quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mulher morre em hospital do Ceará após ingestão de dieta em via errada



Uma mulher de 76 anos morreu na quarta-feira (2) após ter recebido dieta injetável pela via errada no Hospital de Messejana, em Fortaleza. A direção médica do hospital afirmou que a equipe de enfermagem verificou que o acompanhante, filho da paciente, injetou a dieta da paciente em uma via inadequada e que “imediatamente” a equipe colocou na via certa e acionou os médicos, que tentaram ressuscitar a paciente, mas ela não resistiu e morreu no hospital.

O filho da idosa confirmou ter feito o procedimento, mas alegou ter sido orientado pelo hospital a manusear o medicamento. Ele explicou que “se confundiu” e acabou injetando a dieta no lugar do medicamento.

A diretora do hospital, Socorro Martins, negou que haja esse tipo de procedimento na unidade. “Nós temos procedimentos padrão. Nós temos um corpo de enfermagem de qualidade e há uma ordem no hospital de que apenas funcionários podem manusear medicamentos e a dieta enteral”, afirmou.

Socorro Martins disse ainda não acreditar que nenhum funcionário tenha dado essa orientação ao acompanhante e filho da paciente. “Isso é tão inusitado que ele nem sequer assumiu rapidamente”, disse.
O corpo da idosa foi encaminhado para o Sistema de Verificação de Óbito (SVO) e a perícia foi realizada nesta quinta-feira (3) pela manhã, segundo o SVO. O filho informou, no entanto, que vai buscar o corpo na manhã desta sexta-feira (4) para realizar os procedimentos do enterro.

Boletim de Ocorrência

O hospital informou que registrou um Boletim de Ocorrência no 6º Distrito Policial, no Bairro Messejana, para que a polícia investigue o caso. Em nota, a direção do hospital lamentou a morte da paciente, que estava internada há cinco dias para realizar exames por conta de suspeita de câncer no pulmão.

O delegado titular da delegacia de Messejana, Paulo César Cavalcante de Andrade, confirmou que foi feito um B.O. para investigar a morte suspeita da idosa, mas disse que as investigações vão ser iniciadas depois da divulgação do laudo cadavérico, que tem previsão de 30 dias.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário