sexta-feira, 29 de junho de 2012

Obras do Rio São Francisco estão paradas no CE, 315 já foram demitidos


As obras da transposição das águas do Rio São Francisco em Mauriti, no interior do Ceará, estão paradas de acordo com o Ministério da Integração. O órgão afirma ainda que no lote seis da obra, no Ceará, houve 315 processos de demissões concluídos e mais demissões poderão ocorrer até 2 de julho deste ano.
Ainda de acordo com o Ministério da Integração, a paralisação das obras ocorreu após uma auditoria no lote seis da obra, de responsabilidade de três empresas, entre elas a ConstrutoraDelta, suspeita de ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, que está preso. A auditoria tem a finalidade de apurar possíveis irregularidades no contrato e é realizada pelo Ministério da Integração Nacional e Controladoria da União.
Em maio, o G1 havia mostrado que as demissões de operários em Mauriti havia reduzido o movimento no comércio da cidade, que cresceu após o início das obras. "A queda é em torno de 42%, não só eu como todos os comerciantes já sentimos a crise. A presidente precisa mandar verba e fiscalização até a obra ser concluída", disse um comerciante, na ocasião.
Mesmo com o aditivo, segundo o Ministério da Integração, "o valor inicial do contrato se tornou insuficiente para suprir todos os serviços necessários à execução completa das obras inerentes ao lote seis". Para reduzir o valor final da obra e cumprir o limite de 25% no aditivo financeiro, segundo o Ministério da Integração, pontes que ligavam estradas no entorno do canal que fará a transposição das águas do Rio São Francisco não serão mais construídas. As pontes seriam utilizadas para facilitar o transporte de servidores que trabalham no local. Em vez das pontes, serão utilizadas estradas vicinais.Adequações

O Ministério da Integração também confirmou ao G1 que foram feitas adequações nas obras no trecho que corta o Ceará para reduzir o custo do empreendimento. Segundo o ministério, foi liberado um aditivo de 25% do valor da obra - avaliada em R$ 6,8 bilhões -, o máximo permitido por lei.

O Ministério da Integração acrescenta ainda que foram adquiridos itens não previstos no projeto básico da obra. Os itens foram definidos como "necessários" para a conclusão do trecho da obra no Ceará e cumpre limites de adição de valor.
A obra
Os moradores de Mauriti também temem que as demissões atrasem as obras de transposição de águas do Rio São Francisco. A obra de transposição do Rio São Francisco tem investimento previsto de R$ 6,8 bilhões. A previsão é de levará água a doze milhões de pessoas que vivem em regiões de seca em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará.

O projeto foi dividido em 14 lotes e a maior parte ficou com os consórcios das construtoras. Os trechos que ficaram sob a responsabilidade do Exército estão quase prontos. Neles, no ano passado, o avanço foi três vezes maior que o das empreiteiras no Eixo Norte e cinco vezes maior no Eixo Leste.
Em Cabrobó (PE), os soldados finalizam a barragem de Tucutu. Quando tudo estiver pronto, os militares vão terminar de retirar as plantas de uma área que tem o tamanho equivalente ao de 480 campos de futebol e será transformada em um imenso reservatório com capacidade para acumular quinze bilhões de litros de água.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário