sábado, 5 de maio de 2012

Vacinação contra gripe começa hoje


Hoje é o Dia D de vacinação contra a gripe para idosos, crianças de seis meses a dois anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde. No Ceará, 1.693 postos fixos e mais 7.320 volantes abrem das 8h às 17h. Desse total, 176 estão em Fortaleza, sendo 92 unidades de saúde e 84 minipostos montados em colégios, igrejas, supermercados, associações de bairros, shoppings e farmácias.

A campanha mobiliza 27 mil profissionais em todo o Estado, que também farão a vacinação de doentes em domicílio.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da Influenza.

A meta cearense é atingir 1,3 milhão de pessoas nas faixas prioritárias até o dia 25 de maio. Destas, 350 mil são da Capital. A população-alvo será imunizada com a vacina trivalente, que protege contra influenza B (gripe sazonal), Influenza A (H3N2) e Influenza A (H1N1).

Quem tem alergia grave ao ovo, ao componente timerosal que tinha antigamente no Merthiolate e faz uso de corticoide há mais de três meses não devem ser vacinado. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a melhora do quadro. Para pessoas com histórico de patologias neurológicas, tais como a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre o risco-benefício da medicação.

No período, também são oferecidas a vacina pneumococo 23 valente contra doenças invasivas pelo pneumococo, intensificação da imunização contra hepatite B para a faixa etária até 29 anos e vacina dupla adulto, contra difteria e tétano.

Segundo a coordenadora da Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldapelle, crianças menores de dois anos que nunca foram vacinadas contra gripe devem receber duas doses, com intervalo de um mês entre cada uma. "Aquelas que receberam o imunizante no ano passado precisam apenas de uma dose", salienta.

Após o Dia D, os 92 postos de Fortaleza aplicarão as vacinas de 8h30 às 17h30. Em 2011, na Capital, foram vacinadas 254,7 mil pessoas. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da Influenza A.

Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário