quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Seu vizinho é barulhento? Saiba como denunciar

No Ceará existem vizinhos de todos os tipos, mas há quem diga que os mais chatos são aqueles que fazem barulho
No Ceará existem vizinhos de todos os tipos, mas há quem diga que os mais chatos são aqueles que fazem barulho. Nesse caso, é preciso ter cuidado com os decibéis. Com respaldo da lei, vence a discussão quem está incomodado pelo som estridente da casa ao lado. Até que horas é permitido fazer barulho? O que fazer com seu vizinho roqueiro ou com aquele que gosta de um pagodão no domingo?
A Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) recebe várias denúncias desse tipo por dia. De acordo com o comandante da CPMA, major Marcos Costa, 25% das ocorrências são reclamações do barulho feito por vizinhos.
A Polícia faz vistoria todos os dias, das 19h até às 2h da manhã, percorrendo locais predeterminados, como churrascarias, bares, casas de show, academias de ginásticas e até igrejas. “Os vizinhos são denunciados, fazemos uma visita, uma ação educativa, para que os níveis diminuam”. Inicialmente, é feita uma notificação, caso a situação permaneça, o “barulhento” pode ser multado em até R$ 5 mil.
O limite permitido pela lei é de 70 decibéis [barulho de um automóvel passando a 20 metros] das 6h da manhã até às 22h, e de 60 decibéis [restaurante com movimento] das 22h às 6h da manhã. “Se o vizinho ‘extrapolar’ e, independente do horário, o volume passar de 85 decibéis [secador de cabelo], é feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e ele é preso em flagrante. Apreendemos o equipamento e multamos”.
Denúncias
A recomendação para quem está vitimado por esse tipo de incomodo é, em primeiro lugar, procurar resolver a situação com uma conversa amigável, deixando claro para o vizinho que o próximo passo será a denúncia.
Caso a conversa não tenha nenhum efeito, ligue para o 190 (CIOPS), que vai encaminhar para o local uma viatura. “É interessante que vá uma viatura da CPMA, porque temos condições de fazer medição técnica”, explica o comandante. Se preferir, entre em contato diretamente com a Companhia responsável, pelo telefone (85) 3101. 3545.

Nenhum comentário:

Postar um comentário