terça-feira, 22 de maio de 2012

Gestão garante assistência aos ocupantes dos terrenos do Governo do Estado e da Prefeitura



No município de Quixadá-Ce a 160 km da Capital Fortaleza, dezenas de famílias sem teto ocuparam terrenos de propriedade do Governo do Estado e outros da própria Prefeitura. O motivo alegado é que muitos moram de aluguel ou de favor em casa de parentes.

Ao ter conhecimento do fato, o prefeito de Quixadá Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro fez reunião com o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carlos Augusto Vitorino Cavalcante e a presidenta da Fundação de Habitação Popular, Gislane Granjeiro, para tratar do assunto.
A primeira providência orientada pelo chefe do executivo foi buscar nos arquivos uma Lei que permitiu a doação do imóvel invadido ao Governo do Estado em 2008 com o objetivo de construir Unidades Habitacionais e Verificar no Cartório em nome de quem está à propriedade.

A Lei, que recebeu o Nº. 2.356 realmente existe e autoriza a doação do terreno para o Estado com o objetivo da construção de Habitações Populares, no entanto, no seu Art. 4º.

Ela é clara “O ente da federação beneficiado com a presente doação terá o prazo de 01(um) ano para a construção das 63 (sessenta e três) casas, sob pena do terreno objeto da presente doação reverter ao patrimônio do Município”. Assim, como o Estado não construiu as casas, a propriedade passa a ser novamente da municipalidade. De posse do documento a Procuradoria Geral do Município requereu do Cartório 2º.Ofício, o Registro de Imóveis, uma certidão para detectar em nome de quem está os imóveis.

Ao receber a certidão do Cartório, constatou que os terrenos estão em nome do Governo do Estado do Ceará, devendo a Procuradoria do Município solicitar o estorno do imóvel para a municipalidade. Hoje, segunda-feira, máquinas e equipamentos fazem a limpeza do local e abre arruamento nos Loteamentos Boa Vista I e II para em seguida fazer o parcelamento para as famílias ocupantes.

O prefeito Rômulo Carneiro acompanha toda movimentação e orienta que, tudo seja feito com a absoluta lisura e tranqüilidade. Uma comissão foi formada pelos próprios ocupantes para facilitar na organização. A Fundação de Geração, Emprego e Renda (FUNGET) na pessoa da Gislane Grajeiro, assistente social, juntamente com a comissão analisarão o cadastro que será confrontado com o existente no órgão.

Fonte: Jornal Central Quixadá

Nenhum comentário:

Postar um comentário