quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sem transportes: Estudantes da UFC e do IFCE estão sendo prejudicados

Aproximadamente 1.000 alunos que estudam no Campus avançado da Universidade Federal do Ceará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) na cidade de Quixadá, têm enfrentado nos dia a dia problemas relacionados ao transporte. 

Muitos alunos estão chegando atrasados e com isso perdem conteúdo acadêmicos, o motivo é que a Prefeitura de Quixadá tem atrasados os pagamentos dos donos dos veículos e assim eles reduzem a frota.

O acadêmico do curso de Sistema de Informação, Egberto Martins e uma turma de aproximadamente 60 alunos esperava ansiosamente um ônibus que já tinha ido deixar uma turma no campus. Segundo ele tem virado corriqueiro a superlotação e a demora.

A UFC recentemente deu inicio ao funcionamento do restaurante universitário, disponibilizando refeições durante o dia (almoço) e a noite (jantar), com intuito de apoiar a permanência do aluno do ambiente universitário, para diminuir o ócio e promover atividades que elevem a produção de pesquisa, ensino e extensão. E é fato que a falta de transporte para o Restaurante Universitário é uma problemática enorme para que a universidade consiga realizar essa permanência.

A direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lembra que a responsabilidade pelo transporte dos alunos para o campus é da Prefeitura Municipal de Quixadá, que apresentou ao MEC esse serviço como contrapartida complementar, assinando, inclusive, termo de responsabilidade, prevendo que a administração municipal forneceria o transporte escolar gratuito até que seja instalado em definitivo linha de ônibus ao campus.

Em nota a direção do IFCE destacou:

É também importante registrar o compromisso da direção do IFCE para com a qualidade, a regularidade e a segurança do transporte escolar. Vale ressaltar aqui as constantes cobranças da direção do IFCE e da UFC junto a Prefeitura de Quixadá. Essas cobranças resultaram, inclusive, em uma audiência pública no campus de Quixadá este ano, que convocou todas as prefeituras do Sertão Central para discutir uma solução conjunta para o transporte escolar, na qual somente a prefeitura de Quixadá enviou representantes.

Nesse processo, é necessário lembrar que o transporte escolar é uma bandeira que suscita para a cidade o debate de um tema maior, que é o estabelecimento de linhas de ônibus, o que só viria ajudar a desenvolver o município.

Enquanto isso, a direção geral do campus de Quixadá, na figura do Professor Aristides de Souza Neto, continuará mantendo uma postura de cobrança em relação à prefeitura de Quixadá quanto ao fornecimento do transporte escolar gratuito e de qualidade aos estudantes.


Fonte: Revista Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário