terça-feira, 8 de maio de 2012

Comitê Integrado de Combate à Seca define ações com Defesa Civil, Ematerce e Conab

Atualmente já são 11 municípios cearenses decretados em situação de emergência.
Sob a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o Comitê Integrado de Combate à Seca nesta segunda-feira (7) sua primeira reunião de trabalho que reuniu representantes da Defesa Civil do Ceará, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
Durante o encontro, casa órgão apresentou orientações sobre o trabalho do Comitê na identificação e no atendimento das comunidades atingidas pela estiagem. Atualmente já são 11 municípios cearenses decretados em situação de emergência, em virtude da baixa quadra invernosa. São eles: Aurora, Boa Viagem, Choró, Iracema, Ibaretama, Solonopole, Tauá, Milhã, Miraíma e Senador Pompeu.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) destacou a necessidade dos municípios solicitarem ao órgão a vistoria para o levantamento das perdas, que deverá também compor o decreto de emergência, que deverá ser homologado pelo Governo Federal.

Já a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) informa que tem disponibilizo, mensalmente, 30 mil toneladas de milho para os agricultores cearenses, com o objetivo de atender aos pequenos criadores de gado com o fornecimento de ração.

“Atualmente 15 mil toneladas de milho já estão sendo destinadas para o Ceará e mais 39 mil toneladas estão em processo de licitação para serem disponibilizadas aqui para o Estado”, informou Afonso Cavalcante, gerente de Operações da Conab.

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Nelson Martins, explica que as equipes da Defesa Civil já estão percorrendo os municípios para fazer um levantamento das perdas da estiagem, mas reforça a importância das prefeituras também anteciparem esse trabalho, para agilizar o atendimento às famílias.

Sobre o Garantia-Safra, a SDA está fazendo o levantamento dos agricultores que não estão cadastrados no Garantia Safra, para que eles possam receber a Bolsa Estiagem, que corresponde a um auxílio de R$400, que será distribuído em cinco prestações de R$ 80.


Fonte: Ceara Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário