortaleza fica em 183º no ranking do Spaece


O resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece Alfa), exame que verifica a qualidade do ensino nos 184 municípios do Ceará, revelou que o desempenho dos alunos da rede pública de Fortaleza caiu duas posições. A capital ocupa agora a 183ª colocação no ranking da educação no Estado.
Os números foram divulgados na manhã desta segunda-feira (21), durante solenidade que contou com a presença do governador Cid Gomes e do ministro da Educação, Aloízio Mercadante.
Em números

Ao todo, foram avaliados 22.785 alunos do 2º e do 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas do Ceará, para mapear o nível de desempenho dos estudantes cearenses. No ranking dos municípios melhor avaliados, Nova Olinda aparece em primeiro lugar com 282,4 de proficiência ajustada. Já Fortaleza está em 183º lugar com 89,9 de proficiência.

Ranking dos melhores

O município de Nova Olinda teve o melhor desempenho (282,4), seguido de Mucambo (258,8) e Tarrafas (250,8). As 150 escolas mais bem avaliadas foram homenageadas com o prêmio Escola nota 10 e receberam o reconhecimento com incentivo financeiro de R$2mil por aluno.

Ranking dos piores

Já o município de Parambu (com 89,6) ficou com a pior colocação. Fortaleza (com 89,6) assumiu o penúltimo lugar entre os municípios com o pior desempenho na avaliação do Spaece. Na seuquência, aparece Várzea Alegre com 98,5 de proficiência ajustada.

Fortaleza

Em 2010, Fortaleza ocupava a 181ª posição no Spaece Alfa, agora caiu mais duas colocações e ficou com a vice-lanterna em 2011 com o 183º lugar entre os piores níveis avaliados.


Caso de sucesso

O município de Nova Olinda apresentou o que se pode classificar como um caso de sucesso. Em 2007 o município era o terceiro pior na avaliação promovida pelo Governo do Ceará. Ao invés de cruzar os braços, os professores intensificaram as ações, firmaram o compromisso com um planejamento detalhado e mudaram a realidade, explica uma das professoras que acompanhou o evento.


Alfabetização

No que se refere aos níveis de alfabetização, os municípios cearenses ficaram na faixa considerada satisfatória em 2011. Segundo a avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), todos os municípios obtiveram algum tipo de melhora e 178 deles atingiram níveis “desejáveis”.


Resultado animador

Um dos resultados mais animadores da avaliação mostra que 81,5% dos estudantes são alfabetizados ao término do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, esse percentual era de apenas 40%.


Spaece

Esses resultados servem de base para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.

ARTIGOS RELACIONADOS

Para a coordenadora de Cooperação com os Municípios da Secretaria de Educação do Estado, Márcia Campos, a greve dos professores da rede pública de Fortaleza e o atraso no encerramento do ano letivo podem ter prejudicado o desempenho dos alunos na avaliação.
Antes, em 2009, a educação em Fortaleza já ocupava uma posição incômoda, nº 171. Em 2008, a mesma avaliação colocava a Capital no 89º lugar.
“Nova Olinda é um exemplo de superação. Nós da Seduc visitamos o município e demos as orientações. Fortaleza pode chegar lá, se reunir esforços e fizer um planejamento que priorize a alfabetização dos alunos”, disse a coordenadora de Cooperação com os Municípios da Seduc, Márcia Campos.
Mesmo assim, os municípios de Fortaleza, Jaguaretama, Jaguaribara, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre e Parambu ainda ficaram no nível “suficiente”, abaixo do desejável.
A avaliação permite ainda aos professores, diretores, pais, técnicos e gestores dos municípios um acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos da escolaridade.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário