domingo, 26 de agosto de 2012

Homenagem: Dia do Soldado 25 de agosto


Dia do Soldado 25 de agosto


Dia 25 de Agosto é comemorado o dia do soldado, a data que homenageia a todos os militares que fizeram juramento de honra de combater crimes e proteger permanentemente a sociedade, mesmo com o risco da própria vida, como verdadeiros heróis. A Polícia Militar do Estado do Ceará homenageia a todos os 15.100 policiais militares, homens e mulheres, do soldado ao coronel, que compõem a Corporação, que na prática diária cumprem a missão de verdadeiros soldados.
O soldado exerce atividades preventivas e ostensivas, cumprindo seu papel constitucional, na busca pela preservação da ordem, da segurança pública, da paz e da proteção física e patrimonial das pessoas, além de socorrer vítimas em situações vulneráveis.
Há coisas na vida que foram feitas para ser sentidas do que explicadas. Por exemplo: ser soldado. Pode-se perguntar: Que tipo de estímulo o leva a entregar-se aos sacrifícios sem a contrapartida de maior recompensa senão sentir-se realizado com a missão bem cumprida? Ou então: “O que o leva a dedicar-se diuturnamente na busca de infratores da lei, no socorro e resgate de vítimas, na prevenção e redução do crime, no anseio pela incolumidade física e patrimonial do povo cearense muitas vezes com o risco da própria vida?”
25 de agoto
A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. A Marinha, o Exército, a Aeronáutica, a Polícia Militar e o Corpo Bombeiros Militar são forças devotadas à defesa da Pátria, da ordem e das instituições.
Polícia Militar do Estado do Ceará
A Polícia Militar do Ceará ( PMCE ) foi oficialmente criada em 24 de maio de 1835, atua ininterruptamente pela segurança e o bem estar do cidadão cearense. Tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Ceará. Possui um efetivo de 15.100 policiais militares.
A Corporação é Força Auxiliar e Reserva do Exercito Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militar Estadual assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário